Fotos: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

Ações que contemplam os sete municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional ganharam destaque em 2017. Obras em escolas, saúde e infraestrutura foram as principais realizadas. “Foi um ano no qual pudemos planejar e pensar na melhor forma de aplicar os recursos”, afirma o secretário executivo, Volmir Giumbelli.

Na Educação, o destaque é da obra do Centro de Educação Getúlio Vargas, de São Miguel do Oeste, que iniciou em dezembro deste ano. São R$ 928,6 mil investidos na construção dos laboratórios de marcenaria e carpintaria, de panificação e confeitaria, almoxarifado e lavanderia, além de um auditório. Uma obra que vai beneficiar mais de 30 municípios da região Extremo-Oeste.

Outros R$ 625,7 mil foram aplicados em melhorias nas escolas estaduais dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste. Reformas nos ginásios de esporte, salas de aula, construção de muros e passeios públicos, adequação da rede de energia, pintura, execução de projetos de reformas, internet, melhorias em telhados e refeitórios, aquisição de materiais esportivos, de expediente, de limpeza e de ares-condicionados e higienização de caixas-d’água.

“São pequenas reformas que fizemos durante o ano de 2017 e que beneficiam a comunidade escolar de toda a região. Tudo foi licitado e contratado pela Regional, o que reforça a importância de termos um governo estadual descentralizado”, afirma o secretário, lembrando também da reforma e ampliação da EEB São Miguel que foi retomada. “Tivemos o encerramento do contrato com a empresa anterior e, após a licitação, foram reiniciados os trabalhos. A cada dia que vamos fiscalizar a obra, percebemos os serviços sendo feitos pela nova empresa de forma intensiva”, complementa.

EEB São Miguel

A empresa começou os trabalhos em setembro de 2017 e tem oito meses para concluir os serviços. A escola terá um investimento de R$ 3,7 milhões, sendo que R$ 1,8 milhão é de serviços pagos e executados até o encerramento do contrato e R$ 1,9 milhão será aplicado nesta etapa final. No projeto está a reforma geral e a ampliação da unidade de ensino e também do ginásio de esporte. Construção de muro, passeio público, laje, área coberta, rampa de acesso com acessibilidade, preventivo de incêndio, sanitários externos, sistema de climatização e o estacionamento com 25 vagas para os professores e funcionários da escola, são alguns dos itens.

Manutenção das estradas

Os serviços de tapa-buracos, roçadas e limpeza de sarjetas nas SCs foram realizados com o total de R$ 191,1 mil de investimento. São de responsabilidade da ADR de São Miguel do Oeste os trechos da SC-492 (São Miguel do Oeste a Bandeirante); da SC-163 (São Miguel do Oeste a Descanso); da SC-496 (Descanso a Belmonte); da SC-492 (São Miguel do Oeste a Barra Bonita) e da SC-305 (Guaraciaba a Anchieta) que totalizam 65,7 quilômetros de área atendida.

Além disso, o trevo na SC-163, de São Miguel do Oeste a Descanso, também receberá melhorias. O total de R$ 30 mil será investido na reforma, proporcionando mais segurança aos motoristas. As obras já iniciaram.

Oncologia

A busca pelo serviço de quimioterapia na região foi destaque novamente em 2017. Foram finalizados os trabalhos de reforma e ampliação do prédio anexo ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, onde será oferecido o atendimento de saúde para a região Extremo-Oeste. Ao todo, foram cerca de R$ 400 mil de investimentos do Governo do Estado em melhorias.

O próximo passo agora é a compra de equipamentos e a alteração do contratato com o Instituto Santé. “Estamos na expectativa que no início do próximo ano teremos boas notícias referentes à oncologia para a região”, declara o secretário executivo, Volmir Giumbelli.

2018, um ano próspero

Giumbelli comemora o ano de 2017, mas deixa para 2018 as maiores expectativas. “Será de conclusões de importantes obras, como a reforma da escola São Miguel, o início do atendimento da oncologia e também, da segunda fase do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2)”, pressupõe o secretário. Para ele, será um tempo de pensar em ações que fortaleçam o desenvolvimento da região. “Já deu certo neste ano. Quando falamos e realizamos obras e práticas que consideram mais que um município, estamos cumprindo de fato o principal objetivo das Agências de Desenvolvimento Regional”, finaliza.

Gisele Vizzotto
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste