Tamanho da Fonte

 

SC Transplantes

acoes da saude 20130605 1860930545

A Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos e Tecidos de Santa Catarina (SC Transplantes) foi criada em 1999 para coordenar as atividades de transplante em âmbito estadual, centralizando e coordenando todas as ações que envolvam captação e transplante no Estado.

Atua no gerenciamento das listas únicas  de receptores de órgãos e tecidos, nos processos de captação e distribuição de órgãos e tecidos, além de formular políticas de transplantes.

Santa Catarina foi um dos Estados pioneiros na regulamentação dos Transplantes, segundo as normativas do Sistema Nacional de  Transplantes e Ministério da Saúde

No Estado, atualmente são realizados transplantes dos seguintes órgãos: Córnea; Esclera; Coração; Válvula Cardíaca; Fígado; Rim; Pâncreas; Conjugado Rim/Pâncreas; Medula Óssea Autólogo; Tecido Ósteo-Condro-Fáscio-Ligamentoso.

Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

O site do SC Transplantes traz mais informações.

 

Contato: 

Coordenadoria do SC Transplantes

Telefone: 0800-643-7474

Email: getra@saude.sc.gov.br

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source