Compartilhe

reuniao superdotacao 20170223 1900419862Uma reunião na tarde desta quinta-feira, 23, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, entre representantes da ADR/Gered, Secretaria de Estado da Educação e Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) discutiu a implantação de um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) narRegião.

Participaram da reunião o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza; a coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da FCEE, Andréia Alves Panchiniak; a coordenadora de Educação Especial da SED, Tânia Maria Fiorini Geremias; o secretário executivo da ADR Araranguá, Ivan Gabriel Milanez Ávila; o gerente Regional de Educação, Nilson Costa; a supervisora da Gered, Cleusa Maria Felisberto Tavares; a integradora da Gered Marione Silveira Coelho e a servidora da Gered, Eléria Karine Kunhasky Coelho Comin.

A coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da FCEE, Andréia Alves Panchiniak, informa que em 2016 foram sete regiões administrativas do Estado que receberam capacitações e assessoria para a implantação dos serviços. Para este ano, a meta é implantar outros 9 Núcleos em diferentes Regiões do Estado, sendo um deles no Extremo-Sul. O objetivo é disponibilizar dois profissionais altamente capacitados para prestarem atendimento, no contraturno das aulas, em um pólo que ficará sediado em uma escola da rede estadual, aos alunos com indicativo de altas habilidades/superdotação matriculados na rede regular de ensino estadual.

O gerente regional de Educação, Nilson Costa, explica que a equipe da Gered Araranguá irá realizar um levantamento junto às escolas da rede, para verificação do número de alunos com indicativo, e posteriormente definir o local apropriado para sediar as atividades do Núcleo.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza, esta identificação e acompanhamento dos alunos é de grande valia. "Temos que aproveitar estes talentos, desenvolver mais ainda a liderança, a criatividade, e as competências e habilidades, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos", destacou.

O primeiro passo para a apresentação e discussão do tema será a realização do 1º Encontro de Altas Habilidades/Superdotação que acontecerá no dia 15 de março, das 9h às 16h30min, no Centro Cultural Célia Belizária de Souza, em Araranguá, tendo como público-alvo gestores ligados à educação pública Municipal, Estadual e Particular. O encontro servirá para debater e esclarecer sobre o atendimento educacional especializado e promover meios e instrumentos que favoreçam a identificação dos alunos. O encontro é aberto ao público.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional - Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/ 99148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua