Foto: Gisele Vizzotto/ADR São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste e Descanso foram atingidos pelo vendaval na madrugada desta quinta-feira, 8. As famílias estão sendo atendidas pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, município e o Exército. São Miguel do Oeste já decretou Situação de Emergência e aguarda a homologação do Governo do Estado.

>>> Confira a galeria de fotos

Até o meio dia, foram registrados 145 imóveis entre casas, colégios, creches, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde que sofreram prejuízos. Mais de 8,6 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica e a Celesc está trabalhando para restabelecer os serviços no município. São 11 vias interrompidas com a queda de árvores, postes e outros materiais.

Cerca de 40 bombeiros militares e comunitários, divididos em sete equipes, estão atuando no atendimento dos atingidos. Cerca de 10 mil metros quadrados de lonas foram distribuídos e mais materiais estão sendo solicitados. As aulas foram interrompidas nas creches Criança Feliz, do Bairro Agostini; Mundo Novo, do Salete e Jardim Encantado, do Jardim Peperi. A EEB São João Batista, do Bairro Agostini e a Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva, do Bairro Salete, também foram atingidas e estão sem aulas.

A Assistência Social está recebendo donativos como colchões, roupa de cama, roupas, água e comida, em sua sede administrativa, junto ao CAIC. O fenômeno atingiu Centro e Bairros do município. O Bairro Sagrado Coração foi o mais prejudicado. No decorrer do dia, serão calculados os prejuízos.

Descanso

Vendaval em Descanso
Foto: Prefeitura de Descanso

O município também foi atingido e cerca de 30 residências sofreram prejuízos com destelhamento parcial. O levantamento da prefeitura aponta residências com danos no Bairro Antônio Rech; a sede do Cras no centro; duas famílias na comunidade Itajubá e três na Pratinha. Foram distribuídos dois rolos de lona, totalizando 200 metros.

>>> Celesc trabalha na recuperação do sistema elétrico no Oeste, Meio-Oeste e região Serrana

>>> Municípios são atingidos por vendaval em Santa Catarina

Informações para imprensa