Abertura dos Jesc em Mafra. Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Os municípios de São Bento do Sul e Rio Negrinho irão respirar os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) no próximo final de semana. Entre sexta-feira, 18, e domingo, 20, cerca de 1,6 mil estudantes com idades entre 12 a 14 anos de 170 escolas buscarão marcar seus nomes na história da competição. 

O objetivo de cada um será conquistar a tão sonhada medalha de ouro na etapa estadual nas modalidades de badminton, ciclismo, futsal, handebol, vôlei, luta olímpica e xadrez. 

Estas modalidades em São Bento do Sul e Rio Negrinho complementarão a programação iniciada na primeira parte dos Jesc realizada em Mafra entre os dias 11 e 12, com as modalidades de atletismo e judô. Posteriormente, a etapa estadual dos Jesc finalizará entre os dias  25 e 27 de agosto, com as disputas das modalidades de basquetebol e tênis de mesa, novamente em São Bento do Sul.

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios sedes e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, presidente da Fesporte, destaca que os Jesc estão entre os eventos mais importantes da instituição. “O esporte escolar é o caminho para a descoberta não somente de novos talentos esportivos, mas também para permitir o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Os Jesc capacitam os jovens a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas”, disse.

>>> Confira a programação completa no site da Fesporte

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

 

 


Fotos: Nery Nader Jr./ADR Mafra

No início da manhã de sexta-feira, 11, foi realizada a abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) na pista de atletismo da Universidade do Contestado (UnC) em Mafra. O município sediará, até sábado, 12, as competições de atletismo, judô e tênis de mesa.

Estas modalidades esportivas foram descentralizadas da sede dos Jesc e Parajesc, São Bento do Sul, em função de uma necessidade de readequação de calendário de eventos.

Estiveram presentes na abertura o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano Júnior (Vadinho), o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, o pró-reitor da UnC de Administração e Planejamento, Luciano Bendlin, e o diretor do campus de Mafra, Tadeu David Geronasso, juntamente com os árbitros, técnicos, integradores esportivos, colaboradores e atletas de todas as regiões do estado.

Abel Schroeder agradeceu a Fesporte por confiar tão importante competição aos municípios da ADR Mafra, destacando ainda a importância do esporte e lembrando aos atletas que tão importante quanto a garra nas disputas é a lealdade em cada prova. Por fim, o secretário declarou abertos os Jesc e Parajesc.

Mafra - Abertura da etapa estadual dos Jesc e Parajesc

Pela programação, o judô (única competição disputada apenas no sábado, 12) será realizado no Ginásio Wilson Buch. O atletismo dos Jesc e Parajesc acontecem paralelamente na pista da UnC, nos dias 11 e 12. E na escola Santo Antônio, serão realizadas as competições de tênis de mesa dos Parajesc. Ao todo, mais de 1,1 mil atletas estarão competindo em Mafra ao longo da sexta-feira e do sábado.

Na semana seguinte, dia 17, chegam a São Bento do Sul e Rio Negrinho as delegações, integradores e arbitragem para as competições que acontecem entre os dias 18 e 20 de agosto - handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, ciclismo e luta olímpica. Por fim, entre os dias 25 e 27 de agosto, também em São Bento do Sul, serão realizadas as disputas nas modalidades de basquete e tênis de mesa.

Os campeões por modalidade e prova dos Jesc se classificarão para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional –, que ocorrem em Curitiba, de 12 a 21 de setembro. Já no paradesporto, a classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais acontece por índice. São 24 vagas, divididas por categorias (A e B) e gêneros (masculino e feminino), para o atletismo, e oito para o tênis de mesa, divididas nas deficiências física e intelectual, gênero e categoria. Além disso, os atletas que não se classificarem para o atletismo ou tênis de mesa serão avaliados por classificadores para compor a delegação catarinense nas equipes de golbol e futebol de sete.

Jesc e Parajesc são eventos do Governo de Santa Catarina, promovidos por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e prefeituras dos municípios-sede.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra


Fotos: Saul Oliveira / SOL

Com o auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) lotado, o secretário Leonel Pavan assinou nesta segunda-feira, 7, contratos para liberação de R$ 500 mil a atletas catarinenses de alto rendimento. Neste primeiro momento foram contemplados 31 desportistas olímpicos e paralímpicos, internacional, nacional e estadual. Em razão de compromissos com competições, quatro atletas beneficiados não puderam participar da solenidade e assinarão os contratos quando retornarem a Santa Catarina. Outras propostas habilitadas na primeira fase de seleção do programa encontram-se em reanálise técnica e nos próximos dias também devem ser contratadas.

Será realizado em Rio do Sul, no dia 23 de agosto, o I Seminário de Gestão e Sustentabilidade do Esporte e do Lazer Catarinense para discutir sobre as potencialidades e desafios da área, estabelecendo o diálogo com representantes governamentais e a sociedade. O evento será no Parque Universitário Norberto Fran (Unidavi), com início às 8h30. Interessados em participar devem efetuar a inscrição neste link.

O seminário está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em parceria com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Conselho Estadual de Esporte (CED) e Tribunal de Justiça Esportiva (TJD/SC), além disso conta com o apoio da Prefeitura de Rio do Sul, por meio de sua Fundação de Esportes e Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi).

O secretário de estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, reforça que o convite se estende a prefeitos, dirigentes municipais, técnicos da área esportiva e acadêmicos. “Quanto maior a participação, mais amplos serão os debates. Será um evento muito importante para a SOL, que poderá conhecer as necessidades dessa área nas diferentes regiões”, destaca.

Confira a programação:

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura da solenidade

10h - Apresentação Plano Estadual de Esporte e Lazer (PEEL) – Aline Maria Floss – Gerente de Políticas de Esporte da SOL

10h30 - Mesa Redonda
- Importância dos Conselhos de Esporte – Alexandre Beck Monguilhott – Presidente do Conselho Estadual de Esporte;
- Funcionamento dos Tribunais de Justiça Desportiva – Dr. Mário César Bertoncini – Procurador Geral do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina;
- Relevância da Implementação dos Sistemas Municipais de Esporte e Lazer – Carla Rosana Krug - Gerente de Projetos Esportivos/SOL;

11h45 - Espaço para Questionamentos

12h - Intervalo para Almoço

14h - Apresentação dos resultados obtidos na pesquisa Suplemento de Esporte - ESTADIC/MUNIC - 2016 - IBGE - César Maior

14h30 - Estratégias da FESPORTE para o segmento esportivo – Mediador: Erivaldo Caetano Nunes Júnior – Presidente da FESPORTE
A experiência de parcerias privadas na esfera pública no segmento esportivo – Marcelo Greuel – Diretor Administrativo e Financeiro da FESPORTE
FESPORTE em números: Estratégias para a organização de eventos esportivos – Darcio de Saules – Diretor de Esportes da FESPORTE

15h20 - Ações Estratégicas da SOL para o fomento do setor esportivo – Leonel Pavan - Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

16h10 - Apresentação de Cases – Eventos da FESPORTE (JASC/ JASTI/ OLESC/ PARAJASC) – Dirigentes Esportivos Municipais

17h30 - Encerramento

Informações adicionais para a imprensa

Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) assina na próxima segunda-feira, 7, contratos de apoio financeiro para atletas catarinenses, por meio do Programa Alto Rendimento, do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). O evento iniciará às 14h, no auditório da SOL, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Serão disponibilizados R$ 500 mil para atletas de modalidades individuais, nas categorias Olímpico ou Paralímpico, Internacional, Nacional e Estadual. Serão firmados 31 contratos. Outras propostas habilitadas na primeira fase do programa encontram-se em reanálise técnica e o contrato será firmado posteriormente.

Após a cerimônia de assinatura, a Gerência de Fiscalização de Projetos Incentivados da SOL fará uma explanação sobre a prestação de contas, quando abordará as principais dificuldades enfrentadas pelos proponentes na comprovação do uso adequado dos recursos públicos.

Seleção

A seleção dos proponentes foi feita por uma Comissão de Análise, criada por portaria especificamente para esta atividade. Inicialmente, a comissão hierarquizou 28 projetos que cumpriram rigorosamente os pré-requisitos para o pleito. Contudo, considerando que as propostas não absorveriam o total de recursos disponibilizados, outras 10 foram selecionadas.

“O valor excedente nos permitiu ampliar a lista de atletas, ranqueados na forma do Programa Alto Rendimento. Eles serão beneficiados progressivamente dentro do recurso existente, obedecidos os tetos limites de cada categoria e a disponibilidade de recursos no Fundo", explica o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

Vale salientar que, para o efetivo pagamento, os atletas precisam estar com o Demonstrativo de Atendimento dos Requisitos para Transferências Voluntárias (Dart) atualizado.


ATLETAS CONTEMPLADOS

OLÍMPICOS OU PARALÍMPICOS

Ymanitu Geon da Silva Tênis - paratleta - Tijucas
André Arthur Dutra Remo - paratleta - Florianópolis
Josiane Dias de Lima Remo - paratleta - Florianópolis

INTERNACIONAIS

Éder Geovani Luciano - Bodyboarding - Itapema
Ana Julia Goulart Librelato - Xadrez - Içara

NACIONAIS

Douglas Brose - Karatê - Florianópolis
Maike Steffen Machado de Oliveira - Karatê - Blumenau
Gabriela Luisa Vicente Feller - Xadrez - Blumenau
Gabriel de Borba - Xadrez - Blumenau
Grazielle Silva Bernardino - Esporte de força - Camboriú
Luiz Henrique da Silva Bugança - Xadrez - Lages
Vitória Kretzer - Karatê - São José
Cícero Bezerra - Esporte de força - Camboriú
Lucas Jean Jung - Natação - Blumenau
Eduardo Nierdele de Abreu e Menezes - Tênis - Florianópolis
Edemilson Gutz dos Santos - Karatê - Rio do Sul
Felipe Figueiredo Formentin - Tênis de mesa - paratleta Criciúma
Laura de Souza Losekann - Karatê - Tubarão
Guilherme de Borba - Xadrez - Blumenau
Carolina Xavier Laydner - Tênis - Florianópolis
Nathan Felipe Filgueiras - Xadrez - Blumenau

ESTADUAIS

Lucas Guilherme Kaiser Demétrio - Natação - Joinville
Isabela Rocha de Faria - Iatismo - Florianópolis
Ryan Wesley da Costa Caetano - Xadrez - Blumenau
Valentina Dal Pai de Almeida Santos - Tênis - Florianópolis
Allegra Beatrice Hodson - Tênis - Florianópolis
Leonardo Schmitz Frederico - Tênis - Tijucas
Sofia Rocha de Faria - Iatismo - Florianópolis
Luiz Antônio Laudelino Coelho - Karatê - Fraiburgo
Gabriel Busato e Silva - Tênis - Jaraguá do Sul
Manuel Leopoldo Matos Pazos Pazos - Tênis - Florianópolis

Informações adicionais para a imprensa:
Carla Coloniese
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436
www.sol.sc.gov.br

Microrregional da Olesc 2017

O município de Salete sediou nesta quinta-feira, 3, a etapa microrregional da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Os jogos, que classificaram duas equipes para a etapa seletiva, aconteceram no Ginásio de Esportes Roberto Schreiber. No futsal feminino, a equipe de Pouso Redondo conquistou a primeira colocação. Já no futsal masculino, a primeira colocação ficou com a cidade sede, Salete.

Conforme a integradora educacional Cleide das Neves, as equipes vão continuar treinando para competir representando a Regional de Taió na seletiva, que será realizada em Pouso Redondo, com data a confirmar.

Microrregional da Olesc 2017

A Olesc tem a promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as ADRs e os municípios-sede.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio


Foto: Nery Nader Jr./Arquivo ADR Mafra

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos terão como sede o município de São Bento do Sul e serão disputados durante o mês de agosto. O evento será realizado em parceria com Rio Negrinho, que recebe metade das disputas nas modalidades coletivas, e com Mafra, que sediará as provas individuais de atletismo e judô. Juntos, os três municípios irão receber mais de três mil alunos atletas.

Em Mafra, as competições têm início com o atletismo, entre os dias 10 e 12, na pista da Universidade do Contestado (UnC). No dia 12, no ginásio da EEB Santo Antônio, acontecem as provas de judô.

Na semana seguinte, dia 17, chegam a São Bento do Sul e Rio Negrinho as delegações, integradores e arbitragem, sendo que as competições acontecem entre os dias 18 e 20 de agosto nas modalidades de handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, ciclismo e luta olímpica.

Finalmente, entre os dias 25 e 27 de agosto, em São Bento do Sul, serão realizadas as disputas no basquete e no tênis de mesa.

Nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) serão disputadas, também no mês de agosto, as modalidades de atletismo e tênis de mesa.

As provas de algumas modalidades já foram realizadas antecipadamente no mês de julho, como a ginástica rítmica, sediada em Florianópolis, cujas datas foram adequadas ao calendário da Federação Catarinense de Ginástica, e a natação, que foi realizada em Blumenau.

Jesc e Parajesc são eventos do Governo de Santa Catarina, promovidos por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e prefeituras dos municípios-sede.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra


Fotos: James Tavares / Secom

A cidade de Lages, na Serra Catarinense, iniciou a contagem regressiva para a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2017. Com a presença do governador Raimundo Colombo, o lançamento oficial da competição ocorreu na noite desta quinta-feira, 27, na cidade sede dos Jogos. O evento marca os 100 dias que antecedem um dos maiores eventos esportivos de Santa Catarina programado para o período de 3 a 11 de novembro. Na solenidade, foram homenageadas personalidades com o troféu Amigo do Esporte e lançado o troféu da 57ª edição dos JASC.

"O esporte tem essa capacidade de unir as pessoas, de promover o convívio, o lazer e a confraternização entre os atletas e a comunidade. E a grandeza dos Jogos Abertos de Santa Catarina reforça essa tradição e a responsabilidade de resgatar toda a sua importância", disse o governador, que revelou já ter participado dos JASC como goleiro de futsal.

 Novo troféu dos Jasc é lançado em Lages
Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Um novo conceito para resgatar e dar ainda mais ênfase a uma tradição de quase seis décadas. Nesta quinta-feira, 27, a Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) apresenta o novo troféu dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). No lançamento oficial da 57ª edição dos Jasc, a 100 dias do evento, na noite desta quinta, em Lages, o objeto mais cobiçado pelos municípios catarinenses do maior evento esportivo estará em exibição pela primeira vez.

Será no Clube Caça e Tiro 1º de Julho, a partir das 19h30 desta quinta, que o novo troféu dos Jasc estará exposto. Ele só será entregue em novembro, ao município campeão.

Em sua essência e no próprio formato, o troféu simboliza a integração e a união do povo catarinense por meio do esporte. Além disso, há ênfase na tradição dos jogos que há quase seis décadas percorre Santa Catarina com o espírito esportivo. Na base do troféu, as cidades campeãs, desde a primeira edição, estão expostas.

 Novo troféu dos Jasc é lançado em Lages

O novo troféu é mais um dos elementos que o Governo de Santa Catarina, juntamente à Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte e a Fesporte, busca como aproximação dos catarinenses através da prática esportiva.

"Essa bela peça foi criada com o intuito de dar estímulo aos munícios participantes dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Ela transmite a ideia da união do esporte e da união dos atletas através dessa conquista. Para a Fesporte, tem um significado muito grande, pois é um símbolo da recuperação dos Jogos Abertos", conta Erivaldo Caetano Júnior, presidente da Fesporte.

Com 90 centímetros de altura e 40 centímetros de diâmetro, o troféu pesa 22 quilos. E, ao contrário dos modelos anteriores, será transitório. A cidade campeã terá a posse por 30 dias, depois ele será exposto em diferentes locais do Estado.

