Fotos: James Tavares / Secom

A Câmara de Vereadores de Itajaí foi o local da última homenagem ao ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, morto nesta terça-feira, aos 94 anos. Foi no plenário do legislativo da cidade que ocorreu a missa de corpo presente, celebrada pelo arcebispo de Florianópolis, Wilson Tadeu Jönck. O governador Eduardo Pinho Moreira compareceu ao velório e cobriu o caixão com uma bandeira de Santa Catarina, que será entregue posteriormente aos familiares de Konder Reis. Na opinião de Moreira, que decretou luto oficial de sete dias, o Estado perde um de seus grandes homens públicos.

“Ele era um homem que tinha vocação para a causa pública. Exerceu todos os mandatos com grande dignidade, austeridade e bons exemplos. É um homem daqueles que vêm para servir. Ele se dedicou de corpo e alma ao que fazia. Com certeza muitas das conquistas que temos em Santa Catarina têm a assinatura de Antônio Carlos Konder Reis”, disse o governador.

O governador Eduardo Pinho Moreira editou decreto que estabelece o horário de expediente durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2018, válido para as entidades da administração pública direta, autarquias e fundações.

Nos dias úteis em que houver jogo do Brasil às 15h, o horário de expediente será das 8h às 13h30. Nos dias úteis em que o jogo da seleção for às 11h, o expediente será das 14h30 às 19h. E quando a partida ocorrer às 9h em dias úteis, o horário de trabalho dos servidores será das 12h às 19h.

O decreto prevê ainda que o servidor que não puder trabalhar no horário excepcional, por qualquer motivo, deverá cumprir o horário normal de expediente, apresentando justificativa prévia e formalizada à chefia imediata.

As atividades que necessitem de turno especial de trabalho estão excluídas dos horários excepcionais previstos no decreto, cabendo aos titulares de cada órgão a integral preservação e o pleno funcionamento dos serviços considerados essenciais nos dias em que houver jogo da seleção na Copa do Mundo.

O decreto 1.639/2018 foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 13 de junho.

Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina
comunicacao@casacivil.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 98843-3497


Foto: Edu Santos / Rosane Moura Eventos

O secretário de Comunicação, Gonzalo Pereira, representou o Governo do Estado no 46º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) realizado no último fim de semana, em Florianópolis. Um dos pontos abordados durante o encontro foi a disseminação das fake news e o importante papel dos veículos de comunicação para evitar notícias falsas e dar credibilidade à informação.

Conforme o secretário, as matérias publicadas em veículos de comunicação formais têm um certificado de origem. “A Secretaria de Comunicação acredita nessa premissa. O Governo do Estado está preocupado com os transtornos causados pela propagação de notícias falsas, pois entende que informações que não são verdadeiras podem confundir ou até mesmo causar prejuízos ao cidadão”, destaca.

Em cidades menores, por exemplo, os veículos de comunicação são fundamentais para a circulação de informações de utilidade pública. “Os repórteres e os donos dos jornais conhecem a realidade daquele município, portanto fica mais fácil a aproximação com o público e o reconhecimento do que ele quer e precisa saber”, completa. Assim, o movimento que incentiva o consumo de produtos catarinenses, o Compre de SC, também diz respeito à valorização dos veículos de comunicação quando se dá prioridade aos geradores de notícias locais.

Ainda durante o encontro, o secretário destacou o caráter técnico e profissional da gestão da comunicação do Governo do Estado por determinação do governador Eduardo Pinho Moreira. Na definição das campanhas publicitárias, por exemplo, são levados em consideração aspectos estritamente técnicos.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.br

O governador Eduardo Pinho Moreira lamentou a morte do ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, ocorrida na manhã desta terça-feira, 12. Em respeito e reconhecimento aos serviços prestados ao Estado e à vida pública de Konder Reis, o governador decretou luto oficial de sete dias.

No Decreto, Eduardo Pinho Moreira registrou os notáveis serviços prestados e a relevante participação na vida pública catarinense, em que Konder Reis atuou “como exemplo de dignidade, retidão, competência e liderança política”.

O ex-governador será velado a partir das 18h na Câmara Municipal de Itajaí e sepultado na quarta-feira, 13, no Cemitério Municipal da cidade.

De família de políticos, Konder Reis era filho de Oswaldo dos Reis e Elisabeth Konder Reis, irmão do poeta Marcos Konder Reis e sobrinho de Adolfo Konder, Arno Konder, Vítor Konder e Marcos Konder.

Foi eleito deputado estadual na 1ª legislatura (1947 — 1951)e na 2ª legislatura (1951 — 1955), pela União Democrática Nacional (UDN).

Foi deputado federal por Santa Catarina na 40ª legislatura (1955 — 1959) e na 51ª legislatura (1999 — 2003); senador(1963 — 1975), vice-governador (1991 — 1995) e governador de Santa Catarina (1975 — 1979). Em 1979 foi sucedido pelo seu primo Jorge Bornhausen no governo de Santa Catarina.

Exerceu o cargo pela segunda vez em 1994 sucedendo o governador Vilson Kleinubing.

Era membro da Academia Catarinense de Letras, empossado na cadeira 22 em 30 de março de 1983.

Residiu na praia da Armação do Itapocorói, no balneário de Penha. Faleceu aos 94 anos de idade.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.br

O governador do Estado Eduardo Pinho Moreira participa na noite desta terça-feira, 12, da entrega do Prêmio Personalidades de Vendas ADVB/SC 2018, em Chapecó. O evento está marcado para o Hotel Lang Palace a partir das 19h.

Em 2018, o prêmio será concedido ao empresário Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Antes da cerimônia, tradicionalmente, como ocorre em todos os anos, haverá um fórum com Personalidades de Vendas eleitos nos anos anteriores. O tema deste ano é “Perspectivas e tendências do cenário econômico de Santa Catarina”.

Serviço

O quê: Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade de Vendas ADVB 2018;
Quando: 12 de junho, às 19 horas;
Onde: Hotel Lang Palace – Chapecó/SC.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Eduardo Pinho Moreira apresentou na tarde desta sexta-feira, 8, o movimento “Compre de SC”, campanha para incentivar a população a consumir produtos catarinenses em todos os setores da economia. “Somos um Estado tão plural e diversificado, temos produtos que agradam a todos os gostos, paladares, uma indústria diversificada e de qualidade, então por que não dar preferência aos produtos catarinenses”, argumentou o governador.

Segundo ele, o consumo estimula toda a cadeia produtiva, valoriza os produtores, ajuda a indústria a gerar mais empregos e acaba retornando à sociedade em serviços de melhor qualidade, já que priorizando os produtos catarinenses, o Estado consegue arrecadar mais impostos. “Se o cidadão compra uma geladeira fabricada em Santa Catarina, o imposto que fica para o Estado é de R$ 300, se compra o mesmo produto de outro estado, fica somente R$ 100”, exemplificou Moreira.

O governador Eduardo Pinho Moreira reforçou a necessidade do desbloqueio das rodovias, a partir desta terça-feira, 29, e afirmou que o Governo do Estado trabalha nesse sentido. “As cargas vão passar”, garantiu durante reunião com deputados estaduais, Ministério Público, Tribunal de Contas e representantes de entidades dos setores produtivos, na tarde desta terça, no Parlamento Catarinense.

O governador fez um relato dos trabalhos do Estado, que foi o primeiro do país a instalar um comitê de gerenciamento de crise, para a minimização dos impactos causados pela paralisação dos caminhoneiros. Informou que os trabalhos estão sendo direcionados para a liberação de combustíveis para abastecimento, deslocamento de comboios para o trânsito de cargas vivas e alimentos para animais, já que 30% das riquezas do Estado têm origem no agronegócio, e é necessário evitar o abate de animais.


Foto: Jeferson Baldo / Secom

Negociar com 20 representntes regionais, com pautas diversas e que, em sua maior parte, são direcionadas ao governo federal. Esse é o desafio que o Estado de Santa Catarina tem enfrentado em sua busca pelo diálogo com os caminhoneiros, que se manifestam por todo o Brasil desde a última semana. 

Na manhã desta segunda-feira, foi realizada uma reunião conjunta em 20 regiões do Estado, por videoconferência, com a participação de líderes da paralisação, dos comandos regionais da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público Federal, do Ministério Público estadual e do comando estadual da Polícia Militar.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

A proliferação de notícias falsas em momentos de crise representa um risco para o agravamento de situações já complicadas. A avaliação é do secretário de Estado da Comunicação, Gonzalo Pereira, que reforça a necessidade dos cidadãos sempre checarem as informações que recebem, especialmente por meio das mídias sociais e de aplicativos como o WhastApp.

"Em um momento como esse, há pessoas que se aproveitam para disseminar conteúdo falso ou compartilhar acontecimentos antigos como se fossem atuais. Por isso, é importante que o cidadão sempre confirme se aquilo que está compartilhando é, de fato, verídico. Isso pode ser feito por meio de uma simples checagem nos órgãos oficiais de comunicação, como o portal do Governo Estado, ou nos veículos de comunicação que possuem uma reconhecida reputação de não disseminar fake news", afirma Pereira.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Eduardo Pinho Moreira foi um dos homenageados da Câmara de Vereadores de Tubarão na noite de quinta-feira, 24, quando recebeu o título de Cidadão Tubaronense. A proposição foi do vereador Douglas Antunes que ressaltou a homenagem para o governador.

Para o governador, esse título recebido representa muito na vida dele porque Tubarão lhe deu uma família. “Emoção é a palavra que me define neste momento. Ser agora cidadão tubaronense me coloca em uma situação muito confortável porque aqui conheci minha saudosa esposa, Ivane, e meus filhos e por sequência meus netos. Obrigado por essa homenagem”, declarou.