Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará o 2º Seminário de Formação e Atuação Profissional em Educação Física (Sefapef) em 19 de maio, no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.



A equipe de Futebol Feminino da EEB Professora Lourdes A.S Lago, de Chapecó, comemora o título do Campeonato Escolar de Futebol Feminino Sub17, conquistado na manhã desta quarta-feira, 26, em Belém, no Pará. Com o título, as atletas irão representar o Brasil no Mundial Escolar de Futebol Feminino em Praga, na República Tcheca, em maio.

As atletas da Associação Desportiva Lourdes Lago representaram Santa Catarina e a Federação Catarinense de Desporto Escolar na competição que começou na última sexta-feira, 21. A partida decisiva foi com o Colégio Ateneu, que representou o Ceará. A equipe de Chapecó garantiu o título com o placar de 3 a 0. Saiu invicta do campeonato, com 18 gols feitos e apenas um sofrido.

Incentivo na Escola

Dominar a bola não é o bastante, é preciso ter disciplina e bom rendimento na sala de aula. Com este objetivo as atletas recebem incentivo na EEB Lourdes Lago, escola reconhecida pela dedicação ao esporte, que atrai estudantes de vários estados.  Das 14 atletas do elenco do Futebol Feminino, cinco são de Chapecó as demais de cidades do Sul do Estado. A escola também conta com a Casa do Atleta, que abriga estudantes esportistas de outros municípios.

A gerente Regional da Educação, Maria de Lourdes Seben, destaca que a equipe é merecedora da conquista. “Parabenizamos as atletas, a escola e a asssociação, que não medem esforços para fazer com que a equipe tenha conquistas dentro e fora da sala de aula”, afirma. 

>>> Leia mais

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (49) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco

 

 

Nesta semana foram abertos os programas do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) destinados a fomentar as competições do Calendário Oficial Esportivo do Governo do Estado, o Programa Alto Rendimento, para atender os atletas de modalidades individuais, e o Programa de Infraestrutura Esportiva.

O programa que destina recursos para o Calendário Esportivo prevê o auxílio financeiro aos municípios que sediarão os eventos organizados pela Fesporte: Jasti, Jesc, Parajesc, Joguinhos, Moleque Bom de Bola, Parajasc e Festival Dança Catarina. Ainda estão em edição os programas destinados ao Jasc e a Olesc, por razões técnicas.

Conforme o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, os eventos necessitam do aporte financeiro do Governo do Estado. “Os jogos do calendário oficial são eventos regionais e estaduais. Fomentam o esporte de base nos municípios e produzem atletas para competições nacionais e internacionais, motivo pelo qual é necessário o envolvimento direto do governo para garantir parte da infraestrutura e da logística necessária a cada realização”, explica.

Já o Programa Alto Rendimento é destinado ao incentivo da carreira de atletas de alto rendimento de modalidades individuais, sendo subdivididos em: atleta olímpico ou paralímpico; atleta internacional; atleta nacional e atleta estadual.

“Este incentivo é imprescindível para valorizar nossos atletas, que orgulham nosso estado. Além disso, nossa equipe está engajada em mandar para a Casa Civil, ainda este ano, para análise e posterior aprovação na Assembleia Legislativa, uma lei adequada a suprir o programa Bolsa Atleta Estadual, pois temos que garantir o apoio aos catarinenses que defendem honrosamente nosso esporte” explica Pavan.

Por fim, o programa de Infraestrutura Esportiva é destinado às prefeituras para realização de obras e melhorias em equipamentos esportivos locais, com foco na promoção de esporte de base e manutenção da cultura esportiva nos municípios.

Todos os detalhes dos programas estão disponíveis neste link.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
imprensa@sol.sc.gov.br
48 3665 7436


Pela terceira vez, a equipe de Futebol Feminino da EEB Professora Lourdes A.S Lago, de Chapecó, representa Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Futebol  Feminino. A competição começa nesta sexta-feira, 21, e termina no dia 27 de abril, em Belém, no Pará.

A equipe compete pela Federação Catarinense de Desporto Escolar (FCD). A EEB  Lourdes A.S Lago é referência para estudantes que buscam aliar o estudo ao esporte e já conquistou espaço em outras modalidades, entre elas o handebol e futsal.

O trabalho de incentivo ao esporte vai além das salas de aula, a escola conta com a Casa do Atleta, que abriga estudantes esportistas de outros municípios. Das 14 atletas do elenco do Futebol Feminino, cinco são de Chapecó as demais de cidades do Sul do Estado. “As meninas buscam a nossa escola para fazer parte da equipe, mas não podem ser somente boas de bola, têm que ter disciplina e boas notas”, afirma o professor de educação física, Amauri Giordan, coordenador da Associação Desportiva Lourdes Lago.

A estudante Júlia Daltoé Lordes, 15 anos, viu nesta escola uma oportunidade para levar adiante o sonho de ser atleta, hoje integra a equipe que disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. De Encantado (RS), Júlia está em Chapecó desde  2014. “Queria ser jogadora, soube da estrutura da escola, fiz um teste e passei. Agora tenho mais experiência e estou aprendendo muito”, destaca.

Segundo a assessora de direção, Sirlene da Silva Klaus, o trabalho pedagógico e esportivo anda lado a lado. “Nossa escola tem história no esporte, isso motiva os estudantes e cria novas oportunidades aliando conhecimento ao esporte”, destaca. As atletas têm o compromisso de refletir na sala de aula o bom desempenho do campo. “Temos trabalho pedagógico, para não ter perda de conteúdos”, enfatiza.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (49) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco

 


Foto: Glauco Benetti/ADR Seara

A Regional de Seara realizou nesta terça-feira, 18, a etapa microrregional dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) com a participação de mais de 200 atletas de quatro municípios. Estiveram em disputa as modalidades de bocha, bolão, canastra, dominó, truco e dança de salão nos naipes masculino e feminino.

Projeto Tibum, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulgou a lista com 60 crianças sorteadas para participar de um minicurso gratuito de iniciação à natação, que será realizado em duas turmas.

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste realizou, nesta semana, uma reunião com representantes do setor de esportes dos sete municípios da região.

Na ocasião, sob a coordenação do integrador de Esportes, Ederson Morozini, que atua na Gerência Regional de Educação (Gered), o grupo definiu os locais e as datas para a realização das etapas microrregionais das competições esportivas a serem realizadas em parceria o Governo do Estado através da Fesporte.


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo acompanhou as homenagens e a histórica partida entre Chapecoense e Atlético Nacional de Medellín na Arena Condá nesta terça-feira, 4. O encontro entre as duas equipes - pela Recopa Sul Americana 2017 - fortaleceu os laços de irmandade e fraternidade com emocionantes manifestações de agradecimento à cidade de Medellín (Colômbia), que deu exemplo de solidariedade e sensibilidade na tragédia com o voo da Chapecoense em novembro do ano passado. As 71 pessoas que morreram no acidente foram lembradas na cerimônia. 

Três atletas revelados pelos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos foram convocados para a Seleção Brasileira de Judô Escolar. São eles: os itajaienses Matheus Roberto Pereira (Escola Estadual Aníbal César) e Matheus Henrique de Oliveira (Escola Estadual Nilton Kucker) e a chapecoense Maria Eduarda Schroll (Escola Estadual Pedro Maciel). 

As edições de 2017 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos terão uma novidade que há muito tempo era aguardada pela comunidade escolar: a inclusão da luta olímpica. A iniciativa terá parceria entre a Fesporte, organizadora do evento, e a Federação Catarinense de Wrestling (luta em inglês) e já passa a valer para as etapas estaduais que serão realizadas em São Bento do Sul, na faixa etária de 12 a 14 anos (no período de 28 de junho a 2 de julho), e em Curitibanos, entre os dias 6 a 10 de setembro, que inclui atletas de 15 a 17 anos.