Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Ao longo do ano de 2017, o Governo do Estado de Santa Catarina buscou contribuir no desenvolvimento dos sete municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia. O destaque foi a reabilitação de uns dos principais trechos da rodovia SC-355, entre a BR-153, em Concórdia, passando por Presidente Castelo Branco e ligando ao município de Jaborá. Essa obra possibilita mais segurança aos motoristas e contribui para o escoamento da produção e para fortalecimento das matrizes econômicas da região, como o agronegócio.

Com a extensão de 22,8 quilômetros, a rodovia teve a via pavimentada, com novo sistema de drenagem e ações complementares. O investimento do Governo do Estado foi de R$ 34,2 milhões. A obra beneficiou centenas de famílias, propriedades e empresas. A estrada conta com terceiras faixas, ampliação da capacidade de tráfego, mudanças de traçados, acostamentos e eliminação de pontos críticos. Caracteriza-se por ser uma importante ligação entre corredores rodoviários do estado de Santa Catarina, contribuindo para o escoamento da produção agropecuária, comercial e industrial.

A obra integra o Programa Pacto por Santa Catarina, sendo que os recursos foram liberados pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID). Sua inauguração aconteceu dia 7 de agosto de 2017.

No ano passado, outra ação de grande importância foi a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário e a execução da primeira estação de tratamento de esgoto. Com investimento do Governo do Estado de Santa Catarina de R$ 40,5 milhões, a obra terá 55,6 quilômetros de rede que permitirão 2.996 ligações domiciliares em nove bairros em Concórdia. A cidade terá um aumento de aproximadamente 50% de residências com tratamento de esgoto. Isso significa um ganho de qualidade de vida e melhoria no setor da saúde.

A Defesa Civil do Estado implantou em Concórdia um Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd) para atender toda a região com um novo sistema de proteção e defesa do cidadão. Ele atenderá os municípios de abrangência das ADRs de Concórdia e Seara. Esse espaço possibilita respostas rápidas para a sociedade em caso de eventos climáticos severos.

Na Educação, o município de Irani foi contemplando com a construção de uma unidade escolar de ensino médio que entrará em funcionamento em 2018, tendo capacidade de atender 780 alunos, com investimento superior a R$ 9 milhões.

Principais convênios

Incentivar, promover a agricultura e o agronegócio, tem sido uma das ações do Governo do Estado com os municípios. Em 2017, Concórdia recebeu  aproximadamente R$ 700 mil para atender demandas das comunidades e associações do interior, manutenção de estradas e na realização da Festa do Leitão Assado (Fenal).

Os municípios  de Piratuba e Ipira foram beneficiados com a implementação do Sistema Integrado de Escoamento Sanitário, um investimento de R$ 11 milhões. A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será instalada em Piratuba, com capacidade para tratar até 15 litros de esgoto por segundo. Ipira terá 256 ligações domiciliares e uma rede coletora de 4.932 metros, mais emissários terrestres com 1.103 metros de extensão, além de duas estações elevatórias – obtendo uma cobertura, nesta primeira etapa, de 29,4% em coleta e tratamento de esgotos.

O município de Peritiba, com o aporte do governo no valor de R$ 200 mil, adquiriu dois veículos para transporte de pacientes para centros especializados e Alto Bela Vista e recebeu o montante de R$ 500 mil, com a contrapartida do terreno por parte do executivo municipal, para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Dalva Pagnoncelli Pichetti
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia