Tamanho da Fonte

 

Sine (Serviço Nacional de Emprego)

sine materia

O Sine busca facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho. O serviço, do governo federal com contrapartida do governo do Estado, é vinculado, em Santa Catarina, à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).  Um dos serviços prestados é a Intermediação de Mão de Obra, onde é realizado um cruzamento entre os dados do trabalhador com as vagas disponíveis nos postos de atendimento. A vantagem da intermediação é que o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda a indicação para cursos de qualificação que possam adequá-lo ao mercado de trabalho, reduzindo os custos e o tempo de espera por uma vaga.  

Os trabalhadores que procuram uma unidade do Sine também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional gratuitos. O Pronatec Social é um desses programas. Ainda é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego nos postos do Sine/SST.

Para dar suporte aos serviços oferecidos nos postos do Sine/SST foi criado o atendimento psicossocial em 15 dos 24 postos de atendimento ao trabalhador que são vinculados à SST. As equipes de atendimento dão dicas sobre como elaborar um bom currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego. Também é feita a intermediação de vagas para pessoas com deficiência, por exemplo.

sine movel materia

Outra atividade oferecida é o Sine Móvel, que oferece os mesmo  serviços dos postos fixos. Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas.

Os postos de atendimento ao trabalhador estão disponíveis no site da SST.

 

Contatos:

Antonio Carlos Bonatelli (Gerente de Intermediação de Mão de Obra)

Fone: (48) 3229-3703

E-mail: bonatelli@sine.sc.gov.br

 

Cantucho Setúbel (Supervisor do Seguro-Desemprego)

Fone: (48) 3229-3704

E-mail: cantucho@sine.sc.gov.br

 

Grace Sturdze  (Gerente de Políticas de Trabalho e Emprego)

Fone: (48) 3229-3710

E-mail: grace@sine.sc.gov.br

Desenvolvimento: CIASC | Gestão do Conteúdo-SECOM | Tecnologia-Open Source