Detalhes do troféu

Altura: 90 centímetros

Diâmetro: 40 centímetros

Peso: 22 quilos

Material: aço de carbono recortado e com polimento

Revestimento: banho de níquel e croma, com acabamentos de banho dourado

Placas com as cidades campeãs: aço fotogravado

Base: resina poliéster

Mais informações para a imprensa:
Renan Koerich
Assessoria de Comunicação
Fundação Catarinense de Esportes - Fesporte 
Fones: (48) 36656126 / (48) 98802- 7742
www.fesporte.sc.gov.br

 

Foto de arquivo: Antonio Prado / Fesporte

Quando começar a etapa estadual da 30ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a partir deste sábado, 22, em Caçador, cerca de 3 mil atletas de 81 municípios, com idade entre 15 a 19 anos, lutarão não somente por uma boa participação. A briga será, claro, pela medalha de ouro e, principalmente, para tentar impedir mais uma conquista ou de Blumenau ou de Joinville. As cidades detêm a hegemonia do Estado e devem atrair os olhares até o final, no dia 29.

A briga pelo troféu promete ser acirrada. Na história dos Joguinhos Abertos, são 14 conquistas de Blumenau contra 12 de Joinville. Por isso, cada uma das 16 modalidades será fundamental pela luta pelo título.

Estão no programa da competição: atletismo, basquetebol, caratê, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de duplas e xadrez. A natação foi realizada dia 16, em Palhoça, com Joinville sendo campeão no masculino e Blumenau no feminino.

A cerimônia de abertura está prevista para sábado, às 19h, no Ginásio do Sesi, com capacidade para 2 mil pessoas. Além dos desfiles dos municípios participantes, a noite contará com a apresentação do “Bike Session”, um grupo paranaense que realiza acrobacias com bicicletas. Para um dos pontos altos da noite, um atleta de futsal de Caçador: Julian Cesar Monteiro, será o responsável pelo acendimento da pira. Cesar Carneiro, do handebol, também da cidade-sede, realizará o juramento.

“Não tenho dúvidas que mais uma vez faremos um grande evento esportivo, pois as instituições envolvidas na organização têm muita experiência”, destaca Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho, presidente da Fesporte, que promove o evento em parceria com a prefeitura local e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Caçador.

Essa será a segunda vez consecutiva que Caçador é a cidade-sede. No último ano, o município campeão foi Joinville. Na 30ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, incluindo todas as etapas (microrregionais e seletivas), foram inscritos 8.201 atletas de 170 municípios.

Galeria dos campeões

Blumenau 14 títulos
Joinville – 12
Florianópolis – 2
Concórdia – 1

*Em 2009 a competição foi cancelada em virtude do surto de “Gripe A”, em Santa Catarina 

Histórico dos Joguinhos Abertos

A ideia de criação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina surgiu em novembro de 1986, com o então coordenador de Desportos, professor Felipe Abraão Neto, que encaminhou a proposta ao governador Pedro Ivo Campos.

Com a aprovação do projeto, iniciaram-se os trabalhos de supervisão regional por uma equipe formada por Luis Carlos Gonzaga Barbosa, Odilon Alfredo Morona, Celso Ramos Sedrez, Jair Venâncio, Werner Erbele e Carlos Alberto Anzoategui. Tiveram início também as discussões para montagem do regulamento técnico.

A primeira edição dos Joguinhos ocorreu no período de 24 de novembro a 4 de dezembro de 1988, em Curitibanos, com a participação de 160 municípios. Já naquela edição despontavam grandes revelações, como Gustavo Kuerten (tênis), Carlos Schwanke (vôlei) e Fernando Scherer (natação).

Texto: Antonio Prado
(48) 9 9696-3045

Assessoria de Comunicação - Fesporte
Renan Koerich
Antonio Prado
Heron Queiroz
Zenilda Stein
Tels: (48) 36656126, 36656127, 36656128