Foto: Divulgação/Secom

O avanço de uma intensa massa de ar polar vinda da Argentina chega ao Estado e deve derrubar as temperaturas a partir deste sábado, 25. A previsão da Epagri/Ciram é que as temperaturas mantenham-se baixas, inclusive com possibilidades negativas, até a segunda-feira, 27.

A massa de ar polar deve passar ainda pelo Uruguai e pelo Rio Grande do Sul. Chega em Santa Catarina pelo oeste e deve se intensificar , principalmente, na madrugada de segunda-feira.

Para quem espera a neve, existe pequena possibilidade no sábado, 25, entre a tarde e a noite, seguindo pela madrugada de domingo, aliada a um fenômeno chamado de chuva congelada, que é a mistura entre os flocos de neve com gotículas de chuva, trazendo gelo visível na vegetação.

A atenção deve voltar-se para o vento sudoeste, já que a presença de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul deve afetar Santa Catarina, trazendo rajadas moderadas a fortes.

A partir de domingo a frente fria, que traz as chuvas, se afasta, dando condições de tempo firme e frio intenso, seguindo assim na segunda-feira.

Atenção para as recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que em situações climáticas adversas a população siga as seguintes instruções:

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br 


Foto: James Tavares/Secom

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina reforça o aviso emitido pela Epagri/Ciram sobre a possibilidade de fortes temporais com a passagem de uma frente fria pelo Estado.

Dessa forma, existe o risco de fortes tempestades com a possibilidade de granizo, ventos com rajadas acima de 60 km/h e mar agitado a partir da madrugada desta sexta-feira.

Segundo meteorologistas da Epagri/Ciram , os ventos podem ser provocados por frentes de rajadas, tornados ou micro explosões durante a passagem da frente fria, ou seja, existe o risco de tempestades severas neste período.

Ressaltamos que o aviso não relata a ocorrência de um tornado, apenas que existem condições favoráveis para tempestades com este potencial.

 

Informações adicionais para a imprensa
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, emitiu – em 25 de maio de 2018 – a Instrução Normativa nº 001/2018. A Instrução dispõe sobre a suspensão da publicidade dos órgãos e das entidades da administração pública estadual direta e indireta no período eleitoral de 2018, e pode ser lida na íntegra neste link.

Em atendimento à legislação eleitoral, a Secretaria de Estado da Comunicação informa que as áreas de notícias das páginas de internet de todos os órgãos estaduais, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos, devem ser interrompidas.

A suspensão também se aplica a perfis de programas, projetos e ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais. O mesmo vale para os perfis de departamentos, diretorias, setores, coordenadorias regionais e a toda e qualquer subdivisão vinculada a órgãos estaduais.

Os websites das instituições públicas ligadas ao Executivo deverão destacar, em sua página inicial, a seguinte mensagem informando a suspensão de atualizações: "Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho e até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site. Para mais informações, consulte o site www.sc.gov.br".

A divulgação das informações de interesse público e dos serviços de todos os órgãos estaduais caberá apenas ao portal do Governo do Estado, acessado no endereço www.sc.gov.br. Este será o único site de governo que permanecerá com atualizações em sua área de notícias. As notícias serão publicadas após análise da Diretoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação. Em casos específicos, caberá à Secretaria de Estado da Comunicação consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir a legalidade da publicação.