Tamanho da Fonte

 

Defesa Civil e Bombeiros

As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros de Santa Catarina atuam em medidas preventivas e no socorro imediato à população em diferentes situações de emergência, como enchentes, incêndios e pronto-atendimento em acidentes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) nasceu como segmento especial da Polícia Militar em 1926 e em 13 de junho de 2003 a corporação foi emancipada. Em uma década de emancipação, de 2003 a 2013, o Corpo de Bombeiros passou de um efetivo de 1.890 homens para 2.750, um aumento real de 45%. O número de municípios catarinenses com bombeiros passou de 51 para 112.

A Defesa Civil de Santa Catarina foi criada em maio de 1973 e teve papel fundamental nas enchentes que atingiram o Estado, tanto durante as situações de emergência como na assistência contínua às famílias afetadas. De Departamento Estadual de Defesa Civil, vinculado à Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania e à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, transformou-se em Secretaria de Estado, em maio de 2011. A Secretaria de Estado da Defesa Civil foi criada pela Lei Complementar nº 534, de 20 de abril de 2011.

Na estrutura da secretaria, destaca-se a criação de duas Diretorias, sendo uma de Prevenção e Preparação e outra de Resposta aos Desastres, para melhor realizar as ações de Defesa Civil e atender aos anseios da população. 

Cartilhas Educativas: Série Nossa Segurança
Prevenção de Desastres Naturais
Programa Bombeiros Comunitários

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source