Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

O Dia de Ação do Governo chegou à 8ª edição nesta quarta-feira, 13. O programa, organizado pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, vinculada à Casa Civil, tem o objetivo de promover uma maior aproximação entre os diferentes órgãos do governo e a população catarinense. Na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, esta foi a quarta edição do programa, que contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa.

Acompanhado do secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, do gerente regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, e da gerente de políticas socioeconômicas rurais e urbanas, Jane Aparecida Soares de Souza, Sopelsa cumpriu roteiro no Extremo-Sul, na cidade-sede da Agência e em outros dois municípios.

O primeiro compromisso foi uma entrevista coletiva de imprensa, no gabinete da Agência. Ele anunciou aos representantes da mídia regional a renovação do Programa SC Rural, que começou em 2011 e cuja etapa atual termina neste ano. A iniciativa é executada pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários.

“Somados à contrapartida do Governo do Estado, serão investidos cerca de 500 milhões de reais para aplicar durante seis anos, com prazo de 30 anos para pagamento, e juros inferiores a 1% ao ano. Estes recursos podem ser aplicados em pequenas indústrias, em inclusão digital e tecnológica, levando internet e telefone ao campo, além de infraestrutura e outras ações para que a produção rural possa ter valor agregado”, disse  Sopelsa.

Ainda pela manhã, o secretário da Agricultura, acompnhado do secretário da ADR Araranguá, do Prefeito de Sombrio Zênio Cardoso e demais lideranças, participou da inauguração, na comunidade de Santa Fé, em Sombrio, de uma unidade de processamento de leite e derivados. A unidade é do produtor Odair Rocha Pereira, associado à Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Sombrio – Coopersombrio. “Vocês têm um produto diferenciado e de qualidade, além de tudo perto da comunidade. Iniciativas como esta são muito importantes para o fortalecimento da agricultura familiar catarinense”, disse Sopelsa.

O Presidente da Cooperativa, José Ivonei de Lara, destaca que em parceria com a Epagri, a Coopersombrio, que conta com 122 associados, recebeu do Governo do Estado, por meio do SC Rural, cerca de R$ 300 mil, investidos em vários segmentos. A meta agora é inaugurar a sede da Cooperativa e o ponto de comercialização dos produtos. “Somos muito gratos ao Governo do Estado e aproveitamos bem estes recursos. O caminho é a agricultura familiar”, agradeceu.

Dia de Ação de Governo com Secretário Moacir Sopelsa

Na unidade de processamento de leite do produtor familiar Odair Rocha Pereira, foram destinados quase R$ 40 mil. Serão processados cerca de 1.500 litros/mês de leite, na produção de queijo e bebida láctea, para comercialização no mercado de Sombrio.

À tarde, o roteiro teve continuidade com uma vistoria à Rodovia SC-447, trecho entre os Municípios de Araranguá e Meleiro. A estrada estadual que possui 18,8 km de extensão e conta com intenso tráfego diário, está recebendo revitalização do Governo do Estado, por meio do Deinfra.

O Dia de Ação de Governo encerrou com a 3ª reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), que aconteceu no auditório da ADR em Araranguá. Participaram da reunião os Prefeitos de Arroio do Silva, Juscelino Guimarães; São João do Sul, Moacir Teixeira; Jacinto Machado, João Batista Mezzari; Timbé do Sul, Roberto Biava e Turvo, Tiago Zilli, além de vereadores, representantes da sociedade civil organizada, Secretários Municipais de Agricultura e presidentes de sindicatos rurais.

Em seu discurso, o secretário de Estado da Agricultura ressaltou que Santa Catarina se destaca de outros estados brasileiros no que se refere à agroindústria, e reforçou a importância da implementação de políticas no setor agrícola, mantendo os filhos de agricultores no campo. Neste sentido, valorizou as ações da Epagri na implementação de cursos de capacitação para tornar o produto do campo mais competitivo e o uso de tecnologias e de equipamento de precisão na melhoria da qualidade dos produtos.

Dia de Ação de Governo com Secretário Moacir Sopelsa

Sopelsa ainda salientou os esforços do Governo do Estado em buscar soluções para o fechamento da unidade da JBS em Morro Grande, lembrando que o vice-governador Eduardo Moreira participou de audiência na tarde desta quarta-feira no Ministério da Agricultura em Brasília, onde pediu auxílio do ministro Blairo Maggi para tentar prorrogação do prazo de fechamento, previsto para 31 de outubro, para que se consiga encontrar compradores interessados.

Para o secretário executivo da ADR Araranguá, o saldo do roteiro foi positivo. “O Dia de Ação de Governo proporciona esta aproximação da estrutura do governo com a Região, compartilhando informações com as pessoas e entidades. Essa proximidade é muito importante e a presença do Secretário de Agricultura aqui no Extremo-Sul, região agrícola, foi de grande valia para todos nós”, concluiu Schmidt.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa