Foto: Ana Cenatti/ADR Jaraguá do Sul

A Defesa Civil do Estado vai construir, em Jaraguá do Sul, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que estará interligado com o Cigerd de Florianópolis, assim como os outros 19 centros do estado. A estrutura modular, autônoma e resistente a situações críticas a que o estado está exposto, começou a ser montada na tarde desta terça-feira, 10, e deve ser concluída nesta quarta-feira, 11. A partir desta data, começam os trabalhos de acabamento da parte externa, como estacionamento, energia elétrica, instalação de fossas, recebimento dos móveis e equipamentos. A conclusão está prevista para dezembro.

São cerca de 150 metros quadrados, resistentes a ventos acima de 180km/h, com geração de energia própria, internet e telefonia, radio, vídeo wall para acompanhamento da situação regional, vídeo conferência com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, estações de trabalho estruturada para dez agências e mais dez postos para trabalho para instituições necessárias em operações.

No centro, vai funcionar a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, que deve contar com dois servidores. Os demais membros vão ao local para atuar em ações específicas, que incluem preparação, gestão de crise e reabilitação.

O valor do investimento do Governo do Estado é R$ 663,9 mil, sendo R$ 428 mil da estrutura modular. O projeto faz parte da estruturação da Defesa Civil de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa