Compartilhe


Foto: Edu Santos / Rosane Moura Eventos

O secretário de Comunicação, Gonzalo Pereira, representou o Governo do Estado no 46º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) realizado no último fim de semana, em Florianópolis. Um dos pontos abordados durante o encontro foi a disseminação das fake news e o importante papel dos veículos de comunicação para evitar notícias falsas e dar credibilidade à informação.

Conforme o secretário, as matérias publicadas em veículos de comunicação formais têm um certificado de origem. “A Secretaria de Comunicação acredita nessa premissa. O Governo do Estado está preocupado com os transtornos causados pela propagação de notícias falsas, pois entende que informações que não são verdadeiras podem confundir ou até mesmo causar prejuízos ao cidadão”, destaca.

Em cidades menores, por exemplo, os veículos de comunicação são fundamentais para a circulação de informações de utilidade pública. “Os repórteres e os donos dos jornais conhecem a realidade daquele município, portanto fica mais fácil a aproximação com o público e o reconhecimento do que ele quer e precisa saber”, completa. Assim, o movimento que incentiva o consumo de produtos catarinenses, o Compre de SC, também diz respeito à valorização dos veículos de comunicação quando se dá prioridade aos geradores de notícias locais.

Ainda durante o encontro, o secretário destacou o caráter técnico e profissional da gestão da comunicação do Governo do Estado por determinação do governador Eduardo Pinho Moreira. Na definição das campanhas publicitárias, por exemplo, são levados em consideração aspectos estritamente técnicos.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.br