Tamanho da Fonte

 

Cultura

A tradição dos povos que fizeram parte da história catarinense ainda está presente em meio aos novos sotaques e costumes daqueles que escolheram Santa Catarina para viver mais recentemente.

Essa mistura cultural torna-se ainda mais evidente durante a promoção de eventos consagrados no Estado, como o Circuito das Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau. Outros exemplos são a Festa do Pinhão, em Lages; e a Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição secular transmitida pelos açorianos e hoje celebrada principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos. Entre exemplos de palcos para expressão artística das novas gerações, ganha destaque o tradicional Festival de Dança de Joinville.

A história cultural também é percebida nos conjuntos arquitetônicos tombados pelo Estado e nos acervos dos museus. A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) administra atualmente a Casa da Alfândega e o Museu Histórico de Santa Catarina (em Florianópolis), o Museu Etnográfico Casa dos Açores (em Biguaçu), o Museu Casa de Campo Governador Hercílio Luz (em Rancho Queimado) e o Museu Nacional do Mar (em São Francisco do Sul). E para a promoção das novas manifestações culturais catarinenses, a FCC tem sob sua responsabilidade o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o Teatro Governador Pedro Ivo e o complexo cultural do Centro Integrado de Cultura (CIC), todos na Capital.

 

Economia Criativa
Roteiros Nacionais de Imigração
Salão Nacional Victor Meirelles
Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina
Sistema Estadual de Museus
TAC 8 em Ponto

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source