Compartilhe


Foto: Helosia Dallanhol/ Fapesc

O governador Raimundo Colombo destinou nesta segunda-feira, 9, R$ 800 mil para a edição 2018 do Entra21-Blusoft, programa que oferece a jovens brasileiros e estrangeiros cursos profissionalizantes gratuitos na área de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).  Além de dar treinamento de até 400 horas-aula, o programa encaminha seus formandos a empresas da região de Blumenau e acompanha seu desempenho para formatar as edições subsequentes.

Nestes 12 anos, o Entra21-Blusoft teve mais de 3 mil jovens beneficiados pelo programa, que tem alcançado taxas de inserção laboral superiores a 80%, segundo o ofício entregue nesta segunda-feira ao governador, que garantiu a continuidade do Entra21 por meio dos recursos a serem repassados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A instituição é a que mais tem aportado verbas e de forma continuada desde a criação do programa, que atualmente também conta com apoio de empresas e da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Participaram da reunião com o governador, o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni; o vice-presidente do Blusoft e diretor de T-Systems, Markus Blumenschein; o coordenador geral do Entra21-Blusoft, Sérgio J. Tomio; o professor da turma de Produção Audiovisual, Marcelo Niess, e os recém-formados Natália Karmierczak da Silva, Eduardo Ruediger da Silva e Franciele Marta Böck, além de outras autoridades.

Igualmente presente no encontro estava o ex-aluno Hénoc Etienne, haitiano que chegou ao Brasil sem preparo profissional e, após ter se formado como programador, foi contratado pela Senior, empresa de software em Blumenau. 

“O Entra21 oferece também formação para jovens em risco social. Este ano tivemos turmas do Centro de Atendimento Socio-educativo Provisório (Casep), Centro de Referência em Assistência Social (Cras)e da Casa Semi-liberdade, pessoas com deficiência física e migrantes”, acrescentou Tomio, no ofício assinado conjuntamente com o presidente da Blusoft, Joe Elias Lindner. Em 2017, a grade de disciplinas ganhou o acréscimo do inglês e do alemão.

Informações adicionais para a imprensa:
Heloisa Dallanhol
Assessoria de Imprensa 
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC
E-mail:  heloisa@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4812
Site: www.fapesc.sc.gov.br
www.facebook.com/fapesc.gov