O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, cumpre agenda nas regiões Grande Oeste e Vale das Águas nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23. Nesta tarde participou da reunião de trabalho da Instância de Governança do Grande Oeste, realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Nes, em Chapecó.

O secretário destacou que o turismo catarinense representa cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Uma das metas é o desenvolvimento do turismo regional, isso está ocorrendo por meio das 12 Instâncias de Governança Regionais. “Os turistas querem participar de atividades em várias cidades, por isso é extremamente importante fortalecer a região e não apenas uma cidade. Turismo é permanente, não basta ter apenas um evento”, destaca.

Na sequência o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, participou de uma reunião na Prefeitura de Cordilheira Alta para manifestar o compromisso na liberação de recursos destinados a melhorias no Centro Integrado de Esportes Ludovico Tozzo.

Para encerrar o dia, participou de um ato de liberação de recursos para reforma do Ginásio Benjamin Menegolla, em Xanxerê. O ato foi realizado na Prefeitura Municipal, a partir das 18h30.

Nesta sexta-feira, o roteiro continuou na cidade de Palmitos. Na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos aconteceu uma reunião com a Instância de Governança da região Vale das Águas. Entre os assuntos, estiveram projetos para sinalização turística da região e demandas do setor. Na ocasião também foi assinado o ato de descentralização de recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) para a realização de eventos esportivos regionais.

À noite o secretário finaliza sua passagem pelo Oeste participando da abertura da seletiva dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, no município de Quilombo. A solenidade será no Ginásio Municipal a partir das 20h.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
48 3365 7436
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
49 2049 7427


Foto: Dalva Pagnoncelli Pichetti/Arquivo ADR Concórdia

O Governo do Estado de Santa Catarina, através das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Concórdia, Seara e Joaçaba, com apoio da Prefeitura Municipal, realizam em Concórdia, nos dias 23 e 24 de junho de 2017, a quarta etapa seletiva dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

Neste campeonato, participam os atletas que foram classificados nas etapas microrregionais das regionais de Concórdia, Seara e Joaçaba, buscando uma vaga para participar da etapa estadual. Serão disputadas as modalidades de futebol, futsal, handebol e voleibol. As competições acontecem nas dependências da Universidade do Contestado (UNC), Centro de Eventos no Parque de Exposições, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e Campo de Futebol na comunidade da Vila São José.

As equipes classificadas irão disputar a etapa estadual no final de julho no município de Caçador.

Informações adicionais para a imprensa:
Dalva Pagnoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail:  comunicacao@cda.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (49) 3482-6008 / 99125-5924
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrconcordia


Foto: Homero Buzzi/ADR Rio do Sul

Desta segunda-feira, 19, até 23 de junho, acontece em Rio do Sul, a Fase Regional da ADR Rio do Sul dos Jogos Escolares de Santa Catarina, reunindo alunos-atletas de 12 a 14 anos. A competição tem as modalidades de atletismo, futsal, tênis de mesa e xadrez nos naipes masculino e feminino.

O futsal feminino tem chave única na disputa pela vaga entre as escolas, Adolfo Hedel, de Agrolândia, Ceplas, de Rio do Sul, Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo, e Tereza Cristina, de Laurentino. No futsal masculino, também com chave única, estão na disputa as equipes do Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul, Expedicionário Mário Nardelli, de Rio do Oeste, Tereza Cristina, de Laurentino, Adolfo Boving, de Braço do Trombudo, e Adolfo Hedel, de Agrolândia.

No badminton masculino, o Colégio Ceplas, de Rio do Sul, foi classificado direto para a Etapa Seletiva, e no naipe feminino, já está classificada a equipe de badmington do Colégio Daniel Maschio, de Rio do Sul. No Basquete, em ambos os naipes, o Colégio Paulo Cordeiro, de Rio do Sul, já tem vaga na Etapa Seletiva. Também estão diretamente classificadas na Seletiva as equipes da Unidavi, de Rio do Sul, no handebol feminino, da Daniel Maschio, de Rio do Sul, no vôlei masculino; e do Instituto Maria Auxiliadora, de Rio do Sul, no vôlei feminino.

