Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Ao palestrar na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, na noite de quarta-feira, 9, o governador Eduardo Pinho Moreira garantiu os recursos de R$ 1,5 milhão para a construção de passarelas cobertas que ligam os blocos no interior da universidade. A obra vai beneficiar os quase 13 mil estudantes e toda comunidade externa.

A palestra teve como tema central a perspectiva de mais crescimento econômico para este ano, com a continuidade da geração de empregos e da renda em Santa Catarina. O evento, organizado pela Instituição, faz parte do calendário de comemorações dos 50 anos da Unesc.

O governador destacou que nos últimos 12 meses, a economia catarinense continua como a que mais gerou postos de trabalho no país. Foram 35.767, enquanto o Brasil gerou 102.494. Conforme ele, ainda em 2018, é esperado um crescimento do PIB Estadual próximo do estimado para o país, cerca de 3%. Ressaltou também indicadores sociais de Santa Catarina, como a maior longevidade do país, o menor índice de mortalidade infantil e a menor taxa de analfabetismo.

REDUÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA

Eduardo Pinho Moreira disse que desde que assumiu o Governo do Estado, em fevereiro deste ano, adotou ações para o enxugamento da máquina pública e a redução dos gastos. Os recursos obtidos com essas ações serão destinados para a melhoria dos serviços ofertados aos cidadãos, convergindo principalmente para as áreas de Saúde e Segurança Pública, que representam os principais anseios da sociedade catarinense.

>>> Fotos na Galeria

“É um ano desafiador em função da legislação eleitoral que é muito restritiva. Além de ser o último ano de gestão, a lei da responsabilidade fiscal impõe limites e temos que cumprir. Mas vamos aprimorar a atuação do Estado por meio de investimentos em tecnologia e parcerias com os setores produtivos. Isso vai garantir mais empregos e desenvolvimento. Temos o compromisso de governar Santa Catarina com responsabilidade, para os catarinenses de todas as regiões”, afirmou o governador ao falar sobre os resultados positivos já obtidos na Saúde e na Segurança Pública.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, disse que a ida do governador à universidade representa prestígio e reconhecimento, e abre um ciclo de debates sobre desenvolvimento socioeconômico regional,no qual a Unesc pretende ser protagonista. Ela também agradeceu pelos recursos que além dos alunos e comunidade externa, vai atender os que buscam os serviços de saúde oferecidos pelas clínicas e da Unidade Judiciária de Cooperação, que atendem todos o Extremo-Sul catarinense.

Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom