Compartilhe

O governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada Faraco De Luca, inauguram nesta quinta-feira, 16, às 15h, a Praça do Trabalhador na Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul, no Planalto Catarinense, unidade administrada pelo Estado que atingiu o percentual de 100% dos apenados trabalhando. Também será lançada a Operação Presença 2017/2018 para reforço da segurança em presídios catarinenses. Após o ato em São Cristóvão, o governador segue para São Joaquim, onde participa da solenidade de inauguração da Unidade do Sesc, prevista para as 19h30.

A Penitenciária da Região de Curitibanos está localizada em uma área total de dois milhões de metros quadrados, sendo dez mil de área construída para custódia de presos e 19 mil de área de pavilhões industriais,  com 100% dos detentos trabalhando e 50% estudando. Em todo o estado, 38% dos presos trabalham e 19% estudam.

São 839 detentos desenvolvendo atividades laborais na Penitenciária da Região de Curitibanos em cuidados com a horta, fabricação de móveis, brinquedos, lajotas, tubos, estofados, cadeiras, caixas de embalagens para frutas e blocos de concreto em unidades de produção construídas pelas próprias empresas conveniadas. No total, são dez convênios de trabalho com empresas privadas e duas prefeituras municipais.

Uma das maiores redes de móveis do estado, que iniciou a parceria em 2011, já ampliou o barracão para incrementar o uso da mão de obra apenada na fabricação de estruturas de madeira para sofás e cama box. Em um espaço de 7,4 mil metros quadrados são produzidas 15 mil peças por mês. Atualmente, a empresa utiliza o serviço de 234 reeducandos e considera a mão de obra uma das mais especializadas dentro do padrão de qualidade comercial da rede.

A Penitenciária da Região de Curitibanos também desenvolve atividades de apicultura, pecuária e ovinocultura. Em 2015, o Governo do Estado inaugurou uma nova estrutura, a Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul, com 8,6 mil metros quadrados de área construída e 599 vagas. 

Além da inauguração da praça, será lançada a Operação Presença 2017/2018, ação preventiva de reforço a ser realizada nas 49 unidades prisionais catarinenses entre os dias 20 de dezembro e 7 de janeiro de 2018, envolvendo mais de 700 agentes.

Serviço:

O quê: lançamento da Praça do Trabalhador na Penitenciária da Região de Curitibanos e da Operação Presença
Quando: quinta-feira, 16, às 15h
Onde: Penitenciária da Região de Curitibanos, em São Cristóvão do Sul

O quê: inauguração da Unidade do Sesc
Quando: quinta-feira, 16, às 1
9h30
Onde: Rua Marcos Batista, 1040, em São Joaquim

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania - SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br