Os participantes do atletismo são: Instituto Maria Auxiliadora, COC, Pedro dos Santos, Ceplas, Paulo Cordeiro, Ricardo Marchi, Daniel Maschio, Alfredo Dalfovo, Colégio Sinodal Ruy Barbosa, Colégio Dom Bosco, Paulo Zimmermann, Francisco Altamir Wagner, Sebastião Back, Willy Hering e Unidavi, todos de Rio do Sul.  Adolfo Hedel, de Agrolândia, Expedicionário Mário Nardelli, de Rio do Oeste, Adolfo Boving e Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo, e Tereza Cristina, de Laurentino. A modalidade atletismo será realizada no dia 27 de junho no Estádio Municipal Prefeito Alfredo João Krieck, no Bairro Canoas, em Rio do Sul. 

Na modalidade de xadrez, no naipe feminino, disputam as escolas COC, de Rio do Sul, Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo, e Adolfo Hedel, de Agrolândia. No xadrez masculino, o Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul, Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo, e Adolfo Hedel, de Agrolândia. No tênis de mesa feminino, disputam vaga as equipes das escolas Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo, e Unidavi, de Rio do Sul; e na modalidade tênis de mesa do naipe masculino, as escolas Adriano Mosimann, de Braço do Trombudo, e Colégio Sinodal Ruy Barbosa, de Rio do Sul.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 98855-3946  

Mais de mil acadêmicos e professores se reúnem a partir desta quarta-feira, 14, em São Bento do Sul, para participar da edição de 2017 dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc).


Foto: Saul Oliveira/SOL

Nesta terça-feira, 13, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan, homologou a posse dos novos integrantes do Conselho Estadual de Esporte. O evento foi realizado no auditório da Secretaria, em Florianópolis, e contou com a presença de autoridades do meio esportivo catarinense.

Pavan destacou a consistência do currículo de cada membro do colegiado e também a experiência pessoal e profissional de cada um. “Nos orgulha empossar um grupo com tamanha competência, com total capacidade de atuar junto à Secretaria, nos orientando e apontando os caminhos para o fortalecimento do esporte catarinense”, frisou.

O biênio 2017/2019, o CED será presidido por Alexandre Beck Monguilhott, representando o Governo do Estado. Monguilhott, que já esteve à frente do colegiado no período de 2013 a 2015, sucede Michele de Souza. O presidente empossado destacou o papel dos membros do Conselho para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à área. “Vamos trabalhar para fazer mudanças que forem necessárias, mas sobretudo para manter em destaque o esporte catarinense que sempre foi motivo de orgulho para nós”, disse.

O presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano Junior, membro nato do Conselho, agradeceu aos conselheiros que encerraram o pleito e salientou a responsabilidade dos conselheiros empossados. “Vamos atuar em conjunto e estreitar o relacionamento com entidades e associações esportivas para buscar soluções que fortaleçam o esporte em Santa Catarina”.

Composição do CED 2017/2019

Alexandre Beck Monguilhott - Presidente 
Representa o Governo do Estado

Erivaldo Nunes Caetano Junior
Membro nato - Presidente da Fesporte

Alexandre Trevisan Schneider
Representa Condiesef

Cláudio B. Antoniolli
Representa o Governo do Estado

Darcio De Saules
Representa o Governo do Estado

Deraldo Ferreira Oppa
Representa Afesc

Enio Francisco Demoly Neto
Representa o Governo do Estado

Frederico Herondino Leite Neto
Representa Afesc

Gil Artifon
Representa Região-Oeste

Jefferson Roberto Seeber
Representa o Governo do Estado

José Bonifácio Telles
Representa Acesc

Luiz Cesar Abrahão
Representa o Governo do Estado

Marcio Elisio
Representa Região Leste-Norte

Maria Aparecida Alves
Representa Região Sul

Nilo Borgonovo
Representa o Governo do Estado

Nilson Roberto F. Cruz
Representa o Governo do Estado

Osvaldo Juncklaus
Representa o Governo do Estado

Paulo Rogério Maes Junior
Representa Cref Sc

Roberto Francisco Wesoloski
Representa o Governo do Estado

Sérgio Luis Schlemper
Representa Região Centro-Oeste

Informações para a imprensa:
Carla Coloniese
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
imprensa@sol.sc.gov.br
48 3665 7436

Micro Jesc 12-14
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Com as decisões do voleibol e do futsal na última sexta-feira, 9, em Mafra, foram definidas as equipes classificadas na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra.

No voleibol masculino, classificou-se a EEB Manoel E. Furtado, de Papanduva, e no feminino, a EEB Marta Tavares, de Rio Negrinho. Já no futsal, a EEB Alinor Vieira Corte, de Papanduva, classificou-se no masculino, e a EBM Jerônimo Cesar Pachedo, de Campo Alegre, no feminino.

As equipes se juntam à EEB Santo Antônio, de Mafra, classificada no basquetebol feminino, e à EBM São Sebastião, de Mafra, no masculino. Para finalizar, a EBM Lucinda Pscheidt, de Rio Negrinho, classificou-se no handebol masculino e feminino.

Agora, as escolas classificadas na microrregional da ADR Mafra vão disputar a etapa seletiva, que reúne também as equipes vencedoras das ADRs de Canoinhas e Joinville.

A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina 12 a 14 anos é um evento do Governo do Estado, promovido pela Fesporte em parceria com a ADR Mafra e as Prefeituras. 

 Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de comunicação
Agência de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmafra

Nesta quinta, 8, na Escola de Governo (ENA), em Florianópolis, representantes do Governo do Estado e da sociedade civil organizada reúnem-se para pensar o setor de turismo, cultura e esporte em Santa Catarina nos próximos 13 anos. O workshop faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Catarinense para 2030, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio da UFSC.

Por meio de trabalhos em grupos, os participantes vão apresentar propostas de objetivos estratégicos, diretrizes e indicadores com a orientação do professor da UFSC Pablo Bittencourt. Como preparar o setor do turismo, cultura e esporte, além de indústria, comércio, ciência e tecnologia, compõe a dimensão Desenvolvimento Econômico do Plano SC 2030.

Sobre o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 abordará quatro grandes dimensões: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, em cooperação com a UFSC e com apoio da Fapesc.

Será construído de forma participativa a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina. Busca responder as seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e com quais instrumentos de governança.

Até final de junho serão realizados workshops setoriais abordando os temas: indústria, comércio, ciência e tecnologia; pessoal e finanças; cultura, esporte e turismo; saúde; educação; segurança pública; assistência social, trabalho e habitação; agricultura e pesca; meio ambiente; infraestrutura; mobilidade urbana. Depois dessa etapa, a equipe técnica fará entrevistas com especialistas de cada área e apresentará o conteúdo em workshops regionais (Grande Florianópolis, litoral norte, litoral sul, Planalto Serrano, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e Oeste).

Informações adicionais para imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/99186-9740


Classificadas do xadrez feminino. Foto: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha

A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Cataria (Jesc) 12 e 14 anos se iniciou no município de Maravilha no último dia 29. Os jogos são realizados pelo Governo de Santa Catarina por meio da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha e da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).


Foto: Heron Queiroz

Municípios da ADR Maravilha participaram da etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) que iniciaram na noite de quarta-feira, 17, em Blumenau. A abertura oficial do evento foi realizada no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz, o Galegão e foi marcada com uma festa de características alemã.

Mais de 2 mil competidores a partir de 60 anos participaram das competições nas modalidades de: bocha, bolão 23, canastra, truco e dominó, bem como o handebol e o vôlei adaptados à terceira idade.

Os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Ferporte, encerraram neste domingo, 21. O integrador educacional da área dois, Carli Luiz Michels, que acompanhou os atletas da ADR Maravilha, afirma que, indiferente da colocação de cada município, a participação dos atletas foi gratificante, as disputas foram para os participantes da melhor idade, lazer e diversão.

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117

Foto: Heron Queiroz


Foto: Antonio Prado/Fesporte

Um misto de saudade e gostinho de quero mais contagiou as quadras esportivas de Blumenau neste domingo, 21. Foi o último dia de competição da etapa estadual da 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de Santa Catarina. As disputas começaram na quarta-feira, 17, com a participação de 2.300 competidores com idades entre 60 a 92 anos provenientes de 172 municípios.

Clique aqui e baixe o boletim final com os campeões

Por ser um evento de participação, os Jasti não têm um campeão-geral, mas, de forma individual, Blumenau foi o que mais se destacou ao conquistar três troféus de campeão: o masculino e feminino da bocha e o feminino do bolão.

Durante os cinco dias de competição a briga foi por medalhas e troféus na bocha, bolão 23, canastra, dominó, truco, handebol e voleibol e danças. O evento foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Blumenau.

A grande novidade desta 10ª edição dos Jasti foram as transmissões ao vivo de algumas competições pelo Facebook oficial da Fesporte. Só no último dia da dança, mais de 150 mil pessoas acompanharam ao vivo as disputas da dança de salão. Um recorde. Somando todas as visualizações, os números ultrapassaram dos 250 mil pessoas assistindo ao vivo os Jasti.

“Isso mostra que o esporte tem um público cativo, não importando a idade, e tendo uma tecnologia adequada para as transmissões poderemos expandir ainda mais estes números”, destaca o Marcelo Greuel, diretor de administração da Fesporte.

Domingo de decisões

O domingo foi de definição dos últimos campeões dos Jasti. No truco masculino o título ficou com Águas de Chapecó, com o time formado por Arlindo Gnoato, Valdecir e Zeferino Perosso. Eles venceram por 2 a 1 a equipe de Novo Horizonte.

No bolão masculino, Jaraguá do Sul terminou a competição em primeiro lugar, com 697 pontos, seguido de Blumenau, em segundo, com 693 pontos.

Já no bolão feminino, as blumenauenses conquistaram o troféu de campeão com 693 pontos sobre Timbó, que ficou com o vice-campeonato e 684 pontos.

Blumenau também fez bonito na bocha, vencendo no masculino e no feminino. Entre os homens, a vitória foi de 12 a 3 sobre Ireneópolis, e entre as mulheres, o placar foi de 12 a 9 diante de Palma Sola.

Quem também fez bonito foi o município de Antônio Carlos que venceu o dominó masculino por 2 a 1 ao município de Bom Retiro. Time campeão: Bertoldo Elias, Ivens Scherer e Néri Clasen.

O melhor do dominó feminino foi Navegantes que venceu na final por 2 a 0 o município de São Batista. O time campeão formou com Armélia, Jandira e Maria Terezinha.

A canastra masculina teve seu time campeão vindo de Bom Retiro, formado por Aduci Rosa, Laércio Schlempern e Lindolfo Passos. Eles conquistaram 3.010 pontos, contra 2.490 pontos de Palmitos.

Guaramirim, com Gertrudes Kamer, Lúcia Fogular e Valzita Sasse, conquistou o troféu de campeão na canastra feminina ao somar 3.220 pontos diante de Águas de Chapecó, que ficou com a segunda colocação com 3.040 pontos.

Por fim, para fechar o dia dos campeões, o vôlei masculino consagrou o município de Treze Tílias, que venceu na final Balneário Camboriú por 2 a 0 com parciais de 15/3 e 15/8.

Entre as mulheres o troféu de campeão do vôlei coube a Brusque, após vencer na final a Pomerode por 2 a 1 com parciais de 15/14, 11/15 e 15/8.

Ao fazer uma avaliação do evento, o presidente da Fesporte Erivaldo Caetano Júnior disse que ficou bastante satisfeito com o resultado final. “Os Jasti em Blumenau superaram todas as expectativas. O nível técnico das apresentações da dança e a introdução de novas modalidades como handebol e vôlei foram um diferencial nesta edição. Por isso parabenizo todos os envolvidos na organização deste evento”.

Confira todos os campeões

Bolão masculino: Jaraguá do Sul

Bolão feminino: Blumenau

Bocha masculina: Blumenau

Bocha feminina: Blumenau

Canastra masculino: Bom Retiro

Canastra feminino: Guramirim

Dominó masculino: Antônio Carlos

Dominó feminino: Navegantes

Dança folclórica: Florianópolis

Dança coreográfica: Balneário Camboriú

Dança de Salão 60 a 69 anos: Agronômica

Dança de Salão acima 70 anos: Rodeio

Truco masculino: Águas de Chapecó

Truco feminino: Caçador

Handebol masculino: Balneário Camboriú

Handebol feminino: Itajaí

Vôlei masculino: Treze Tílias

Vôlei feminino: Brusque

Assessoria de Comunicação - Fesporte 

Texto: Antonio Prado (48) 9 8802-7742
Fabiano Linhares - (48) 98802-7742
Heron Queiroz 
Mariana Hendler
Zenilda Stein
Tel: (48) 36656126, 36656127, 36656128