Foto: James Tavares/Secom

Na noite desta segunda-feira, 9, em palestra para aproximadamente 800 pessoas em São Miguel do Oeste, o governador Raimundo Colombo apresentou as ações, conquistas e investimentos do Governo do Estado. Este foi um dos encontros de uma série que está acontecendo em todas as 35 Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Um dos destaques abordados foi a segunda posição atingida por Santa Catarina no ranking de competitividade dos estados brasileiros e a vice-liderança na geração de empregos no mês de agosto.

O evento aconteceu na Unoesc e contou com a presença do prefeito Wilson Trevisan, do secretário executivo da ADR São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, do vice-reitor da Unoesc, Vitor D’Agostini, e de autoridades da região. “Estamos enfrentando a maior recessão e crise econômica da história do país. Tivemos que fazer uma série de ações para manter os empregos, pagar os salários dos servidores em dia e continuar com as obras importantes em todo o estado”, disse Colombo.

No ranking de competitividade, Santa Catarina chegou à segunda posição em 2017. O estado ainda ficou em primeiro lugar em segurança pública e em sustentabilidade social e recebeu prêmio de Destaque Internacional. “Em 2011, éramos o sétimo lugar, passamos para terceiro em 2016 e, agora, chegamos ao segundo lugar, atrás apenas de São Paulo. Isso cria um ambiente de negócios extremamente favorável”, explicou.

O governador falou sobre as medidas anticrise adotadas em SC, como não aumentar impostos, renegociação das dívidas dos estados com a união e reforma da previdência estadual. “Nosso maior desafio era o enfrentamento da crise. Por isso, fomos buscar recursos e fazer investimentos importantes no estado. A maioria dos estados optaram por aumentar impostos, mas nós não”, afirmou.

“Protegemos as pessoas mantendo a taxa de emprego e obtivemos a menor taxa de desocupação do país. Na região de São Miguel do Oeste, as empresas geraram mais de 4,4 mil empregos diretos”, explicou.

Na agroindústria, Colombo destacou o aumento da produção de leite, tornando o estado o quarto maior produtor do país, com 3 bilhões de litros em 2015. “Com apenas 1,1% do território nacional e 3,5% da população brasileira, produzimos muito. Somos os maiores produtores de suínos e maçãs e estamos atingindo boa posição na produção de leite, frango e soja. Isso demonstra a força, trabalho e capacidade de produzir da nossa gente. Somente aqui, a produção de soja chegou a 21% de aumento na área cultivada na região, com 13% de acréscimo na produção”, salientou.

Outros investimentos

Colombo anunciou ainda os investimentos da nova edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Na região, a primeira edição do programa investiu R$ 19,7 milhões em obras nos sete municípios da ADR. Na Linha Emboaba, foram pavimentados 11,5 quilômetros, criando o novo anel viário da cidade com acesso à futura área industrial. “Vamos começar a assinar os novos convênios do Fundam 2 ainda esse mês com todos os 295 municípios catarinenses”, projetou.

Na Saúde, o governador anunciou o investimento de R$ 360 mil para o setor oncológico do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Serão 430 metros quadrados de nova área, com banheiro, elevador, rede elétrica e modernização do local. “Vamos concluir esse setor importante para uma região que atende a cerca de 600 novos casos por ano”, disse.

Para a Educação, os investimentos chegaram a R$ 9 milhões em 23 obras e ações. “Já reformamos e ampliamos 800 das 1,1 mil escolas catarinenses”, enfatizou Colombo.

Colombo finalizou dizendo que os catarinenses devem ter orgulho do estado, que tem potencial para continuar crescendo. “Temos condições de ajudar o Brasil a superar os problemas que estão surgindo e também a dar o bom exemplo em fazer o nosso dever de casa”, concluiu.

Rafael Vieira de Araújo
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom