O secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, demonstra preocupação com as informações a respeito da apresentação de emendas em projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que concedem gratificações aos servidores públicos. O secretário ressalta que não há, neste momento, espaço para aumento da despesa com a folha de pagamento do Poder Executivo. A orientação do Governo do Estado é pela não aprovação de qualquer emenda dessa natureza em razão da flagrante inconstitucionalidade, uma vez que se trata de matéria de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo. Caso aprovadas, as emendas serão vetadas. Se derrubados os vetos, o Executivo catarinense arguirá a inconstitucionalidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina
Telefones: (48) 3665-2005 / 98843-3497
E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br

Os secretários de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) e o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, concedem entrevista coletiva junto com o governador Raimundo Colombo nesta quinta-feira, 14, no Centro Administrativo, em Florianópolis.

Os secretários e o presidente do Deinfra farão um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2017.

A entrevista será no gabinete do governador, a partir das 9h.

Informações adicionais para a imprensa
Claudio Thomas
Diretor de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: thomas@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 99161-6455
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC


 



O programa Com a Palavra, o Governador desta sexta-feira, 8, traz o comentário de Raimundo Colombo sobre o cronograma de pagamentos do funcionalismo público, a formatura de quase um mil policiais militares e sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela PM há quase 20 anos com jovens e adolescentes das escolas públicas e privadas de Santa Catarina.


Colombo e Fontana em evento na Fiesc, em maio deste ano. Foto: James Tavares/Arquivo Secom

O governador Raimundo Colombo lamentou profundamente o falecimento do ex-vice-governador de Santa Catarina e empresário do agronegócio catarinense Victor Fontana, aos 101 anos de idade, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 5, em São Paulo. O Governo do Estado de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias a partir desta terça.


Foto: James Tavares / Secom

Os números do programa SC Rural foram o destaque da entrevista com o governador Raimundo Colombo, desta sexta-feira, 1º de dezembro. Em sete anos, numa parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, foram investidos US$ 189 milhões nas ações desenvolvidas pelo programa para levar infraestrutura, tecnologia, qualidade de vida e capacitação para famílias e jovens dos meios rural e pesqueiro em todo o Estado.

“É impressionante o desempenho dos produtores que se associaram a este programa. O resultado é fantástico, sobretudo porque ajuda o pequeno produtor, a pequena cooperativa, que passam a ter uma renda cada vez melhor. Fortalece o nosso modelo e ajuda Santa Catarina a crescer”, disse o governador Raimundo Colombo.

Os outros temas da entrevista são a abertura do mercado das Filipinas pra a carne produzida no Brasil, e consequentemente SC, e a autorização para as obras de implantação do Sistema Integrado de Esgotamento Sanitário (SES) dos municípios de Piratuba e Ipira, no Meio-Oeste do Estado. O investimento de R$ 11 milhões vai permitir a coleta e o tratamento de esgoto em 61,6% da área urbana de Piratuba e 29,4% de Ipira.

A íntegra do programa está disponível nos canais oficiais do Governo no Vimeo e no Youtube. O áudio pode ser acessado pela Rádio Secom.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: James Tavares / Secom

A geração de empregos em Santa Catarina e as obras de saúde e infraestrutura na Serra Catarinense foram os principais temas do Com a Palavra, o Governador desta sexta-feira, 24. Colombo abriu a entrevista comentando os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. Em outubro, Santa Catarina gerou 8,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada e desde o início de 2017 acumula mais de 45 mil, se mantendo como um dos estados do país que mais gera empregos.

“É uma vitória que gera todo um cenário positivo nesse momento em que a economia começa a dar sinais de retomada de crescimento”, disse o governador.

Outros assuntos da entrevista foram a entrega do bloco de serviços do Hospital Infantil Seara do Bem e as obras do Hospital Tereza Ramos, em Lages. O início da pavimentação da SC-390, na região da Coxilha Rica, e a avaliação da situação do Estado para o fechamento do ano completaram a entrevista desta semana.

A íntegra do Com a Palavra, o Governador pode ser acessada nos canais oficiais do Governo no Vimeo e no Youtube. O áudio é disponibilizado pela Rádio Secom.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Em sessão solene da Câmara de Vereadores de Otacílio Costa, na noite desta quarta-feira, 22, o governador Raimundo Colombo recebeu o título de Cidadão Otaciliense. A homenagem é concedida a pessoas públicas em reconhecimento a relevantes serviços prestados ao município e à sociedade catarinense. "Esse título é muito importante para mim e reforça a relação e o sentimento de que estamos entre irmãos", disse Raimundo Colombo.

No discurso, o governador relembrou o início da trajetória na vida pública. A atuação de Colombo em um grupo de jovens da Igreja Católica foi o que motivou um convite para ser secretário de Estado. Raimundo Colombo também foi deputado estadual e federal, prefeito da cidade de Lages, senador e duas vezes governador de Santa Catarina.

>>> Galeria de fotos

Na sequência, Colombo fez uma breve apresentação do cenário catarinense diante de uma das maiores crises econômicas da história do país. "Precisamos tomar decisões muito difíceis e isso, muitas vezes, não traz aplausos, não é popular, no entanto, o que temos como princípio não deve ser mudado, e o nosso objetivo foi proteger a sociedade, garantindo o equilíbrio fiscal do Estado. Nossa postura foi como a de um pai de família que precisa puxar na orelha do filho pra orientá-lo a fazer o que é certo, por isso reduzimos o custo, cortamos gastos, não demos aumento e buscamos alternativas de gestão para fazer com que Santa Catarina fosse o último estado a entrar na crise e o primeiro a sair dela", explanou o governador.

Entre os resultados positivos dessas medidas, o governador disse que o estado foi um dos únicos que não aumentou impostos, é destaque no país como o segundo mais competitivo - atrás apenas de São Paulo - e é um dos que mais gera empregos, com mais de 45 mil vagas com carteira assimada abertas desde o início de 2017.

Colombo também citou como fundamentais o reforço de incentivos ao agronegócio e ao turismo, a abertura de novos mercados e a substituição de importações. No setor têxtil, por exemplo, o estado baixou o imposto de 17% para 3%, e estimulou e valorizou a produção com a redução da entrada do produto importado.

Por fim, Colombo agradeceu a iniciativa da Câmara de Vereadores de Otacílio Costa e disse que é um momento importante para rever os amigos e partilhar de bons sentimentos.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Fotos: Jaqueline Noceti/Secom

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira entregaram na noite desta segunda-feira, 20, na Casa d'Agronômica, na Capital, a Medalha do Mérito Anita Garibaldi ao arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A honraria é concedida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que, no campo de suas atividades, tenham contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento do Estado.

>>> Galeria de fotos

“O nosso arcebispo é um líder espiritual muito importante. Uma pessoa que a gente admira, se apega, se encanta e se sente seguro. Isso eu ouço dos catarinenses. A sua liderança na igreja católica e no campo espiritual sobre todos nós faz com que ele seja uma grande referência. Como é bom poder fortalecer esse potencial através da Medalha Anita Garibaldi, que é a maior condecoração de Santa Catarina”, disse Colombo.

Na ocasião, o governador entregou o decreto e o diploma alusivo à outorga da medalha do mérito. O vice entregou uma réplica da fachada da casa onde Anita Garibaldi viveu em Laguna, Sul de Santa Catarina.

“Dom Wilson tem um trabalho comunitário extremamente importante em Santa Catarina. Ele tem uma vivência internacional e contribuiu muito na evangelização, na formação das pessoas e nos bons exemplos. Essa medalha faz jus a um homem que se dedicou a fazer o bem”, destacou o Eduardo Moreira.

Para o arcebispo, receber a honraria é motivo de orgulho e também um reconhecimento pelo papel da Igreja em Santa Catarina. “É uma homenagem a tudo que a Igreja realiza em cada cidade e por ela fazer parte da vida das pessoas. Pela posição que ocupo, acolho essa medalha como reconhecimento de tudo isso”, disse.

Nascido em Vidal Ramos no dia 10 de julho de 1951, Wilson Tadeu Jönck fez sua profissão religiosa na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), em 2 de fevereiro de 1972. Em 17 de dezembro de 1977, foi ordenado sacerdote.

Fez os estudos secundários no Seminário Menor São José, em Rio Negrinho, nos anos de 1963 e 1964 e, depois, na cidade de Corupá. Cursou Filosofia no Convento Sagrado Coração de Jesus na cidade de Brusque, nos anos de 1972 e 1973; e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP), de 1974 a 1977. Formou-se em Educação na Faculdade de Filosofia, em Varginha (MG), nos anos de 1979 a 1981. Obteve licenciatura em Psicologia mediante estudos na Universidade Gregoriana de Roma, de 1986 a 1990.

Em 11 de junho de 2003, foi nomeado bispo titular de Gemellae in Byzacena e auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. No dia 26 de maio de 2010, foi nomeado quinto bispo da Diocese de Tubarão e, em 28 de setembro de 2011, nomeado arcebispo metropolitano de Florianópolis.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.


Foto: James Tavares / Secom

A penitenciária Regional de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, que tem 100% dos presos trabalhando, o bom desempenho do agronegócio com as exportações e a implantação do sistema online de matrículas na rede pública estadual, foram os principais temas do programa Com a Palavra, o Governador, desta sexta-feira, 17.

Raimundo Colombo destacou que a ressocialização é um grande diferencial do sistema prisional de Santa Catarina. “Os detentos aprendem uma profissão. Isso representa grande chance para a reconstrução da vida. É a humanização do sistema e os resultados são bons”, disse o governador.



A penitenciária Regional de Curitibanos conta com 19 mil metros quadrados de área com pavilhões industriais. São 839 detentos em atividades laborais como cuidados com a horta, fabricação de móveis, brinquedos, lajotas, tubos, cadeiras, caixas de embalagens para frutas e blocos de concreto. As unidades de produção são construídas pelas próprias empresas conveniadas. São 10 convênios com empresas privadas e duas prefeituras municipais.

O governador também falou dos resultados do agronegócio catarinense. Somadas as receitas com as exportações de carne de frango e suína em 2017 passam de US$ 2,08 bilhões – 11,6% a mais do que no mesmo período do último ano. “O aumento da exportação fez com que houvesse melhoria no dinamismo na economia, geração de empregos e fortalecimento de toda cadeia produtiva. Temos que parabenizar todos os produtores, as indústrias e as cooperativas que conseguiram gerar essa riqueza para Santa Catarina e para o Brasil”.

Outro assunto abordado foi o projeto-piloto do sistema online de matrícula nas escolas estaduais para o ano letivo de 2018. A primeira cidade a ser contemplada será Florianópolis, com oito mil matriculas. Os pais poderão fazer a matrícula pela internet e, depois, entregar os documentos na escola. “Eu não tenho dúvida que vai melhorar para as escolas e para as famílias. Num primeiro estágio é um período experimental em Florianópolis, mas vencendo a fase de teste vamos implantar nas outras unidades”, destacou o governador.

A entrevista completa está disponível nos canais oficiais do Governo no Vimeo e no Youtube. A versão, em áudio pode ser acessada pela Rádio Secom.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC