Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

Em Xanxerê, na tarde desta terça-feira, 26, o governador Raimundo Colombo apresentou a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) aos prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). São 14 municípios que juntos, na primeira edição do programa, receberam R$ 22,3 milhões e que agora poderão novamente apresentar projetos para serem contemplados com uma nova rodada de recursos. O investimento previsto para a nova edição é de R$ 700 milhões.

“Com o Fundam todos os 295 municípios fazem obras ao mesmo tempo, isso melhora a qualidade de vida e faz o enfrentamento da crise. São investimentos que geram empregos e melhoram a auto estima da população. O município pode escolher junto com a comunidade quais são as prioridades para aplicar os recursos. Nenhum município receberá menos que R$ 800 mil. É uma forma de manter e fortalecer o modelo catarinense de boa distribuição demográfica”, informou o governador.

Colombo lembrou que na primeira edição, foram distribuídos R$ 606 milhões para investimentos nos municípios catarinenses com gerenciamento e controle pela equipe do BRDE. Os municípios aplicaram os recursos em diferentes áreas, especialmente saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura.

>>> Mais imagens na galeria

Como cada município podia apresentar até dois projetos, foram assinados 453 convênios, que possibilitaram a compra de 976 equipamentos, máquinas e veículos, a realização de 56 obras e a pavimentação de 1.358 ruas, o que corresponde a 538 quilômetros lineares pavimentados. O destino de cada investimento foi uma decisão de cada município, modelo que deve ser repetido nesta segunda edição. As prefeituras não precisam dar contrapartidas.

O projeto já foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Conforme o governador em agosto ou setembro os convênios serão assinados com os municípios. As prefeituras já estão se organizando, fazendo seus projetos e definindo as prioridades. No encontro, os prefeitos da região agradeceram pelos investimentos realizados pela primeira edição do Fundam e falaram de prioridades para seus municípios.

“Nosso município é essencialmente agrícola. Com certeza, o Fundam faz a diferença na gestão e na vida das pessoas, com melhorias nas nossas cidades. Pretendemos investir os recursos desta segunda edição na nossa principal prioridade, que é a pavimentação asfáltica de uma rua que dá acesso à escola municipal, creche e parque de exposições, ou seja, uma rua com muito movimento”, relatou o prefeito de Ouro Verde, Amelio Remor Júnior.

Ainda durante o encontro, o governador lembrou que apesar do cenário de crise nacional, Santa Catarina tem conseguido manter o equilíbrio das contas públicas e um bom ritmo de investimentos e geração de emprego. Colombo salientou que no Estado foi optado por não aumentar impostos e foram feitas reformas profundas na estrutura, despesas foram diminuídas e recursos disponíveis mais bem aplicados, sem deixar de investir.

“A economia brasileira deve ter uma boa retomada a partir deste segundo semestre, mas ainda vivemos um momento que exige muita atenção e dedicação de todos”, afirmou Colombo.

Esta foi a 17ª de 21 reuniões regionais previstas para apresentação desta segunda edição do Fundam pelo governador Colombo. Além de Xanxerê, já sediaram encontros as cidades de Mafra, Tubarão, Jaraguá do Sul, Chapecó, Criciúma, Rio do Sul, Blumenau, Lages, Itajaí, Videira, Araranguá , Curitibanos, São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste e Seara.

Fazem parte da Amai os municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Acompanharam o encontro o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ademir Gasparini, o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Cesar Bodanese, deputados estaduais, vereadores e comunidade.

Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom