Compartilhe


Foto: Hackathon Celesc

A busca por soluções para os problemas da Celesc em relacionamento com clientes, gestão de inadimplência e furto de energia está mobilizando equipes de programadores, analistas de sistemas, estudantes de Engenharia, Computação e Design em uma maratona que segue até a noite deste domingo, 3. O Hackathon acontece na sede da empresa, em Florianópolis.

Neste sábado, 2, os participantes trabalham na validação das soluções e começam a programar aplicativos ou propostas inovadoras para ajudar a Celesc a melhorar o serviço prestado aos catarinenses, mantendo a qualidade e reduzindo custos. “Esse é o primeiro Hackathon em que uma distribuidora do setor elétrico no país abre dados reais para embasar os estudos e organizar as propostas com mais efetividade”, afirma o presidente da Celesc, Cleverson Siewert. 

>>> Fotos do evento

O ritmo das equipes é acelerado: das 17h de sexta-feira às 18h de domingo, sem intervalo. Para aliviar a tensão dos maratonistas, a Celesc organizou uma estrutura com barracas de acampamento, lounge para descanso, área de jogos e recreação, banheiros com chuveiros e atrações como show de rock e food trucks durante a madrugada.

O planejamento das soluções é orientado por mentores de diversas áreas da empresa e do mercado, que acompanham as equipes e dão dicas sobre a Celesc e sobre as estratégias que precisam ser apresentadas no domingo à tarde aos jurados. As propostas devem ser viáveis e os desenvolvedores precisam ter desenvoltura para vender a ideia e convencer os especialistas de que possuem a melhor solução para os temas indicados.

Ao todo, 69 inscritos formam 17 equipes para a disputa. O melhor projeto será premiado com uma viagem para Medellín, na Colômbia. A equipe que conquistar o segundo lugar receberá smartphones, e o terceiro colocado receberá vale-compras. Essas três equipes também terão condições de pré-incubar os seus projetos, viabilizando a produção das soluções: “Isso fará desse Hackathon, certamente, um marco para a Celesc e para o setor de energia catarinense”, aponta o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

Outro grande diferencial será dado pela parceria com a IBM, que vai disponibilizar a Plataforma Cloud, com mais de 120 serviços, incluindo ferramentas cognitivas como IBM Watson, para uso pelos participantes. 

Conheça quem está com a Celesc:
Apoio logístico: Via do Conhecimento/Universidade Federal de Santa Catarina
Apoio institucional: Grupo Sonda, SoftPlan, NEC, Grupo EDP, A Vero Domino, Teltec, Intelbras, Quantum Engenharia, PWX, APC Associação dos Profissionais da Celesc, BBL, Orsegups, Cooperativa Credelesc, Fundação Celos
Parcerias: IBM/Plaforma Cloud, Acate – Vertical de Energia, Sesi FIESC, ACVideo, Jovem Pan Floripa, ALanchonete, Selbetti, Styllus

>>> Cenas dos primeiros dois dias do Hackathon Celesc

>>> Facilitador do Hackathon, Alexandre de Souza, fala  sobre o desenvolvimento das soluções pelas equipes

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc 
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br