Compartilhe

O secretário-adjunto de Estado da Educação, Gildo Volpato, participou do lançamento de dois e-books às equipes do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) nesta quarta-feira, 5. O ato foi realizado para cerca de 300 profissionais entre professores, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores durante o encontro do II Seminário de Saberes e Práticas da Educação Integral de Santa Catarina. A edição dos materiais foi do Instituto Ayrton Senna, parceiro na implementação do EMITI em Santa Catarina desde 2017.

De acordo com o secretário-adjunto, os cadernos visam orientar às equipes do programa que atende cerca de 2.800 estudantes em 30 escolas da rede estadual. "É uma satisfação poder entregar materiais de apoio que constam a sistematização de aprendizados relacionados à gestão e ao acompanhamento das escolas do EMITI", destaca o secretário.

O E-book 12 - Apoio à Gestão Pedagógica e E-book 13 - Acompanhamento Regional e Formação de Equipes Escolares oferecem apoio sobre planejamento e estratégias às equipes pedagógicas, além de conter relatos de práticas das experiências, inovadoras realizadas pelos gestores durante a implementação do programa.

Sobre o Ensino Médio em Tempo Integral 

O Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMTI) é um programa oferecido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Ministério da Educação com apoio pedagógico do Instituto Ayrton Senna desde 2017 em escolas da rede estadual de ensino. Em 2018 foram 30 escolas e cerca de 3 mil alunos atendidos.

O programa trabalha por meio de áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias que inclui história, sociologia, geografia e filosofia, Linguagens e Códigos que inclui língua portuguesa e literatura, arte, educação física, línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e arte, cultura, tecnologias/informática, Ciências da Natureza que inclui biologia, química e física e suas Tecnologias e Matemática e de um núcleo articulador.

O diferencial do EMTI é o fomento do protagonismo juvenil por meio de componentes curriculares presentes na matriz do currículo, que permitem a organização integrada e flexível do currículo,  como projetos: de vida, intervenção - com envolvimento da escola e comunidade, pesquisa e estudos  orientados.

Dafnée Canello

Secretaria de Estado de Educação

(48) 3664-0353/ 3664-0161 / 3664-0356 / 99682-6562

imprensa@sed.sc.gov.br