Tamanho da Fonte

Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc)

parajesc 20130606 1713326275

Os Parajesc são disputados por alunos de 12 a 20 anos de escolas públicas e particulares que possuam deficiências intelectual, física, auditiva ou visual. São disputadas as modalidades de atletismo, natação, bocha, goalball, futebol sete, vôlei sentado e tênis de mesa.

Os vencedores dos Parajesc, além de ganharem medalhas, são convidados a integrar a delegação de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares, que ocorrem São Paulo. Em 2012, a delegação catarinense na competição nacional contou com 104 paratletas, que conquistaram para o estado o terceiro lugar na classificação geral, atrás apenas das seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O município do Extremo-Oeste catarinense também sediou a competição em 2001, quando ocorreu a primeira edição. Os 1º Parajesc foram realizados em Caçador, no Meio-Oeste catarinense.

Em 2012, a terceira edição dos Parajesc foram disputados em Brusque com a participação de cerca de 600 pessoas, entre paratletas, técnicos e dirigentes de 54 cidades. Os Parajesc não contam com etapas classificatórias microrregionais e regionais devido ao número de participantes e ao público-alvo da competição.

Confira mais informações no site da Fesporte.

Contato:

Fesporte