Tamanho da Fonte

 

Prevenção de Desastres Naturais

A Defesa Civil está contemplada pelo pacote de obras do Pacto por SC. São projetos que garantem medidas preventivas contra as cheias. Serão investidos R$ 60 milhões nas barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Em caso de novas enchentes na região, a previsão é de que, com as obras concluídas, as melhorias permitam reduzir o nível da água em cinco metros em relação ao que ocorreria com a estrutura atual.

As obras nas barragens ocorrerão em duas frentes. A primeira consiste na sobrelevação das duas barragens, aumentando a capacidade de retenção da água. Além disso, será dobrada a capacidade de vazão, que é a liberação de água para proteger a estrutura das barragens. Os editais foram lançados no dia 7 de maio de 2013 e o prazo previsto para contratação das empresas é de 45 dias. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 18 meses.

Também em maio, foram lançados editais para estudos para a construção de duas comportas e melhoria no canal do Rio Itajaí-Mirim e construção de três barragens nos rios Taió, Perimbó e Braço do Trombudo, em Rio do Sul. Estão previstos, ainda, editais para projetos de outras cinco barragens no Alto Vale do Itajaí – no Rio Trombuto (duas), Rio das Pombas (duas) e Rio Botuverá (uma).

A Bacia do Rio Itajai, a maior do Estado, é uma das mais afetadas por enchentes. Nos últimos anos, foram seis ocorrências: julho de 1983, agosto de 1984, maio de 1992, outubro de 2001, novembro de 2008 e setembro de 2011.

Leia mais no site da Defesa Civil.

 

Contato:

Pamela Marin

Fone: (48) 3244-0600/9159-0445

E-mail: defesacivil@sdc.sc.gov.br / defesacivilsc@gmail.com

 

 

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source