Com o objetivo de respeitar e valorizar a cultura de 100 anos de histórias do mundo todo, estudantes e professores do Ensino Médio Inovador (EMI), da Grande Florianópolis, realizaram o 6º Festival de Talentos. Movimentos culturais, clássicos da música pop e rock fizeram parte das diferentes temáticas do evento realizado na EEB Prof Anibal Nunes Pires, em Florianópolis.

As apresentações envolveram cerca de 300 alunos, professores, gestores e técnicos das escolas e da Coordenadoria da Grande Florianópolis. Para distribuir as décadas entre 1910 e 2010, foi realizado sorteio por escola para cada uma representar uma época. O conteúdo e os ensaios foram trabalhados ao longo dos últimos meses no contraturno escolar, como atividades extracurriculares do EMI.

Manuela Schmitz e Lara Beatriz Boch do 2º ano do ensino médio, do Instituto Estadual de Educação, apresentaram a década de 1980 com a música do Michael Jackson. A dupla entrou no EMI pela proposta diferente, de sair do modelo tradicional de aulas, na busca de experiências diferentes. "Nós buscamos algo inovador, pois acho que quando saímos para participar de eventos como esse, por exemplo, levamos muito mais para a vida, nos agrega mais valores e conhecimento", conta Manuela.

A professora de dança e música da EEB Maria da Gloria Veríssimo Clarice Corrêa, ensaiou com os alunos hits de 1950 e acredita que  a dança auxilia diretamente na inteligência emocional. "Eu acredito que a dança pode ser transformadora, ela muda comportamentos, une os jovens, fomenta a criatividade e trabalha a expressão corporal de cada um. Exatamente o que procuro trabalhar com eles nessa fase importante de desenvolvimento humano", diz.

Mais sobre o EMI

O Ensino Médio Inovador, ofertado desde 2006, é um programa com jornada ampliada que fomenta a formação integral, com o objetivo de oferecer um currículo mais integrado, dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente entre técnicos e professores. Em Santa Catarina, o EMI atende cerca de 13 mil estudantes em 144 escolas da rede estadual. 

Escolas da Grande Florianópolis com EMI 

EEB Cecília Rosa Lopes, em São José 

EEB Getúlio Vargas, em Florianópolis

EEF Dom Jaime de Barros Câmara, em Florianópolis

EEB Nereu Ramos, em Santo Amaro da Imperatriz

EEM Profª Maria da Glória V. Faria, em Biguaçu

EEB Prof Laércio Caldeira de Andrada, em São José

EEB Bela Vista, em São José

Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis

EEB José Maria Cardoso da Veiga, em Palhoça

EEB Wanderley Jr., em Florianópolis

Informações à imprensa
Gisele Kakuta - (48) 3664-0353 / 98403-0629
Dafnée Canello - (48) 3664-0347 / 996826562
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Site: www.sed.sc.gov.br
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação - SED

Um novo projeto de extensão do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, foi implantado pelos professores e bolsistas do Laboratório de Química para familiarizar os alunos do ensino médio com experimentos químicos.

Florianópolis - Abertura do período de matrículas nas escolas estaduais
Foto: Osvaldo Noceti/SED
Na próxima segunda-feira, 19, inicia o período de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo 2019. O prazo irá até 23 de novembro. A escola deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais. Confira aqui a localização das escolas.

Bruno Gabriel Alves dos Santos, 17 anos, daEEB Professora Luiza Santin, em Chapecó, e Camila Ceruti dos Santos, do Centro de Educação Profissional (CEDUP), em Blumenau, estão entre os 50 alunos brasileiros selecionados para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, por meio do Programa Jovens Embaixadores 2019. Os dois viajarão para Washington no próximo dia 12 de janeiro e retornarão em 2 de fevereiro.

A Sagração da Primavera - Udesc
Foto: Jerusa Mary

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresenta pela segunda vez o espetáculo ‘A Sagração da Primavera’. A performance reúne a música original de Stravinski em uma versão contemporânea que mistura dança e encenação. A apresentação será realizada nesta quarta-feira, 7, às 20h, no Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita.

Iniciativas, projetos e conquistas de alunos e professores de diferentes regiões do Estado estão na 49ª edição do jornal Escola Aberta. Após o período eleitoral, o caderno volta às bancas encartado nesta terça-feira, 6, no jornal A Notícia e quarta-feira, 7, no Diário Catarinense. A versão online está disponível aqui.

Udesc inaugura escritório do Education USA
Foto: Luiz Eduardo Schmitt - UDESC

Nesta quinta-feira, 8, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará a inauguração do novo escritório do Education USA, que funcionará na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. A solenidade está marcada para as 10h, no Plenarinho da Reitoria.

Escola implanta Centro de Memória com arquivos desde 1940
Fot: Gisele Kakuta - SED

Para valorizar a história da Escola de Educação Básica  (EEB) Barão do Rio Branco, em Urussanga, foi criado o Centro de Memória que mostra a trajetória da escola por meio de objetos, fotografias e documentos desde a década de 20. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), por meio do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) e  Centro de Memória e Documentação  (CEDOC).

Nesta segunda-feira, 5, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou os locais de prova do Vestibular de Verão 2019, que ocorrerá em 25 de novembro, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30. Consulte sua sala. A seleção tem 8.073 inscritos para 1.265 vagas oferecidas por 47 cursos gratuitos de graduação da instituição. Confira o Guia de Cursos Udesc.  

Para evitar problemas no dia do vestibular, os candidatos precisam verificar antecipadamente, no site oficial, as salas onde deverão realizar a prova objetiva e a redação. O Vestibular de Verão ocorrerá nas seguintes cidades:

  • Balneário Camboriú: Escola Presidente João Goulart
  • Chapecó: Colégio Bom Pastor
  • Florianópolis: Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - CCS, CFH, CSE e CTC
  • Ibirama: Escola Gertrud Aichinger
  • Joinville: Campus da Udesc (CCT)
  • Lages: Campus da Udesc (CAV)
  • Laguna: Campus da Udesc (Ceres)
  • São Bento do Sul: Escola Urbana São Bento


As provas também serão aplicadas para detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis e da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, em Joinville.

Além do exame do dia 25, os candidatos de Música e de Teatro precisarão fazer provas de habilidade específica no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, respectivamente em 24 de novembro e em 5 de dezembro.

A Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc (Covest) recomenda a leitura do edital, do programa das disciplinas e das obras literárias. Os aprovados serão divulgados até 11 de dezembro e começarão a ter aulas no primeiro semestre de 2019.

Vagas e cotas

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exceto nos cursos de Música e Teatro.

A Udesc manterá o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos mais procurados

Na relação geral do Vestibular de Verão 2019, os três cursos mais procurados são: Fisioterapia, em Florianópolis (Cefid), com 33,20 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Lages (CAV), com 26,50; e Design Gráfico, em Florianópolis (Ceart), com 24,90.

Na categoria dos não optantes de cota, a lista ficou assim: Fisioterapia (29,60), Design Gráfico (25,30) e Medicina Veterinária (23,30).

Esses três cursos também foram os mais escolhidos pelos candidatos com todo o ensino médio na rede pública, na seguinte ordem: Fisioterapia (51,60), Medicina Veterinária (47,80) e Design Gráfico (36,30).

Entre os candidatos negros, a maior procura é por cursos da Udesc Cefid: Fisioterapia, com 16 por vaga; Bacharelado em Educação Física, com 10,5; e Licenciatura em Educação Física, com 7,5.

Conteúdo cobrado

Na manhã de 25 de novembro, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias exigidas no edital, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página oficial e com a Covest pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Foto: Isabel Lueders/Equipe Albatroz

O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, conquistou o primeiro lugar na 20ª Competição Sae Brasil Aerodesign, realizada de 1 a 4 de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O título credencia a universidade à próxima fase da competição que ocorrerá no Texas (EUA), em março de 2019.