cigerd ararangua2018

Nesta quarta-feira, 28, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura mais dois Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). A primeira solenidade ocorre em Tubarão, às 10h, em seguida a entrega será no município de Araranguá, às 14h.

Segundo o secretário, o início de atividade dos centros representa uma resposta mais rápida para a população do Sul do Estado. "O objetivo é interligar toda Santa Catarina. Em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises", ressaltou.

Cada centro possui cerca de 160 metros quadrados e foram construídos com nove módulos de ferro galvanizado. São estruturas autossuficientes com a capacidade de permanecerem operacionais mesmo com falta de energia elétrica. Foram investidos cerca de R$ 853.082,57 em cada Cigerd.

O objetivo do Centro regional é integrar os órgãos envolvidos na Defesa Civil e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios. O Cigerd Regional é parte de um projeto inovador baseado em referencias internacionais em funcionalidade, para que exista mais praticidade na construção de uma defesa civil assertiva.

Em Tubarão, a estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil com a Polícia Militar de Santa Catarina que cedeu o terreno na Rua Padre Roberto Ladall de Moura, 116, Bairro São João. Já em Araranguá, o terreno para a implantação foi cedido pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), na Rua coronel Apolinário Pereira, 540, Centro.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. Todos serão interligados com a base em Florianópolis, facilitando a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

Informações adicionais para a imprensa
Flávio Vieira Júnior
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS