Compartilhe


Foto: Paulo Monauar/ADR Chapecó

De forma participativa, cerca de 180 representantes da sociedade da macrorregião Oeste colaboraram na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030, durante o Workshop Regional realizado em Chapecó, nesta terça-feira, 5.  Entraram em debate ações estratégicas para dizer qual o Estado que querem para o futuro.

A elaboração do Plano de Desenvolvimento é uma ação do Governo do Estado de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os workshops regionais estão sendo realizados em oito macrorregiões do Estado. O workshop Oeste compreende os municípios da abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê.

Representantes do poder público estadual, municipal e de entidades da sociedade civil conheceram a realidade do Estado nas dimensões de Desenvolvimento Econômico, Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública, contemplando todas as áreas de desenvolvimento. Divididos  de acordo com área de atuação, os participantes puderam contribuir com o Plano ao identificar os fatores que dificultam o desenvolvimento regional e apresentando alternativas que apontam os esforços que o Governo Estadual deveria realizar para superar os problemas.

Segundo o secretário de Estado Adjunto de Planejamento, Fábio Murilo Botelho, cerca de duas mil pessoas irão discutir o futuro de Santa Catarina durante estes ciclos regionais. “ Este é o momento de ouvir a sociedade para sabermos qual a visão que temos hoje e o queremos até 2030 para o Estado”, afirma.

Para a secretária Executiva da Agência de Desenvolvimento Regional Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, projetar Santa Catarina para 2030 é um grande desafio, “as muitas mãos que aqui estão querem e precisam estar unidas, agregando cada vez mais ao desenvolvimento do Estado de Santa Catarina”, destaca.

O professor da UnoChapecó, Radamés Pereira participou da sala de debates da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. “Vejo isso como uma oportunidade de potencializar ideias para resolver problemas”, destaca.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco