Compartilhe

pcs Sala de informática
Foto: Divulgação/ SED

Uma boa notícia para quase 98 mil estudantes de 116 escolas estaduais de Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Educação (SED) está finalizando o processo de licitação que vai garantir o investimento de R$ 16,6 milhões em novos equipamentos de tecnologia, vídeo e áudio. "É importante levar as novas tecnologias para a sala de aula e qualificar cada vez mais o ensino de nossas crianças e adolescentes", ressalta o governador Eduardo Pinho Moreira. A expectativa é de que os primeiros aparelhos sejam entregues no início do segundo semestre. 

A secretária Simone Schramm explica que o aparelhamento das escolas estaduais integra as metas do Plano de Inovação e Tecnologia Educacional de Santa Catarina (PEITE/SC). A licitação prevê a compra de equipamentos, entre os quais novos computadores, tablets, lousas digitais, aparelhos de som, TV’s, telas de projeção, projetores e pendrives. Os notebooks e tablets serão para uso exclusivamente pedagógico.

O investimento em cada uma das 116 escolas selecionadas para a primeira fase do projeto é de, no mínimo, R$ 115 mil.  "Além de importante aliada do professor em sala de aula, a tecnologia nos ajuda a criar uma nova dinâmica para o aluno sair da escola qualificado para o mercado de trabalho", observa Simone Schramm.

Critérios 

A SED deve dar prioridade de atendimento para as escolas que têm jornada ampliada: Ensino Médio Inovador (EMI), Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) e Ensino Médio Profissionalizante (EMIEP). Outro critério é o número de alunos em sala de aula - o objetivo é priorizar aquelas que têm mais de mil estudantes matriculados. Na lista das primeiras unidades beneficiadas está o Instituto Estadual de Educação (IEE), que hoje tem cerca de 5 mil alunos e é o maior da América Latina.