Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

O Governo do Estado está investindo em obras importantes na região da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê. A principal delas é a ampliação do Hospital Regional São Paulo, que atende 1,3 milhão de habitantes em Santa Catarina. O hospital é referência em serviços de alta complexidade em cardiologia, atendendo 13 Agências de Desenvolvimento Regional, entre elas Caçador, Chapecó, Concórdia, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Joaçaba, Maravilha, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.

Através do Pacto por Santa Catarina, o Estado já investiu R$ 9 milhões no Bloco 1, que foi inaugurado em 2014. No Bloco 2, que está em andamento, já foram investidos R$ 11 milhões na primeira etapa e outros R$ 7,2 milhões para compra de equipamentos e mobiliário. A conclusão do Bloco 2 está em processo licitatório, que deve ser finalizado ainda neste ano. O valor está em torno de R$ 12,6 milhões para a conclusão dos oito pavimentos.

Atualmente, o hospital conta com 174 leitos, destes, 140 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com UTI adulto com dez leitos, UTI neonatal e ainda emergência 24h e sobreaviso em dez especialidades médicas.

Contorno Viário Leste

Xanxerê - Contorno Viário Leste
Foto: Janaína Mônego/ADR Xanxerê

Outra obra importante é o Contorno Viário Leste. O trajeto de oito quilômetros liga a SC-480 à BR-282 e facilita o escoamento da produção. Além disso, tira o tráfego de veículos pesados do centro da cidade de Xanxerê e proporciona melhorias na mobilidade urbana. O investimento na obra está em torno de R$ 24 milhões. A expectativa é que o Contorno Viário Leste seja inaugurado no primeiro semestre de 2018, após a conclusão das alças de acesso à BR-282, que já estão sendo viabilizadas. A obra beneficia a região de forma significativa e ainda promove o crescimento do município através da instalação de novas empresas na extensão do trecho.

Foto: Janaína Mônego/Arquivo ADR Xanxerê

Na área da Segurança, a principal obra é o Complexo Integrado de Segurança que está sendo construído no município de Xaxim. São R$ 2 milhões investidos na estrutura, que irá contemplar o atendimento das polícias Civil e Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Departamento de Trânsito (Detran). A estrutura conta com 1.813,52m2 e deve ser inaugurada até fevereiro de 2018.

Desenvolvimento

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Ademir Gasparini, explica que são obras importantes para a região. “São obras que atendem não só Xanxerê, mas também toda a região. O Hospital São Paulo atende outras regiões do Estado, e saúde é sempre prioridade. O Governo tem sido parceiro da nossa região com investimentos expressivos em diferentes áreas”, explica Gasparini.

Além das obras, o Governo do Estado realizou melhorias em escolas, recuperação e manutenção das estradas estaduais pavimentadas e não pavimentadas e repasse de recursos para os municípios por meio de convênios. “São várias ações que desenvolvemos este ano e que beneficiam diretamente a população”, finaliza.

Janaína Mônica Mônego
Agência Desenvolvimento Regional de Xanxerê