Compartilhe


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Estão abertas as comemorações da semana da Pátria em Santa Catarina. Na tarde desta segunda-feira, 4, no Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis, uma solenidade alusiva ao 195º aniversário da Proclamação da Independência do Brasil reuniu representantes do Governo do Estado, prefeitura de Florianópolis, comandos das guarnições militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Liga de Defesa Nacional. O evento também contou com a participação de estudantes e apresentações culturais realizadas por alunos do instituto.

O destaque da solenidade foi a chegada do Fogo Simbólico, que saiu da Base Aérea de Florianópolis, e foi conduzido ao Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação por 16 militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), das Forças Auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar) e Guarda Municipal. Ex-combatentes militares das Forças Armadas também acompanharam.



>>> Mais imagens na galeria

Conforme a Liga de Defesa Nacional – associação cívico-cultural brasileira que tem por finalidade elevar o patriotismo e o civismo, especialmente em ações voltadas à juventude - a chama do Fogo Simbólico remete ao ano de 1937, quando um grupo buscou um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Foi aí que surgiu também a tradicional corrida de revezamento que percorre todo o Brasil, nas comemorações da Pátria.

Desfile cívico militar

Em Florianópolis, o desfile cívico militar referente ao Dia da Independência, na quinta-feira, 7, será realizado a partir das 8h45, na Passarela Nego Quirido.

O desfile começa com os grupos escolares e com as entidades civis participantes. Neste ano, farão parte do desfile escolar da Capital a EEB Maria do Carmo Vieira e a EEB Ivo Silveira (ambas de Palhoça), a EEB Laércio Caldeira de Andrade (de São José) e a EEB Ildefonso Linhares (de Florianópolis), além do Instituto Estadual de Educação e do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Serão aproximadamente 1,5 mil alunos.

Após o desfile dos grupos escolares e das entidades civis, acontecerá o desfile das Forças de Segurança (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Defesa Civil) e das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira). As instituições desfilarão com seus diversos grupamentos, demonstrando os serviços e especialidades que cada uma das instituições executa.

O desfile motorizado encerra o evento, trazendo as viaturas militares e das Forças de Segurança, além de veículos antigos do Veteran Car Club. Também serão promovidos desfiles cívicos em outras cidades catarinenses, com representantes locais dos órgãos de segurança e estudantes. 

Mudança no trânsito

O desfile na Capital vai provocar algumas alterações no trânsito. Vias serão fechadas e haverá mudanças na circulação de veículos em alguns pontos da cidade. 

Confira no mapa:

 

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC