Compartilhe


Foto: Paulo Monauar/ADR Chapecó

Com coreografias, música e apresentações, cerca de 2,3 mil alunos da rede estadual de ensino de Chapecó participaram do Desfile Cívico no município, na manhã desta quinta-feira, 7, dia em que o Brasil comemora 195 anos de independência.  

A Gerência Regional da Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, por meio das escolas de abrangência, prestou homenagem aos 100 anos de emancipação político-administrativa de Chapecó ao mostrar na avenida a história, o presente e as perspectivas de futuro. Segundo a coordenadora do Desfile Cívico da Rede Estadual, Eliane Dal Berto, as expectativas foram superadas. “A alegria e entusiasmo tomaram conta da avenida. As escolas e os alunos abraçaram a proposta”, destaca.

Com montagem de quebra-cabeça, surgiram na avenida as bandeiras do Estado e do município. A memória dos primeiros habitantes foi lembrada com a representação dos povos indígenas presentes na região antes da colonização e com a chegada das companhias colonizadoras simbolizadas pelo desbravador. A estudante Tayana Miotto, da EEB Luiza Santin, estava na ala que representava a formação do município. “Estudamos este tema na escola e estamos representando a presença dos índios no início da nossa história”, destaca.

O desenvolvimento de Chapecó foi ilustrado pela força do trabalho com cooperativismo, profissões e competitividade exemplificada pelos cursos do Centro de Educação Profissional (Cedup). O esporte também ganhou a Avenida Getúlio Vargas com a lembrança de 1975, ano em Chapecó sediou pela primeira vez os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Com a palavra-chave “Reconstrução”, as escolas prestaram uma homenagem à Associação Chapecoense de Futebol.

A secretária da Agência de Desenvolvimento Regional Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, acompanhou o desfile. “A participação do público foi espetacular. O povo chapecoense está mais envolvido, valorizando a educação e civismo na comemoração dos 100 anos do município”, afirma. A professora aposentada Maria Salete Ramos acompanhou atentamente do desfile. “Foi muito bonito, bem organizado. Há fé e esperança no futuro”, enfatiza.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco