Técnicos da Fesporte e da CCO nas ultimas tratativas do congresso técnico. Foto: Antonio Prado/Fesporte

A Sociedade Esportiva Bandeirante (SEB), clube mais tradicional de Brusque, receberá na quinta-feira, 19, às 20h, a Cerimônia de Acendimento do Fogo Simbólico dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A solenidade, há 31 anos, anuncia para todo o estado o início da maior competição esportiva de Santa Catarina.

A SEB que foi o principal palco de competições da primeira edição dos Jasc e das demais edições realizadas no município (1965, 1985, 2000 e 2010), volta a ser o cenário da cerimônia do fogo, que, nos últimos anos estava sendo realizada na Arena Brusque.

Segundo o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Jr., o Vadinho, utilizar a estrutura da SEB faz parte do resgate da história dos Jasc. “Olhar para o futuro e buscar o desenvolvimento requer que você também se volte para o passado e resgate a história para que o evento seja visto com ainda mais valor. E os Jasc precisam dessa valorização. Isso é um grande motivador aos nossos atletas”, disse.

São aguardadas autoridades de diversos municípios participantes, sobretudo de Brusque, berço dos Jogos Abertos, e de Lages, sede desta 57ª edição, além de autoridades que estarão representando o Governo do Estado, que promove o evento, e seus apoiadores.

Congresso técnico

Na tarde desta quinta-feira, 19, a partir das 14h30, terá início o congresso técnico da etapa estadual da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no Serrano Tênis Clube, em Lages. No congresso, entre outras coisas, os representantes dos municípios participantes conhecerão seus adversários por meio do sorteio que definirá a composição das chaves das modalidades coletivas, além de outras orientações técnicas referentes à competição.

O encontro servirá também para os organizadores instruírem os participantes sobre as especificidades de cada modalidade (inclusive as que não participarão do sorteio e terão congresso técnico específico às vésperas do início de cada modalidade) e para orientações do município-sede sobre o evento, além da logística da competição. 

Durante à tarde desta quarta-feira, 18, técnicos da Fesporte e Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc estiveram reunidos no Ginásio de Esportes Jones Minosso, em Lages, discutindo os últimos detalhes do congresso técnico e também sobre a infraestrutura dos Jasc. 

A etapa estadual da 57ª edição dos Jasc será realizada de 3 a 11 de novembro, em Lages e é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages. 

Participarão dos Jasc aproximadamente 4,6 mil atletas de mais de 90 municípios disputando 46 troféus em 27 modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, remo, tiro (armas curtas, armas longas e ao prato), triathlon, xadrez, basquetebol, bocha, bolão 16, bolão 23, futebol, futsal, handebol, punhobol, tênis, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia.

Informações adicionais para a imprensa
Heron Queiroz
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 9 9635-9617
E-mail: heronqueiroz@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte abriu prazo até o dia 27 de outubro para entidades esportivas e paradesportivas do Estado indicarem nomes de atletas, equipes, técnicos, árbitros e entidades para a premiação de 2017 do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. A cerimônia de premiação está programada para o dia 28 de novembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, quando serão anunciados os vencedores das 15 categorias escolhidos por uma comissão formada por representantes de oito entidades ligadas ao esporte.


Joinville. Foto: Heron Queiroz/Fesporte

Foram sete dias de disputas, com direito a dois adiamentos do atletismo devido às fortes chuvas, mas neste sábado, 14, chegou ao fim a etapa estadual da 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Rio do Sul. Ao final das competições, Joinville se consagrou como campeão geral com 115 pontos. Foi a oitava vez na história que os joinvilenses ganham o título máximo, nos três últimos anos de forma consecutiva.

Nesta edição da Olesc, Joinville venceu, no masculino do caratê e do tênis e no feminino do atletismo e do tênis de mesa.“No geral, fizemos uma ótima competição. Esta conquista é o resultado de um trabalho de base que vem sendo feito há três anos. Conseguimos superar adversidades e, por isso, estamos bastante satisfeitos pelo resultado”, disse Kelvin Soares, diretor técnico da Secretaria de Esportes de Joinville.

>>> Confira os boletins do evento com todos os resultados

Blumenau fechou sua participação em segundo lugar geral, com 99 pontos, seguido de Itajaí, em terceiro lugar com 81.

Ao avaliar a competição, o prefeito de Rio do Sul  José Thomé, disse que o evento trouxe um aporte econômico importante para o comércio local e também uma energia positiva à cidade. “Rio do Sul foi por sete dias a capital do esporte de Santa Catarina, e isso nos motiva a pleitear, no futuro, outros eventos da Fesporte”, destacou o prefeito.

Para o coordenador geral da Olesc, Mauricio Scharf, a competição foi bastante positiva, pois os jogos transcorreram de forma dinâmica e sem nenhum incidente que atrapalhasse a competição. “Chegamos ao final com a sensação de dever cumprido. Tivemos uma ótima parceria da prefeitura de Rio do Sul, que não mediu esforços para a realização de um grande evento esportivo e uma competição de excelente nível técnico. Nossos objetivos foram alcançados e saímos da cidade satisfeitos”, concluiu.

A etapa estadual da Olesc em Rio do Sul começou dia 7, com a participação de três mil atletas de 13 a 16 anos de 70 municípios. Eles suaram a camisa e superaram seus limites por medalhas no atletismo, caratê, basquete, ciclismo, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A ginástica artística e rítmica foram realizadas em Blumenau, e a natação, em Palhoça.

O último dia da Olesc foi marcado por uma ação beneficente. A equipe técnica de funcionários da Fesporte, que trabalha na competição, realizou uma coleta financeira e doou 96 litros de leite ao Lar das Meninas, orfanato de Rio do Sul composto por 35 crianças acolhidas pela justiça que estão em situação de vulnerabilidade.

“Com isso, estes funcionários da Fesporte que estão aqui em Rio Sul aderiram à campanha que foi lançada na cidade intitulada Leite do Lar das Meninas”, destacou Eduardo Marzall, voluntário da instituição. “São estas ações de sensibilidade destes funcionários da Fesporte que nos faz acreditar que o Brasil tem jeito”, conclui Eduardo.

No ultimo dia de competição, foram conhecidos os campeões do judô no masculino e feminino e do basquete, futsal e voleibol no masculino ainda o feminino do handebol. A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, com parceria da Prefeitura Municipal local e 12ª Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul.

Conheça todos os campeões da Olesc 2017

Atletismo masculino:  Joinville

Atletismo feminino:  Blumenau

Basquete masculino: Porto União

Basquete feminino: São Miguel do Oeste

Ciclismo: Içara

Caratê masculino: Joinville

Caratê feminino: Blumenau

Futsal masculino: São José

Futsal feminino: Chapecó

Ginástica artística masculino: São Bento do Sul

Ginástica artística feminino: Blumenau

Ginástica rítmica: Brusque

Handebol masculino: Lages

Handebol feminino: Blumenau

Judô masculino: Itajaí

Judô feminino: Itajaí

Natação masculino: Joinville

Natação feminino: Jaraguá do Sul

Tênis masculino: Joinville

Tênis de mesa masculino: Joaçaba

Tênis de mesa feminino: Joinville

Voleibol masculino: Brusque

Voleibol feminino: Nova Trento

Xadrez masculino: Blumenau

Xadrez feminino: Florianópolis  

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

 

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), responsável pela realização do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, começou os contatos com entidades esportivas e paradesportivas para comunicar a abertura do prazo de indicação de atletas, equipes, técnicos, árbitros e entidades que se destacaram em 2017. A Gerência de Políticas de Esporte da SOL encaminhou para todas as entidades o link para o cadastramento, que poderá ser feito até 27 de outubro.

A partir das indicações será aberta a votação popular, por meio do site do evento, programada para início de novembro. Entre os indicados, o Conselho Estadual de Esportes (CED) fará a escolha de dois nomes por categoria. Desta forma, os cinco finalistas serão os três mais votados pela Internet e dois escolhidos pelo CED.

"Todas as iniciativas desta Secretaria são pautadas pela transparência. Com a 9ª edição do troféu, talentos serão laureados e reconhecidos, pela vontade popular, num evento que é a noite de gala do esporte catarinense", observa o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. A cerimônia de premiação está programada para o dia 28 de novembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte é uma iniciativa da SOL em parceria com o Instituto Guga Kuerten (IGK), que tem por objetivo premiar, a título de homenagem e reconhecimento, os destaques esportivos do ano. Nas oito edições anteriores foram agraciados 38 atletas, 12 entidades esportivas, 12 técnicos, 12 equipes e 7 árbitros.

Categorias premiadas

Esta será a primeira edição do prêmio após a publicação do decreto que atualizou as regras do Troféu Guga Kuerten e consolidou as 15 categorias que já vinham sendo premiadas desde 2013 por meio de Edital, são elas:

- atleta masculino;
- atleta feminino;
- atleta paradesportivo masculino;
- atleta paradesportivo feminino;
- atleta de futebol profissional;
- atleta-revelação;
- atleta-revelação paradesportivo;
- entidade esportiva;
- entidade paradesportiva;
- técnico;
- técnico do paradesporto;
- equipe esportiva;
- equipe paradesportiva;
- árbitro;
- árbitro do paradesporto.

Outras informações no site www.trofeuguga.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3665-7457 (Gepoe).

Informações adicionais para a imprensa

Carla Coloniese
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br

 


Foto: Heron Queriz / Fesporte 

A 17ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) começou na noite deste sábado, 7, em Rio do Sul. No ginásio Artenir Werner, a cerimônia empolgou e emocionou a todos, principalmente, aos atletas. O ponto alto foi o abraço entre todos os competidores, durante o discurso do presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho.

Além da união entre os jovens estudantes, a apresentação do grupo Axé Capoeira, de Rio do Sul, arrancou aplausos de todos no ginásio. Nesta edição, serão mais de três mil atletas que até o próximo dia 14, sábado, irão competir em 11 modalidades. São 72 municípios representados na competição. 

A Olesc foi aberta oficialmente pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. "Declaro aberta a 17ª edição da Olesc!", disse Pavan. 

Em seu discurso, Erivaldo Caetano Nunes, o presidente da Fesporte reforçou a importância da união entre os atletas e a maneira como uma competição esportiva promove benefícios e transformações sociais.

"Precisamos sempre trabalhar juntos pelo esporte de Santa Catarina. Vou fazer um pedido aqui. As maiores amizades conquistamos é pelo esporte. Então, vocês atletas, que estão todos perfilados, se abracem! Façam amizade e aproveitem isso! Isso é o esporte!", falou Erivaldo Caetano Nunes. 

Entre as autoridades presentes, o secretário executivo da ADR Rio do Sul, Ítalo Goral, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, o seu vice-prefeito, Paulo Cunha, o presidente do Conselho Estadual do Desporto, Alexandre Monguilhott, e o diretor técnico da Fesporte, Dárcio de Saules. Além deles, o coordenador da Olesc, Maurício Scharf, e o gerente de rendimento da Fesporte, Luciano Heck. 

As modalidades da Olesc

Em Rio do Sul serão disputadas 11 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, caratê, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Isso porque três das 14 modalidades previstas na programação foram antecipadas: natação, ginástica rítmica e ginástica artística.

Municípios acumulam pontos da natação

A natação, que aconteceu em Palhoça, nos dias 16 e 17 de setembro, e teve Joinville como campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino. A ginástica rítmica teve como campeão o município de Brusque, na competição realizada nos dias 29 e 30 de setembro em Blumenau. Na mesma cidade, também foi realizada a ginástica artística, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, tendo São Bento do Sul como campeão no masculino e Blumenau no feminino.

Com isso, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, São Bento do Sul e Blumenau saem na frente no quadro de pontuação que se definirá no dia 14. Desde a primeira edição, em 2001, na cidade de Criciúma até a 16ª, em Caçador, o maior vencedor foi Joinville, com oito títulos.

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul e a 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Koerich (48) 9 8802-7742
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 9 9635-9617
E-mail: heronqueiroz@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

 

 


Foto: Heron Queiroz / Fesporte 

Começa nesse sábado, 7, a 17ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Rio do Sul. A edição contará com a participação de cerca de 3 mil atletas de 70 municípios. O evento se estende até 14 de outubro. A abertura oficial será às 19h  no Ginásio de Esportes Artenir Werner, no Bairro Canoas.

Clique aqui e assista momentos de edições anteriores da Olesc

Serão sete dias de competições em 11 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, caratê, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Isso porque três das 14 modalidades previstas foram antecipadas: natação, ginástica rítmica e ginástica artística.

A natação, realizada em Palhoça, nos dias 16 e 17 de setembro, teve Joinville como campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino. A ginástica rítmica teve como campeão o município de Brusque, na competição realizada nos dias 29 e 30 de setembro em Blumenau. Na mesma cidade, também foi realizada a ginástica artística, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, tendo São Bento do Sul como campeão no masculino e Blumenau no feminino.

Com isso, Joinville, Jaraguá do Sul, Brusque, São Bento do Sul e Blumenau saem na frente no quadro de pontuação que se definirá no dia 14. Desde a primeira edição, em 2001, até a 16ª, o maior vencedor foi Joinville, com oito títulos.

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, em parceria com o município de Rio do Sul e a Agência de Desenvolvimento Regional. 

Informações adicionais para a imprensa
Heron Queiroz
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 9 9635-9617
E-mail: heronqueiroz@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br


Atletas de São Bento do Sul (masculino) e Blumenau (feminino) comemoram o título de campeão geral da ginástica artística. Foto: Heron Queiroz/Fesporte

A etapa estadual da 17ª edição Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) será de 7 a 14 de outubro em Rio do Sul com a participação de mais de 2,5 mil atletas. Mas, mesmo antes da competição começar, três modalidades já conhecem seus campeões: a natação, a ginástica rítmica (GR) e a ginástica artística (GA).

A primeira definição veio na natação, realizada no dia 17 de setembro, no complexo aquático da Unisul, em Palhoça. Joinville foi o campeão no masculino e Jaraguá do Sul no feminino.

Neste domingo, 1º, em Blumenau, mais dois campeões foram conhecidos nas duas modalidades da ginástica: a artística e a rítmica. Na artística, entre os homens, a façanha de ser campeão geral coube ao time de São Bento de Sul, que bateu o favorito Blumenau, que era o campeão da edição anterior.

Os são-bentenses somaram  204,500 pontos. deixando os blumenauenses em segundo lugar, com 203, 650 pontos. Itajaí fechou sua participação em terceiro lugar, com 191,800 pontos.

Acostumado a disputar competições internacionais, o treinador campeão de Brusque, o armênio Vachik, disse que o título é importante no processo de formação de atletas, mas faz uma ressalva: “o ideal não é o título em si, mas fomentar um trabalho que leve a formação de atleta olímpico. Para isso precisamos de apoio das instituições”.

Entre as mulheres, não houve surpresa na GA e, como no ano anterior, Blumenau levou o título de campeão geral com 182, 267 pontos, deixando em segundo lugar Itajaí, com 177, 483, e Florianópolis, em terceiro lugar com 163,550 pontos.

Os atletas destaques da ginástica artística, ou seja, os melhores do torneio, que conquistaram a medalha de ouro no individual geral foram: Victor Hugo Rigueira Zagulski, 10 anos, de Blumenau, e Adriana Druck, 12 anos, de Itajaí. Eles foram os melhores em todos os aparelhos no primeiro dia de competição.

Brusque vence a ginástica rítmica

Na ginástica rítmica, Brusque foi campeã geral ao somar  54,08 pontos, deixando o município de Chapecó em segundo lugar com 53 cravados. Florianópolis fechou sua participação em terceiro lugar com 50, 55 pontos. O destaque individual coube a ginasta Thayná Martins, de Brusque.

Agora, após Blumenau sediar as competições da ginástica artística e ginástica rítmica, as atenções se voltam para São Bento do Sul, que no período de 7 a 14 de outubro sediará a etapa estadual da Olesc com as demais modalidades: atletismo, ciclismo, futsal, handebol, voleibol, basquete, judô, caratê, tênis, tênis de mesa e xadrez.

A Olesc é uma promoção do Governo do Estado, por intermédio da Fesporte, com parceria da Prefeitura de São Bento do Sul e 12ª Agência de Desenvolvimento Regional.

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

 


Fotos: Molina Orval/SOL

A solenidade de entrega da Comenda do Mérito Esportivo e da medalha Marcílio Krieger de 2017 está agendada para o dia 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A data e detalhes da homenagem foram definidos nesta segunda-feira, 25, em reunião realizada pelo presidente do Conselho Estadual de Desportos (CED), Alexandre Monguilhott, com o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Nunes, e o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC), Marcelo Silveira. Também participaram Marcelo Greuel, diretor administrativo da Fesporte, e Mário Bertoncini, procurador-geral do TJD-SC.

Neste ano, devido a restrições orçamentárias do Governo do Estado, o evento será realizado pela SOL e CED com apoio da iniciativa privada. “Conjuntamente, decidimos que estabelecer uma parceria seria o melhor caminho para viabilizar esta ação e fazermos uma cerimônia à altura dos homenageados”, afirmou o secretário Pavan.

Serão agraciados com o título de Comendador do Esporte Catarinense 2017 José Maria Nunes, ex-técnico e ex-atleta de atletismo; José Antônio Carrilho, profissional de Educação Física e professor universitário; Raul Ferrari, ex-árbitro de futsal; Luiz Ernani Burger, técnico de basquetebol e dirigente esportivo; Marcelo Costa, o “Marcelão”, ex-integrante do CED, atual gestor da Federação Aquática Catarinense; José Eduardo Nunes de Souza, o “Zequinha”, in memorian, ex-presidente da Fesporte; e a Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV).

O título de comendador é outorgado anualmente pelo CED a personalidades que se destacaram ou prestaram relevantes serviços ao esporte catarinense e nacional. Instituída em 1994, a comenda já foi entregue a 140 pessoas físicas e 16 instituições. Todos os homenageados estão no site do CED.

Reunião do Conselho Estadual de Esportes

A Medalha Marcílio Krieger de 2017 será conferida a Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Tullo Cavallazzi Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ex-presidente da OAB-SC; e Wanderley Godoy Jr., desembargador do Tribunal Regional do Trabalho – 12ª Região (TRT12).

A medalha Marcílio Krieger, que leva o nome da maior expressão do direito esportivo catarinense, é conferida pelo TJD de Santa Catarina. Marcílio Krieger, falecido em 2010, foi um dos principais nomes do direito esportivo brasileiro e referência nacional na área. Entre outras atividades, trabalhou como auditor no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi um dos autores do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). 

Informações adicionais para a imprensa:
Carla Coloniese
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436
www.sol.sc.gov.br

 


Foto de arquivo: Saul de Oliveira / Fesporte 

A Comissão Central Organizadora local (CCO) dos 57º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) informam aos veículos de comunicação, jornalistas e profissionais de imprensa que a partir desta segunda-feira, 25, começa o período de credenciamento para cobertura da maior competição esportiva do Estado. O processo vai até o dia 25 de outubro, às 18h.


Atleta do Colégio Rogacionista, de Criciúma, comemora o título do futsal. Foto: Gaspara Nóbrega/Exemplus/COB

As jovens promessas catarinenses de 12 a 14 anos brilharam nesta quinta, 21, no último dia dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Curitiba, e conquistaram sete de oito medalhas possíveis nos esportes coletivos. Ao todo, foram quatro ouros, duas pratas e um bronze. Com isso, Santa Catarina encerra a sua participação com 39 medalhas ao todo, entre modalidades coletivas e individuais – foram dez ouros, 11 pratas e 18 bronzes. 

>>> Galeria de fotos

Os JEJ foram realizados na capital paranaense desde o último dia 12 de setembro, com a participação de 162 atletas catarinenses, nas 13 modalidades em disputa. 

