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Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Santa Catarina avança para a etapa final do Prêmio Gestão Escolar 2017 que avalia as gestões na Educação Básica pública de todo o país. Na tarde desta terça-feira, 31, a diretora Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, de Ituporanga venceu a etapa regional, pelo Sul, sediada em Florianópolis com a participação de 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Além dos gestores, participaram do evento os secretários de Estado da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; do Distrito Federal, Julio Gregório Filho e do Acre, Marcos Brandão que coordena o prêmio no âmbito nacional. A etapa final ocorre em dezembro, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Realizado desde 1998, o prêmio contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública de todo o país. “Todos os premiados até aqui são uma verdadeira demonstração de qualidade na rede pública de ensino. O que eles fazem inspira outros gestores, pais e alunos e solidifica um processo que é de evolução e busca de práticas sempre melhores para a educação”, destacou o secretário Eduardo Deschamps.

A seleção das escolas inscritas se dá em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. Nas etapas Local e Estadual, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em cada unidade da federação, foram os responsáveis por selecionar os avaliadores e coordenar o processo seletivo em suas respectivas jurisdições, considerando os critérios descritos no edital.

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Nas etapas regionais, comitês contam com o auxílio de especialistas contratados pela Coordenação Nacional para avaliação das escolas. Ao final, na etapa nacional, a Comissão, composta por representantes das instituições parceiras e do Consed, por meio de voto direto, secreto e unipessoal, indica a escola Referência Brasil.

Como premiação, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".

Esta é a 16ª edição do prêmio, que a partir de 2011 tornou-se bianual. Em mais de duas décadas, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores. Participam escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.

Diretora de escola de Ituporanga representa Santa Catarina no Prêmio

Quem vai representar Santa Catarina na etapa final do Prêmio Gestão Escolar 2017 é a diretora Viviane Rosa Bennert, da EEF Mont Alvern, do município de Ituporanga e que atende mais de 600 alunos entre o 1º e o 9º ano do ensino fundamental. A escola também vencedora da etapa estadual foi escolhida entre as quase 200 unidades inscritas. A atuação em conjunto com a comunidade, que participa ativamente em todas as decisão da unidade, fez a diferença na escolha da escola.

Diretora da unidade desde 2015, Viviane destaca que a equipe de técnicos e professores unida foi o que tornou possível este trabalho de atenção e interação com a comunidade. “Temos uma equipe unida e determinada que desperta esse interesse coletivo em todos os processos desenvolvidos na escola, desde a implantação até a avaliação dos resultados. Independente do dia, do horário ou do tipo de trabalho, toda nossa equipe atua empenhada no sucesso da nossa escola e no bem estar dos nossos alunos”, comemora a gestora premiada.

Entre alguns dos destaques da instituição estão: a Gestão Pedagógica Participativa, que trata da atuação comunitária no planejamento das ações da escola, envolvendo assim pais e responsáveis não somente na resolução de problemas relacionados à aprendizagem ou indisciplina, mas também no cotidiano da instituição; a revitalização da biblioteca da escola que conta agora com um Cantinho da Leitura, iniciativa que busca tornar cada vez mais agradável o habito da leitura para estudantes de todas as idades; e Avaliação Institucional, realizada pela escola para verificar como os pais e comunidade escolar estão percebendo a escola, entre outros.

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