Compartilhe


Foto: ADR Blumenau

Para facilitar a abertura de novos negócios em Santa Catarina, estimulando o desenvolvimento econômico, o Governo do Estado lançou o SC Bem Mais Simples. O programa será apresentado na próxima segunda-feira, 22, às 15h, na Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais (Ampe) de Blumenau. “Estamos percorrendo todas as regiões catarinenses para apresentar o projeto e firmar acordos com as prefeituras colocar o SC Bem Mais Simples em prática. O excesso de burocracia é nocivo à produtividade, dificulta a formalização, a expansão de empresas e, consequentemente, a geração de empregos”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O programa prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base na autodeclaração dos empreendedores, que será feita online. Estabelecimentos que possuem baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade terão a abertura facilitada.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil é superior a 100 dias, colocando o país na 179ª colocação no ranking de burocracia do Banco Mundial, composto por 183 países. O objetivo do Bem Mais Simples é reduzir este prazo para até cinco dias. “Ainda em janeiro, teremos mais um encontro em Florianópolis para apresentar o programa e firmar novos termos de compromisso. Vemos na simplificação o caminho certo para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia”, conclui Chiodini.

Informações adicionais para a imprensa

Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2261 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br