Compartilhe


Foto: Divulgação / SDC

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 9. O evento contou com a presença de lideranças regionais e do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

O novo espaço, com cerca de 160 metros quadrados, oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios. O local é autossuficiente e capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Foram investidos cerca de R$ 850 mil. A estrutura foi viabilizada com a parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e com a Secretaria de Educação de Santa Catarina (SES) que cedeu o terreno.

"O objetivo é interligar todo o Estado proporcionando uma resposta mais rápida para a população da Região", comentou Moratelli. Segundo ele, no Cigerd a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises. A idéia do Centro é justamente integrar as agências envolvidas na proteção civil e apoiar os municípios.

Junto ao Cigerd também foi inaugurado o Centro de Logística da Defesa Civil (Celog) para o Vale do Itajaí. O Local, de 400 metros quadrados, é estratégico e possibilita a entrega imediata de itens de assistência humanitária logo após uma situação crítica.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional de Rio do Sul, todos serão interligados com a base em Florianópolis que será inaugurado no mês de maio. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

Informações adicionais para a imprensa
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br