Compartilhe


Fotos: Jeferson Baldo / Secom

Em comemoração aos 160 anos de relacionamento diplomático entre o Brasil e a Turquia, Santa Catarina recebe, pela primeira vez no país, uma mostra do fotógrafo Turco, Ara Güler. A abertura da exposição Testemunho de um Século de Ara Güler foi realizada nesta segunda-feira, 16, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Florianópolis e contou com as presenças do Cônsul Geral da Turquia, Serkan Gedik, e da primeira dama e presidente da Fundação Nova Vida, Nicole Torret Rocha Moreira.

A convite do governador Eduardo Pinho Moreira, o cônsul cumpre agenda no Estado com objetivo de aproximar ações culturais, além de possíveis trocas comerciais. “Acredito que atividades culturais como esta podem fazer uma ponte entre as nações. A exposição vai ajudar os brasileiros a perceber as similaridades entre os nossos povos e ela só foi possível graças ao Governo de Santa Catarina”, agradeceu Gedik.



>>> Mais fotos na galeria

O evento, que pretende promover a cultura turca, é uma realização do Consulado Geral da República da Turquia e do Governo do Estado, com apoio da Univali. “Santa Catarina é um Estado diferenciado principalmente por ter em sua gente a cultura de diversos povos que tiveram coragem de imigrar e aqui colonizaram. A fotografia de Ara Güler consegue passar muito disso”, enalteceu a primeira dama.

RELAÇÕES COMERCIAIS

O cônsul, que se reúne com o governador nesta terça-feira, 17, destacou que Santa Catarina, que já exporta carne de frango, é um forte candidato a aumentar as relações comerciais com a Turquia. “Nós temos dificuldade de estocar gado e por isso, importamos vivos do Brasil. A maior parte vem de São Paulo, porém, Santa Catarina tem condições e vantagens de aumentar os negócios por ter ética e responsabilidade de trabalho, além de portos fortes e desenvolvidos”, destacou.

Dos principais produtos exportados de Santa Catarina para a Turquia, o tabaco ocupa o topo da lista, seguido por motocompressores e motores elétricos. O Estado desponta ainda no ramo alimentício. De todo o frango importado pelo país, Santa Catarina é o segundo exportador de frango halal (abatido segundo os Rituais Islâmicos) do Brasil, sendo 37,5% da produção nacional. Além disso, Santa Catarina realizou a primeira exportação de bezerros vivos para a Turquia em 2016.

EXPOSIÇÃO

Conhecido como “O olho de Istambul” ou “O fotógrafo de Istambul” por suas obras-primas absolutas: imagens de Istambul que retratam habitantes, Ara Güler é um dos fotógrafos documentais mais bem sucedidos do século 20 e fundador do fotojornalismo na Turquia. “Muitos fotógrafos reproduzem uma imagem, mas é preciso mostrar movimento, pessoas vivas”, diz Güler. Além de Florianópolis, a mostra será realizada também em São Paulo e outras cidades da América Latina.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação
Telefone: (48) 3665-3022 / (48) 9-9127-6838
Site: www.sc.gov.br