Compartilhe


Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

Potenciais parcerias comerciais entre Santa Catarina e a África do Sul foram apresentadas em audiência do governador Raimundo Colombo com o cônsul-geral do país africano, Malose William Mogale, na tarde desta quinta-feira, 31, em Florianópolis. Essa foi a primeira vez que Mogale visitou Santa Catarina.

O governador elogiou a iniciativa do cônsul de conhecer os diferentes estados brasileiros. “No exterior, além da capital Brasília, os mais conhecidos são sempre São Paulo, pela força industrial, e o Rio de Janeiro, pelas belezas naturais. Aqui em Santa Catarina estamos conseguindo atrair os olhares do mundo por justamente ter as duas coisas, uma indústria forte e diversificada e belezas naturais que podem ser apreciadas durante todo o ano”, afirmou Colombo.




>>> Mais imagens na galeria

O governador destacou, ainda, a vocação exportadora do Estado e a força portuária catarinense. O cônsul Mogale defendeu o desenvolvimento de uma política de cooperação para ampliar as parcerias comerciais entre as duas regiões, hoje ainda pouco expressivas.

O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, que acompanhou a reunião, ressaltou que a África do Sul tem interesse em importar produtos para a indústria, como motores elétricos e peças automotivas, itens que Santa Catarina oferece para exportação. E também carne de frango, que outro item catarinense com forte presença no cenário internacional.

“Então nós vemos uma grande possibilidade de nos aproximarmos da África do Sul e tornar o país uma porta de entrada para os produtos catarinenses no continente africano”, avaliou o secretário.

Também acompanharam a reunião, no gabinete do governador, os cônsules político e comercial da África do Sul, Jonas Dioka Mogano e Shanaaz Ebrahim.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC