Na próxima segunda-feira, 26, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicará a primeira chamada do Vestibular de Inverno 2017 para 39 cursos presenciais e a distância, com o total de 2.056 aprovados. As listas estarão disponíveis em www.vestibular.udesc.br e na Coordenadoria do Vestibular, em Florianópolis.


Fotos: James Tavares / Secom

Com a presença dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), o governador Raimundo Colombo apresentou o Fundam 2, durante reunião na tarde desta sexta-feira, 23, em Lages. O governador fez um balanço da primeira edição que disponibilizou mais de R$ 600 milhões para a realização de obras nos 295 municípios catarinenses.

No segundo semestre deste ano, as três emissoras da Rádio Udesc FM, a primeira rádio educativa pública de Santa Catarina, completam 20 anos de atividades. Para comemorar a data, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta sexta-feira, 23, uma programação especial, com apresentações musicais, concursos e outras atividades em Florianópolis (100,1 MHz), Lages (106,9 MHz) e Joinville (91,9 MHz), cidades catarinenses que contam as emissoras.


Foto: James Tavares / Secom

No Com a Palavra dessa semana, o governador Raimundo Colombo falou sobre o turismo de inverno, com a inauguração da revitalização urbana do Centro de São Joaquim, na Serra Catarinense; os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e as exportações do setor de suinocultura que acumulam 113,2 mil toneladas entre janeiro e maio deste ano. Colombo disse que as exportações, como um todo, foram um importante caminho para manter o dinamismo econômico do Estado diante da crise.



O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, cumpre agenda nas regiões Grande Oeste e Vale das Águas nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23. Nesta tarde participou da reunião de trabalho da Instância de Governança do Grande Oeste, realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.

O secretário destacou que o turismo catarinense representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Uma das metas é o desenvolvimento do turismo regional, isso está ocorrendo por meio das 12 Instâncias de Governança Regionais. “Os turistas querem participar de atividades em várias cidades, por isso é extremamente importante fortalecer a região e não apenas uma cidade. Turismo é permanente, não basta ter apenas um evento”, destaca.

Na sequência o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, participou de uma reunião na Prefeitura de Cordilheira Alta para manifestar o compromisso na liberação de recursos destinados a melhorias no Centro Integrado de Esportes Ludovico Tozzo.

Para encerrar o dia, participou de um ato de liberação de recursos para reforma do Ginásio Benjamin Menegolla, em Xanxerê. O ato foi realizado na Prefeitura Municipal, a partir das 18h30.

Nesta sexta-feira, o roteiro continuou na cidade de Palmitos. Na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos aconteceu uma reunião com a Instância de Governança da região Vale das Águas. Entre os assuntos, estiveram projetos para sinalização turística da região e demandas do setor. Na ocasião também foi assinado o ato de descentralização de recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) para a realização de eventos esportivos regionais.

À noite o secretário finaliza sua passagem pelo Oeste participando da abertura da seletiva dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, no município de Quilombo. A solenidade será no Ginásio Municipal a partir das 20h.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
48 3365 7436
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
49 2049 7427


Fotos: James Tavares / Secom

O governador Raimundo Colombo inaugurou na tarde desta sexta-feira,23, a revitalização da área central do de São Joaquim, na Serra Catarinense. Nessa época do ano, o município recebe turistas de todo o país, atraídos pelas baixas temperaturas e pela neve, o que, segundo o governador, reforça a importância do investimento de R$ 7,2 milhões do Pacto por Santa Catarina. “São Joaquim e região têm uma beleza natural única, e, agora, a cidade se fortalece para se desenvolver e oferecer mais qualidade a quem mora e a quem visita São Joaquim”, disse Colombo.



Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Será realizado, na próxima segunda-feira, 26, o Encontro Macrorregional de Saúde da Mulher da Grande Florianópolis. O local do evento é a Escola de Formação em Saúde (EFOS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José, na Grande Florianópolis.

A iniciativa vem da Macrorregional da Grande Florianópolis/Geabs/SES e Coordenação de Saúde da Mulher/Geabs/SES, além da Coordenadoria de Serviços Descentralizados da Grande Florianópolis (CSDGF).

No encontro serão realizadas palestras e debates entre profissionais de saúde da Atenção Básica daregião sobre Pré-natal Habitual, Panorama e Enfrentamento da Sífilis Congênita na Grande Florianópolis, Aplicação da Penicilina na Unidade Básica de Saúde e Fluxo de Distribuição de Métodos Contraceptivos.

Mais informações para a imprensa:
Suelen Costa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-8820 / 99113-6065
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Após cancelar as sessões desta quinta e sexta-feira (22 e 23 de junho) devido a problemas técnicos com o projetor, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) volta a exibir sua programação normal neste sábado e domingo (24 e 25 de junho), às 20h, com entrada gratuita. A realização é uma parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e da Unisul campus Pedra Branca.

Confira a programação:

24 de junho de 2017 (sábado), às 20h:

Noites brancas
Direção: Luchino Visconti
Duração: 97 min
País: Itália
Ano: 1957
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Em Livorno, numa noite de inverno, o solitário Mario conhece a ingênua Natalia, que chora à espera de seu grande amor. Nas noites seguintes, Mario apaixona-se por Natalia, sem saber o que o destino reserva para eles. Uma novela de Dostoiévski.

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=hqF1NXmpS8s

25 de junho de 2017 (domingo), às 20h:

Camille Claudel
Direção: Bruno Nuytten
Duração: 175 minutos
País: França
Ano: 1988
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa e choca a sociedade ao tornar-se aprendiz, depois assistente e, finalmente, amante do famoso escultor Auguste Rodin, que era casado. Depois de quinze anos de um relacionamento dramático com Rodin, Camille rompe com ele, mas mergulha na solidão e na loucura, tendo que ser internada num manicômio em 1912, por seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel.

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=TCkCl3E_5I8

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

Santa Catarina receberá, na próxima quarta-feira, 28, outros 40 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos. Os profissionais vão substituir, em 35 municípios catarinenses, outros médicos cooperados que já cumpriram o contrato de três anos de trabalho.

Criado em 2013, o programa do Governo Federal tem o intuito de promover a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para atender em locais onde há a escassez ou a ausência destes profissionais. Santa Catarina possui 218 municípios cadastrados no programa, com 579 vagas, 508 delas preenchidas. Destas 508, 259 são ocupadas por profissionais cubanos.

Texto: Gustavo Bitencourt

Mais informações para a imprensa:
Suelen Costa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-8820 / 99113-6065
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br