Compartilhe


Fotos: Jeferson Baldo/Secom

Na 16ª Festa Catarinense do Arroz (Fecarroz), em Massaranduba, na manhã desta terça-feira, 1º de maio, o governador Eduardo Pinho Moreira assinou um convênio da primeira edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Os recursos de R$ 381 mil do Governo do Estado e a contrapartida de R$ 256 mil da prefeitura serão aplicados na pavimentação asfáltica, drenagem pluvial e sinalização da Rua Alberto Holtz. O governador também visitou o parque de exposições do evento e participou do desfile agrícola na Rua 11 de Novembro.

“A festa mostra a mobilização dos produtores e da comunidade. É muito bem organizada e mostra a integração, a capacidade de produção e a força do município. Santa Catarina tem no agronegócio uma atividade econômica importante, então nós temos que estimular. O Governo do Estado é parceiro. Também assinamos convênio para pavimentação de ruas, com isso, a cidade se desenvolve ainda mais. É um orgulho estar em Massaranduba”, disse Eduardo Pinho Moreira, que também parabenizou todos os catarinenses pelo Dia do Trabalho. 

>>> Galeria de fotos

O prefeito de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi, agradeceu ao governador pela presença na Fecarroz e pelos recursos do Fundam. “A obra de pavimentação permitirá a melhoria da infraestrutura em um dos principais acessos de entrada do município. E vai trazer mais segurança a todos os que trafegam pela via”, informou. 

O governador desfilou ao lado de mil pessoas na Rua 11 de Novembro. Cerca de cinco mil espectadores acompanharam o evento, que também contou com carroças, cavalos e máquinas. 

Capital catarinense do arroz

A Fecarroz marca o fim da safra de arroz no município que produz aproximadamente 54 mil toneladas ao ano. Massaranduba, que é considerada a Capital Catarinense do Arroz, está localizada na microrregião do Vale do Itapocu, entre as cidades de Blumenau, Guaramirim e Jaraguá do Sul. 

A festa, que começou no dia 26 de abril e segue até o final da tarde desta terça-feira, contou com 150 expositores, atrações culturais, musicais e exposição agrícola. Na gastronomia, o que não poderia faltar é o arroz, por isso os visitantes puderam conferir cerca de 40 pratos elaborados com o produto. 

"A Fecarroz traz em evidência o arroz, um produto importante da economia catarinense. Esta região de Massaranduba é referência em tecnologia, produtividade e qualidade do arroz. Quando a cidade e o campo se juntam para uma grande celebração se promove o consumo e a cultura do produto”, disse o secretário da Agricultura, Airton Spies.

Produção em SC

Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do país. Produzido em 83 municípios do Estado, o produto se concentra no Sul catarinense, com 61,9%, seguido pela região do Médio/Baixo Vale do Itajaí e Norte, com 25,2%, Alto Vale do Itajaí, com 9,04% e Litoral Centro com 3,9%. Atualmente, mais de 30 mil pessoas dependem economicamente desta atividade no Estado, conforme dados da Secretaria de Estado da Agricultura.

Estimativa da safra

Neste ano, Santa Catarina tem 147.809 hectares de área plantada de arroz, com uma produção estimada de 1,16 milhão de toneladas. A produtividade prevista é de 7,8 toneladas/hectare. 

Dados da Secretaria de Estado da Agricultura apontam que o mês de março fechou com cerca de 85% da área plantada com arroz irrigado no Estado colhidos. Até a segunda semana de abril, esse percentual aumentou para aproximadamente 88%. A expectativa dos produtores é de que esta seja uma boa safra, embora um pouco menor em relação ao ano anterior. 

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC