Compartilhe

O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã desta segunda-feira, 20, apoiadores dos portadores de Síndrome de Down no Estado, para a entrega de uma placa em agradecimento à sanção, pelo Executivo, de duas leis consideradas fundamentais para o bom desenvolvimento dos portadores. Uma das leis prevê a realização, no momento do nascimento, do teste cariótipo – que detecta a síndrome – e a outra, a criação de políticas públicas para a geração de oportunidades.


Foto: James Tavares / Secom

>>> Mais imagens na galeria

“Avançamos muito e precisamos manter essa parceria, pra garantir a qualidade de vida dessas pessoas que são um exemplo de superação e disposição para toda a sociedade. As leis reconhecem não só um bom projeto, mas a solidariedade de quem já realiza esse trabalho magnífico de abrir portas, de romper as barreiras e garantir o acesso à saúde, ao trabalho, à educação e ao convívio social sem exclusões”, apontou o governador.

A comitiva liderada pelo deputado José Milton Scheffer - autor do projeto de lei que institui 21 de março, o dia estadual da Síndrome de Down – contou com representantes das associações que trabalham com portadores, o presidente da Federação Catarinense das Associações de Síndrome de Down (Fecasd), Carlos Antoniazzi, e jovens portadores da síndrome, que fizeram questão de relatar ao governador o que desenvolvem e pedir incentivo por mais atividades no mercado de trabalho e educação de qualidade.

“Nossos portadores de Síndrome de Down só precisam de oportunidade. Com o respaldo das leis, conseguimos atuar em pontos que são fundamentais para eles. O diagnóstico precoce favorece o estímulo e o tratamento adequado para cada caso e as oportunidades fazem com que os portadores tenham essa condição de independência de tocar a própria vida como qualquer outra pessoa”, ressalta o presidente da Fecasd. De acordo com a Federação , em Santa Catarina, todos os anos, nascem cerca de 120 crianças com Down.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC