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Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo apresentou na tarde desta quinta-feira, 6, no auditório das entidades no Centro Comercial Andrômeda de São Miguel do Oeste, a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), aos 19 prefeitos que representam a Associação de Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Amoesc). Essa edição prevê investimento de R$ 700 milhões, nos 295 municípios e será lançado no segundo semestre deste ano.

“Estamos apresentando os resultados, o que nós conseguirmos desenvolver e a proposta do Fundam 2, quais obras que podemos fazer e qual a ajuda que podemos dar para cada prefeitura para consolidar uma parceria. Estamos discutindo exatamente para saber o que podemos melhorar e evoluir. A primeira foi uma experiência nova, era uma iniciativa e que agora está de fato consolidada”, declarou Colombo.

O governador explicou que o valor que cada município vai receber, depende do projeto apresentado e do porte da cidade, mas todos os 295 municípios serão atendidos como foram no primeiro.

Em mais essa etapa, os investimentos poderão ser aplicados em várias áreas, com decisão de cada prefeitura e sem a obrigatoriedade de contrapartida do município. Depois de lançado o Fundam 2, as equipes das prefeituras farão um trabalho em conjunto com as ADRs na elaboração dos projetos, dentro das características previstas para, depois, apresentar aos gestores do programa.

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“Como filosofia, a melhor proposta é fortalecer os municípios. Ajudar cada prefeitura para que elas possam desenvolver uma série de ações que sozinhas elas não poderiam, mas com a ajuda do Governo do Estado é possível. O programa ajuda os municípios médios e grandes, mas de uma forma especial e mais forte, os pequenos municípios”, destacou o governador.

Para o prefeito de Guarujá do Sul, Cláudio Júnior Weschenfelder, o encontro foi muito aguardado pelos prefeitos e ainda falou do destino dos recursos no município. “Os prefeitos aguardavam essa reunião principalmente porque a maioria deles são de mandato novo e não desfrutaram do Fundam 1. A gente sabe da importância e o significado que teve do ponto de vista da infraestrutura dos nossos municípios”.

Também participaram do encontro, os secretários executivos das ADRs São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli; Dionísio Cerqueira, Norberto Hart; e Itapiranga, Claudir José Larentis, além dos vice-prefeitos. 

O Fundam

Na primeira edição do Fundam foram disponibilizados R$ 606 milhões, entre as cidades catarinenses de forma criteriosa, objetiva e apartidária, nas áreas de infraestrutura (logística e mobilidade urbana); construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social e nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, veículos e materiais destinados aos serviços de saúde e educação e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional.

Foram 453 convênios assinados que possibilitaram a aquisição de 976 equipamentos, máquinas e veículos, 56 obras realizadas e 1.358 ruas pavimentadas, que correspondem a 538 quilômetros lineares.

Esta foi a 15ª de 21 reuniões regionais previstas para apresentação do Fundam 2 pelo governador Colombo. 

Fundam na região da Ameosc

O investimento do Fundam na região foi de quase R$ 36 milhões, com recursos disponibilizados em todos os 19 municípios. Obras de infraestrutura, aquisição de máquinas, de equipamentos e de veículos, além da construção de ginásio e de centros de desporto e lazer, foram realizadas na região com os recursos do programa.

Em São Miguel do Oeste, por exemplo, teve um dos maiores convênios do Fundam. A Rodovia Leolino Baldissera – SMO-290, com 11,5 quilômetros de extensão, recebeu investimento de R$ 11,3 milhões do Governo do Estado, mais a contrapartida município de R$ 572,6 mil, para sua pavimentação.

Os municípios que fazem parte da Ameosc são: Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
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