Tamanho da Fonte

 

Programa Bombeiros Comunitários

bombeiros 20130605 1460959817

O curso de Bombeiro Comunitário consiste na capacitação de pessoas da comunidade na área preventiva e operativa no campo da segurança. Depois de concluídos os créditos de cada módulo - Prevenção e Combate à Incêndios, Primeiros Socorros, Noções de Salvamento e Prevenção de Acidentes – os alunos realizam o estágio supervisionado nas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar.

O curso tem carga de 400 horas aula, ministradas de forma flexível, nos dias e horários mais adequados para cada turma. Após a conclusão do curso, os bombeiros comunitários podem atuar como voluntários nas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, auxiliando o efetivo militar.

O curso tem o objetivo de capacitar cidadãos nas áreas de prevenção e para reação em sinistros de incêndios e acidentes diversos onde existam vítimas em situação de perigo, formando ainda, na comunidade, uma força organizada para reação em situações de emergência. O público-alvo são homens e mulheres que tenham no mínimo 18 anos, ensino médio completo e que estejam em dia com as obrigações civis e militares. Implementada em 1996, a iniciativa já multiplicou os conhecimentos básicos suficientes para evitar ou minimizar as consequências de incêndios ou acidentes para cerca de nove mil pessoas.

Leia mais no site dos Bombeiros.

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source