Compartilhe

O governador Eduardo Pinho Moreira e os governadores dos estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) estarão reunidos em Florianópolis, nesta quarta-feira, 4, na Casa d´Agronômica, para debaterem temas como a Segurança Pública e a Comissão de Política Pública para Mulheres do Codesul. 

No começo da reunião, a partir das 10h, os governadores conversarão de forma reservada. Na sequência, das 11h às 12h, ocorre a reunião plenária e o período entre 12h e 12h30 será reservado para o atendimento à imprensa. Estão confirmadas as presenças da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que, no ato, assumirá a presidência do Codesul.

O Codesul

Foi criado em 1961, por convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.

Para encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o Codesul constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. As reuniões do Conselho têm a participação do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Como órgãos vinculados, compõem o Codesul Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC