Tamanho da Fonte

 

Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE)

nepre materia

O Nepre é o núcleo responsável pela implantação da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola nas unidades da rede pública estadual. O programa atua na consolidação das políticas, programas e projetos de prevenção, na promoção do direito à saúde e da paz. Para atingir este objetivo, trabalha temáticas sociais, como sexualidade, drogas lícitas e ilícitas e violência.

O núcleo atua na prevenção para evitar todas as formas de violência contra a criança e o adolescente. As ações de violência que se instalam entre criança e adolescente (aluno com aluno), aluno e professor e outros envolvimentos são combatidas com o apoio de outras instituições, que ajudam a criar estratégias para o encontro de soluções.

Um dos projetos em que o núcleo atua é o “Crack é possível vencer”, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Ele abrange um conjunto de ações interministeriais para enfrentar essa e outras drogas. As ações estão estruturadas nos eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

Outro bom exemplo é o Programa Escolar de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido em parceria com a Polícia Militar. Crianças e adolescentes são orientados sobre os efeitos negativos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Desde 1998, o programa já beneficiou mais de 1 milhão de crianças em todo o Estado.

Confira mais informações no site.

Coordenadora do Nepre - Rosimari Kock

E-mail: nepre@sed.sc.gov.br

Fone: (48) 3221-6220 

 

 

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source