Compartilhe


Foto: James Tavares / Secom

Em entrevista no programa semanal Com a Palavra, o Governador, Raimundo Colombo destacou o novo radar meteorológico do Oeste, o Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer (Cete), os investimentos da Casan e a renovação do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

O novo radar, inaugurado na cidade de Chapecó, terá cobertura de 42% do território Catarinense, abrangendo 138 municípios. “Nós vamos ter um informação antecipada com maior precisão e capacidade de comunicar as pessoas o que vai ocorrer. Nós conseguimos agora ter uma cobertura bem maior com o radar do Oeste, o de Lontras que já funciona há uns três anos e agora em testes o radar do Sul. Com estes três nós temos uma cobertura completa e bem qualificada de 100% do território catarinense”, destacou Colombo.

Sobre o Cete, Colombo falou da importância e do avanço do setor aeronáutico no Estado, que vai abrigar engenheiros da Embraer para centralizar a gestão dos projetos desenvolvidos pela empresa em Santa Catarina. “Efetivamos o laboratório que é o primeiro passo, um passo importante. Virá um número bem significativo de engenheiros sênior da Embraer para começar esse trabalho em Santa Catarina. O próximo passo é ter a produção de peças para vender ao setor aeronáutico do mundo todo”, disse o governador.

Outro destaque foram os investimentos que a Casan vem fazendo no Estado na área do saneamento e abastecimento de água, que chegam a R$ 1,6 bilhão, com mais de 40 obras de esgotamento sanitário em 30 municípios. “Estamos conseguindo melhorar a cobertura de tratamento de esgoto sanitário e também de fornecimento de água com mais qualidade, com maior quantidade. Quando você faz esgoto sanitário e quando trata o esgoto, melhora a saúde das pessoas, o ganho é imediato”, explicou.

Colombo encerrou o programa falando da nova edição do Fundam, que prevê investimentos de R$ 750 milhões nos 295 municípios, a fundo perdido e sem a necessidade de contrapartida. “Temos ainda uma etapa burocrática para vencer, que sempre tem mais uma exigência, falta mais um papel e sempre precisa fazer mais um documento. Autorização a gente tem e agora vamos acelerar todo o processo de informação das exigências", finalizou.

A entrevista completa está disponível nos canais oficiais do Governo no Vimeo e no Youtube. A versão, em áudio pode ser acessada pela Rádio Secom.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br  
www.facebook.com/governosc e @GovSC