Meninas conquistam dois ouros e um bronze

Pela manhã, foi a vez das meninas. Apoiadas por quase 20 familiares que viajaram 500km de Saudades até a capital paranaense, as atletas da Escola Rodrigues Alves venceram por 3 sets a 0 o time do CEL-RJ e levaram a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo. Parciais de 25x17, 25x19 e 25x14. 

O segundo ouro da manhã veio com o futsal. As meninas do Colégio Rogacionista, de Criciúma, conquistaram o tricampeonato da competição ao vencer de virada a Escola Professor Nelson de Sena (Minas Gerais) por 2 a 1. Liriel empatou o jogo e Diana marcou o gol do título. Camisa 10 e capitã da equipe, Kemili dos Santos também se destacou. Mesmo lesionada, foi a artilheira da equipe com nove gols no campeonato.

As atletas do Colégio Sagrada Família, de Blumenau, fecharam a participação feminina nesta quinta-feira. Na disputa pela medalha de bronze, venceram as gaúchas por 34 a 27.

Meninos ficam com dois ouros e duas pratas

As disputas entre os meninos foram todas à tarde. Santa Catarina teria pela frente as finais do handebol, futsal, basquete e vôlei. E, destas, conquistou dois ouros e duas pratas.

No futsal masculino, os atletas do Centro Educacional Recriarte, de Camboriú, não tomou conhecimento dos adversários e aplicou 3 a 0 para garantir o primeiro lugar. Os rivais na final foram os representantes de Pernambuco, do Colégio 2001. 

No vôlei masculino, com muita empolgação e união, os garotos de Timbó, da Escola Básica Erwin Prade, aplicaram 3 sets a 1 sobre os paulistas da Escola Professora Anna dos Reis e comemoraram muito o título. As parciais foram: 25x18, 19x25, 25x20 e 25x21.

As duas derrotas aconteceram no handebol e também no basquete. Na final da 2ª divisão, no handebol, o Colégio Aplicação Uniarp, de Caçador, foi derrotado por 22 a 15, para o Centro Educacional Ato, do Paraná. A derrota mais sofrida das finais foi no basquete. O time catarinense não teve chances. Representado pelos alunos do Instituto Jangada, de Jaraguá do Sul, a equipe acabou derrotada por 69 a 19 diante do Colégio Amorim, de Tatuapé, de São Paulo. Assim, acabou levando a prata. 

A gerente de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, Josélia Maranho, destacou o rendimento catarinense nesta edição dos JEJ e o desenvolvimento do calendário esportivo promovido pela Fesporte. “Santa Catarina foi o melhor estado na fase de equipes. Poderia ter ido melhor na primeira, mas tivemos boas conquistas. Ano que vem, teremos um novo formato, e nosso estado já está garantido em seis modalidades”, disse ela.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a edição de 2017 dos Jogos Escolares da Juventude quebrou um recorde no número de inscrições: são 4.069 atletas de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. 

Veja os resultados do último dia dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba

Feminino

Futsal - Campeão Série A - Colégio Rogacionista (SC) 2x1 (MG) Colégio Prof. Nelson de Sena

Vôlei - Campeão Série A - Escola Rodrigues Alves (SC) 3x0 (RJ) Centro Educacional da Lagoa CEL parciais: 25x17, 25x19, 25x14

Basquete - 3º lugar Série A Colégio Sagrada Família (SC) 34x27 (RS) (Colégio Mauá)

Masculino

Handebol -  Prata  Série B - Colégio Aplicação Uniarp  (SC) 15x22 (PR) Centro Educacional Ato 

Futsal - Campeão Série A - Centro Educacional Recriarte (SC) 3x0 (PE)Colégio 2001 

Vôlei - Campeão Série A - Escola Municipal Erwin Prade (SC) 3x1 (SP) Professora Anna dos Reis

Basquete - Prata Série B - Instituto Educacional Jangada (SC) 19x69 (SP) Colégio Amorim Tatuapé)

Os Jej são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo Estadual por meio da Fesporte.

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br