Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano devem preencher um cadastro na internet com seus dados pessoais. A data da prova está marcada para 26 de novembro. O resultado é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, realizará em 25 de agosto a palestra "Cérebro e drogas psicoativas - Algumas inferências sobre como atuam as substâncias psicotrópicas e as implicações do uso na fase escolar juvenil". O evento será às 14h, no Auditório do Bloco F. A palestra é aberta ao público em geral.

1º Edital do Inventor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue com inscrições abertas até 31 de agosto para alunos, professores e técnicos da instituição interessados em proteger suas invenções por meio da propriedade intelectual, usando, como procedimento, o depósito de pedidos de patentes. O edital e o formulário para se inscrever estão disponíveis na página da Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi), setor da Udesc responsável pela iniciativa.

Por meio dessa ação, a universidade pretende selecionar invenções para a busca de anterioridade e a elaboração de patentes conforme a Lei da Propriedade Industrial (Lei Federal n° 9.279/1996). Esses procedimentos serão feitos até o fim de fevereiro de 2018 por uma empresa especializada na área, contratada com recursos da Udesc.

A universidade concederá até nove buscas de anterioridades, e as quatro melhores classificadas ganharão um relatório descritivo para dar entrada no depósito do pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O edital também quer fomentar a proteção do conhecimento científico e tecnológico gerado na Udesc por meio da propriedade intelectual; disseminar a cultura de patentes; e viabilizar novas parcerias com os setores público e privado, visando o desenvolvimento tecnológico de SC.

Mais informações podem ser obtidas com a Cipi pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010


Foto: Pâmela Simas Fogaça/ADR Itajai

A partir desta segunda-feira, 14, profissionais da educação que quiserem ingressar no magistério público estadual podem fazer suas inscrições no concurso público 2017. Neste primeiro momento, são mil vagas para início dos trabalhos em 2018. A inscrição pode ser feita até o dia 12 de setembro pelo site www.acafe.org.br/concurso/magisterio.

Estão abertas 600 vagas para professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, estas para as disciplinas de Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Química e Sociologia. As outas 400 vagas são para a área administrativa das escolas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina, sendo para: assistente de educação, supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional.

“O novo concurso é uma grande conquista, resultado de muito esforço e responsabilidade com o equilíbrio das contas da secretaria e de todo o governo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. O concurso terá validade para dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Deschamps lembra que o último concurso para efetivos da educação foi realizado em 2012 com a chamada inicial de dois mil professores e, posteriormente, mais três mil.

A jornada de trabalho para o cargo de professor de Ensino Médio corresponde à carga horária de dez horas semanais, para o professor do Ensino Fundamental corresponde à carga horária de 20 horas semanais e para os cargos de assistente de educação, supervisor escolar, administrador escolar e orientador educacional corresponde à carga horária de 40 horas semanais.

O concurso prevê duas provas. A primeira fase com Prova Objetiva, que será no dia 8 de outubro, sendo eliminatória/classificatória, e a segunda fase com a Prova de Títulos, sendo classificatória. A primeira chamada dos aprovados está marcada para os dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2017.

Certificação

Professor: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Licenciatura Plena na disciplina que se candidatar.

Administrador escolar: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Administração Escolar; ou diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Pedagogia e certificado e histórico escolar de conclusão de Pós-Graduação Latu Sensu - especialização em Administração Escolar

Assistente de educação: Formação em nível superior em Pedagogia

Orientador educacional: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Orientação Educacional; ou diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Pedagogia e certificado e histórico escolar de conclusão de Pós-Graduação Latu Sensu - especialização em Orientação Educacional

Supervisor escolar: Diploma e histórico escolar de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação na área de Supervisão Escolar; ou diploma e histórico escolar de conclusão de curso superior de Pedagogia e certificado e histórico escolar de conclusão de Pós-Graduação Latu Sensu - especialização em Supervisão Escolar

Escolas indígenas

Dentro destas mil vagas também estão previstas vagas para atendimento nas escolas indígenas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. O concurso prevê contratação de professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e do Ensino Médio e cargos administrativos como:  assistente de educação e assistente técnico-pedagógico.

Para os povos Guarani e Xokleng/Laklãnõ estão abertas vagas para professor de 1º ao 5º ano e para professores atuarem nas disciplinas de: Ciências Humanas e Sociais aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Ciências da Natureza e suas tecnologias (Ciências, Biologia, Química e Física), Linguagens e suas tecnologias (Artes, Arte Indígena, Língua Portuguesa, Língua Materna, Educação Física, Língua Portuguesa/Literatura) e Matemática e suas tecnologias (Matemática).

Para o povo Kaingang, há vagas para professor de 1º ao 5º ano e para professores atuarem nas disciplinas de: Artes, Arte Kaingang, Biologia, Ciências, Cultura Indígena Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Kaingang, Língua Portuguesa, Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

As Gerências Regionais que oferecem vagas para escolas indígenas são: Chapecó, Xanxerê, Ibirama, Brusque, Grande Florianópolis, Laguna, Joinville, Canoinhas e Seara. 

O valor da inscrição é de R$ 100. Dúvidas e mais informações estão disponíveis em www.acafe.org.br/concurso/magisterio.

Retrospectiva últimos concursos para:

- Professor regular: 2012 com cerca de 5 mil profissionais efetivados;

- Professor indígena: 2003;

- Assistente educacional (AE): 2005;

- Administradores e supervisores escolares e orientador educacional: 1998.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 98843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou a penúltima chamada do Vestibular de Inverno 2017, com 12 vagas para cinco cursos presenciais: Administração (Vespertino), Fisioterapia, História (Licenciatura), Engenharia Civil e Engenharia de Produção Mecânica. 


Fotos: Jeferson Baldo / GVG

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, participou, na noite desta quinta-feira, 10, no Parque de Exposições Ires Olivo, em Turvo, da abertura oficial da 23ª Festa do Colono, que seguirá até o próximo domingo, 13, com uma ampla programação.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará um encontro para discutir o papel do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição na próxima terça-feira, 15, das 9h às 18h, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)  disponibiliza novas publicações para download na sua Biblioteca Virtual. As publicações são resultado de estudos e pesquisas realizados nos 10 Centros de Atendimento Especializado da instituição e abordam temas como orientações para intérpretes de Libras, manual de receitas para pessoas com dificuldade de engolir, exercícios de Equoterapia e poemas e narrativas de alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação. Na página Publicações da FCEE é possível acessar a lista completa das produções técnicas da instituição.

As publicações da FCEE também existem no formato impresso e são distribuídas gratuitamente para profissionais de instituições especializadas em educação especial, escolas e universidades. Solicitações podem ser feitas através do e-mail gecea@fcee.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3381-1640.

>>> A lista completa de novas publicações disponíveis para download

- Equoterapia: Exercícios Terapêuticos, Psicomotores e Pedagógicos Sobre o Cavalo: manual para profissionais da área de saúde, educação e equitação para traçar planos terapêuticos objetivando a melhora dos aspectos biopsicosociais dos praticantes de equoterapia.

- Orientações para profissionais que alimentam crianças com dificuldade de deglutição: manual da FCEE direcionado a professores que trabalham com crianças com dificuldade de engolir;

- Implante coclear: orientações para as escolas: folder do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) sobre implante coclear nas escolas;

- Calendário “Brincando com a Família”: calendário semanal com sugestões de brincadeiras para desenvolver as habilidades das crianças;

- Edu vai à Copa: uma história em quadrinhos sobre um garoto surdo que viaja pelo país na Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil;

- Vozes do NAAH/S - Poemas e narrativas: produções literárias dos alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da FCEE;

- Manual de receitas para disfagia: manual de receitas que facilitam a alimentação para quem tem dificuldade de engolir;

- Intérpretes educacionais de Libras: orientações para a prática profissional: manual que oferece um conjunto de orientações coeso e unificado para a prática profissional de intérpretes educacionais em LIBRAS;

- Manual de orientação: Transtorno do Processamento Auditivo - TPA: Informações didáticas para os profissionais da área da Saúde e Educação sobre o TPA;

- FCEE em números: Levantamento de dados estatísticos da Fundação Catarinense de Educação
Especial, 2000-2010: levantamento estatístico que mostra a evolução do trabalho da FCEE no período entre 2000 e 2010;

Informações adicionais para a imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Educação Especial - FCCE
E-mail: imprensa@fcee.sc.gov.br
Fone: (48) 3381-1693 / 99115-8918
Site: www.fcee.sc.gov.br


Fotos: Ana Paula Keller / ADR Joinville

O Governo do Estado coloca em funcionamento a partir desta quarta-feira, 9, a Escola de Ensino Médio Senador Luiz Henrique da Silveira, no Bairro Itinga, em Araquari. A unidade tem capacidade para receber 1,4 mil alunos e inicia as aulas com 900 estudantes do sétimo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. O investimento na nova estrutura é de R$ 9,2 milhões com recursos do Governo do Estado e Ministério da Educação.

>>> Mais fotos na galeria

Com a ativação da nova escola será eliminado o turno intermediário existente há 13 anos na Escola de Educação Básica Higino Aguiar e na Escola Municipal São Benedito, ambas no Itinga. Essa mudança fará com que os estudantes de oito turmas do sexto ano do ensino fundamental que estavam no turno intermediário da EEB Higino Aguiar, mais os alunos de dez turmas da Escola Municipal São Benedito, possam estudar na EEB Higino Aguiar em período regular, ou seja, manhã e tarde.

“Esse é o terceiro novo colégio que o Governo do Estado entrega para a região neste ano. Em Joinville, ativamos em maio uma nova escola no Parque Guarani e outra na semana passada no bairro Vila Nova. Agora o município de Araquari recebe esse importante investimento”, destaca a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, que faz vistoria no prédio antes do início das aulas.

O bairro Itinga, em Araquari, recebeu uma nova escola nesta quarta-feira.

Horário das aulas

Devido ao transporte escolar disponibilizado para os estudantes, a Gerência Regional de Educação (Gered) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação adaptaram os horários de início das aulas: na EEM Senador Luiz Henrique da Silveira a aula será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. E, na EEB Higino Aguiar das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h15.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, aceitará inscrições para a nova edição do Pré-Vestibular Comunitário entre 14 e 16 de agosto, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Direção de Extensão, na Rua Coronel Fernandes Martins, nº 270, Bairro Progresso.