Tamanho da Fonte

 

Desenvolvimento Econômico

Santa Catarina é um Estado com forte vocação industrial. Hoje, a indústria de transformação catarinense é a quarta do país em quantidade de empreendimentos e a quinta em número de mão de obra, segundo dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), de 2012. O setor responde por 37% dos empregos formais do Estado.

Mas a diversidade da economia industrial de Santa Catarina é um dos seus pontos fortes, com a produção concentrada em diversos polos: cerâmico, produtos plásticos e carvão no Sul; alimentar no Oeste; móveis no Norte; têxtil, vestuário e naval no Vale do Itajaí; metalurgia, máquinas e equipamentos, materiais elétricos e autopeças, além da recente indústria automotiva, no Nordeste; madeireiro e papel e celulose na região Serrana, e o núcleo tecnológico na Capital.

Essa diversificação permitiu que Santa Catarina atingisse um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 152,4 bilhões em 2010. Isso equivale, aproximadamente, à soma do PIB do Uruguai, Paraguai e Bolívia. O Estado ocupa a quarta posição no ranking nacional, tendo o maior PIB per capita da região Sul (R$ 24.398,42 em 2010). O turismo é outro ponto forte da economia catarinense.

 

Plano SC@2022
Prodec - Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense
Pró-Emprego
Programa de Educação Fiscal
Programa Juro Zero para Microempreendedor Individual

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source