A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) é um órgão vinculado ao gabinete do governador e é responsável pelas políticas públicas de comunicação de Santa Catarina. A principal função da Secom é garantir que as informações oficiais das atividades governamentais e os serviços públicos cheguem ao conhecimento do cidadão, seja por meio da imprensa, de campanhas publicitárias, anúncios oficiais ou pelos novos meios de comunicação, como redes sociais e aplicativos móveis.

A Lei Complementar que criou a Secom com suas atuais atribuições é de 2005. Antes disso, o órgão se chamava Secretaria da Informação e tinha status de secretaria executiva e não integrava a administração direta. Desde a divulgação da LC 284, a Secom tem as seguintes competências:

Art. 50. À Secretaria de Estado de Comunicação, órgão vinculado ao Gabinete do Governador do Estado, compete:

I - desenvolver e coordenar os serviços de imprensa, relações públicas, comunicação e informações das atividades governamentais;

II - coordenar e articular o processo de uniformização dos diversos setores de comunicação e informações da Administração Direta e Indireta;

III - celebrar contratos, convênios, acordos e outros atos bilaterais ou multilaterais vinculados ao desempenho da sua competência;

IV - encarregar-se da execução orçamentária e financeira dos serviços administrativos que lhe dizem respeito; e

V - apoiar e orientar as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional nos serviços de imprensa, relações públicas, comunicação e informação das atividades governamentais nas respectivas regiões.

Ricardo Dias
Secretário da Comunicação
secretario@secom.sc.gov.br
(48) 3665-3043

Jeferson Douglas da Silva
Diretor de Imprensa
divulgacao@secom.sc.gov.br
(48) 3665-3029

Rodrigo da Silva Graciosa
Consultor Jurídico
(48) 3665-3050

Edmilson V. Vieira
Gerente Apoio Operacional / Gestão de pessoas
edmilson@secom.sc.gov.br
(48) 3665-3037

 

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