Compartilhe


Fotos: Jeferson Baldo / Secom

O governador Eduardo Pinho Moreira recebeu nesta quarta-feira, 28, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, para tratar dos pleitos do município, especialmente no setor de infraestrutura. Um dos principais encaminhamentos diz respeito ao convênio com o Governo do Estado para as obras de ampliação da bacia de evolução do porto. Eduardo Moreira informou que o Governo já investiu R$ 100 milhões e que nos próximos dias será assinado um aditivo de R$ 25 milhões para a conclusão das obras. “Estamos cumprindo a nossa parte, e fazendo mais, exatamente por entender que a obra é vital para a competitividade do porto”, afirmou o governador.

A ampliação da bacia de evolução vai permitir que o município possa receber navios maiores, numa primeira etapa, de até 336 metros. A navegação mundial já opera com as embarcações de grande porte, e as adequações são necessárias para que o porto de Itajaí não fique fora da rota, com os navios migrando para outros portos.



>>> Mais imagens na galeria

Na reunião, o governador afirmou que o Estado será parceiro no encaminhamento de outras demandas que incluem os pedidos para adequações nas rodovias Antônio Heil (entre Itajaí e Brusque) e na rodovia Jorge Lacerda (sendo restaurada desde Blumenau).  “São obras essenciais para a segurança e mobilidade da população”, disse o prefeito Morastoni.

Na pauta da reunião, no gabinete do governador, em Florianópolis, também ficou definido que o Estado vai apoiar o município na realização das obras de dragagem complementar no rio Itajaí-Açú, para a atracação de veleiros. As melhorias visam à etapa final da Volvo Ocean Race – a mais antiga e conhecida regata em torno do mundo – que será sediada pela cidade de Itajaí no mês de abril.  Segundo o prefeito, a competição é considerada a Fórmula 1 dos mares e contribui com a economia e o desenvolvimento do turismo no município.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC