Nesta terça-feira, 06/11, a Celesc será uma das instituições a receber o 20º prêmio Fritz Müller, durante solenidade marcada para 20h, na Fiesc. Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), este é o principal reconhecimento ambiental do estado destinado a empresas públicas e privadas que desenvolvam projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.  Em projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Certi, o Corredor Elétrico da Celesc foi o vencedor na categoria Controle da Poluição Atmosférica.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O feriadão de Finados terá condições de tempo distintas entre a sexta-feira e o domingo em Santa Catarina. A previsão da Epagri/Ciram indica que na sexta-feira o tempo será predominantemente seco, com sol entre nuvens em todas as regiões do Estado. Os ventos soprarão com intensidade de fraca a moderada, e a temperatura sobe um pouco mais no Oeste e no Meio-Oeste, podendo alcançar a casa dos 30ºC. No Litoral e na Serra, a máxima não chega aos 25ºC.

A condição do tempo muda drasticamente no sábado, com chuva em quase todo Estado devido a um sistema de baixa pressão que atua entre o litoral de Santa Catarina e do Paraná. Há previsão de trovoadas esparsas, e as temperaturas permanecerão amenas, com as máximas variando entre 20ºC e 25ºC.

No domingo, o sol volta a aparecer entre nuvens. Novamente, as temperaturas sobem mais no Oeste, podendo atingir os 30ºC. No litoral, o vento soprará do quadrante Sul, o que faz com que o tempo permaneça mais fresco.

“Para quem quer aproveitar o feriadão ao ar livre, os dias mais indicados são a sexta-feira e o domingo”, afirma a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram.


Foto: James Tavares/Secom

O início da semana e os últimos dias de outubro serão de sol e nuvens em Santa Catarina aponta a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram. Nesta segunda-feira, 29, o tempo fica estável no Oeste e Meio-Oeste. Já no Litoral, Planalto e Norte aumento de nuvens com chuva fraca e isolada pela manhã e noite. A temperatura estará em elevação durante o dia, mais alta no Oeste. O vento sopra de sudeste a nordeste, fraco.

>>> Mais detalhes da previsão do tempo 

Na terça-feira, 30, o tempo segue estável com sol e algumas nuvens em Santa Catarina. Na madrugada e início da manhã, mais nuvens e chuva fraca na Grande Florianópolis e Norte do Estado. A temperatura estará em elevação. O vento soprará de nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Já, na quarta-feira, 31, o tempo começa a mudar no Estado. O tempo fica encoberto com chuva e raios do Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia, devido a um cavado e avanço de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, aberturas de sol com chuva isolada na tarde e noite. A temperatura segue mais elevada no Litoral e Norte do Estado, amena nas demais regiões.

A previsão para a quinta-feira, 1º de novembro, também é de céu encoberto com chuva e raios em todas as regiões, devido ao avanço da frente fria por que passa por Santa Catarina. A temperatura estará amena.

Na sexta-feira, 2, predomínio de nuvens em Santa Catarina, com condição de chuva no Oeste e Norte do Estado na tarde e noite. A temperatura amena por causa da cobertura de nuvens. O vento soprará de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/CiramDefesa Civil e nas redes sociais.

Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Melina Cauduro - Secom

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br 

Florianópolis - Tempo
Foto: James Tavares / Secom

O último fim de semana de outubro deve ser de tempo instável em Santa Catarina. Para o sábado, 27, predomínio de nuvens, especialmente no Norte e Litoral com condição de chuva na madrugada e manhã. No decorrer do dia, o sol aparece em boa parte do Estado. A temperatura estará em declínio. O vento soprará de sudoeste a sul, moderado a forte, com rajadas de 60 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral, especialmente o Litoral Sul e Grande Florianópolis, por conta de um ciclone extratropical.

Florianópolis - Nebulosidade e temperaturas amenas para esta quinta
Foto: James Tavares/Secom

A previsão do tempo da Epagri/Ciram para esta quinta-feira, 25, indica céu encoberto com chuva em alguns momentos no Litoral Norte. Nas demais regiões, sol entre nuvens com chuva fraca no Planalto Norte pela manhã e, à noite, no Oeste e Meio Oeste. A temperatura estará em elevação.

foto de chuva
Foto: James Tavares/Secom

O sol e o calor que predominaram em todas as regiões de Santa Catarina neste começo de semana darão lugar ao aumento de nuvens com chuva e raios na maior parte do estado nesta terça-feira, 23. A previsão da Epagri/Ciram também não descarta o risco de temporais isolados. No decorrer da tarde e noite da terça, o tempo volta a melhorar a partir do Oeste e Sul do Estado.

Sol, nuvens e calor em SC
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O fim de semana terá a predominância do sol, especialmente no sábado, em Santa Catarina. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, as temperaturas elevam-se mais nas regiões Oeste e Extremo-Oeste, onde podem se aproximar dos 30ºC. Nas demais regiões, o calor será menor, com os termômetros oscilando entre 20ºC e 25ºC ao longo do dia.

Florianópolis - Nebulosidade e temperaturas amenas para esta quinta
Foto: James Tavares/Secom

A segunda-feira, 15, intercalou períodos com predomínio de nuvens, condição de chuva fraca, aberturas de sol, na grande Florianópolis e também no Norte do Estado. Já no Oeste e o Meio-Oeste a condição de chuva prevista para a manhã desta segunda dá lugar ao tempo mais aberto ao longo do dia. No Planalto Sul e Litoral Sul o sol aparece entre nuvens. A temperatura fica em elevação, principalmente no Oeste e Sul catarinense.

Já a terça, 16, segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, será de tempo mais aberto, com sol no oeste e sul do Estado. A Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte terão nebulosidade variável, mas com aberturas de sol e possibilidade de chuva fraca, especialmente na madrugada e noite. O Oeste e o Sul manterão a temperatura em elevação. E o Litoral poderá ter rajadas de vento leste a nordeste.

Para a quarta-feira, 17, estão previstos chuva e raios, nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte ao decorrer do dia, atingindo o Vale do Itajaí no período da tarde. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens. Atenção para as temperaturas em elevação, principalmente o Litoral e o Norte do Estado onde estarão mais altas.

A Quinta-feira, 18, terá predomínio de chuva e raios no Oeste, no decorrer do dia, e nas demais regiões aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva, na tarde e noite. Já a sexta-feira, 19, chega com aumento de nuvens, mas com aberturas de sol ao longo do dia. O Litoral Sul e a Grande Florianópolis terão condição de chuva isolada.

Tendência se mantém até o dia 30 de outubro

Entre os dias 20 e 22 de outubro a condição de chuva se mantém para Santa Catarina, mais volumosa no Oeste e Meio-Oeste, devido à passagem de uma frente fria. Depois disso, até o dia 30, a tendência é que o sol predomine com variação de nuvens e temperatura mais amena nos períodos noturno e amanhecer, típicos da primavera.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook

Tempo São Francisco do Sul
Foto: James Tavares/Secom

Para boa parte do feriadão, a previsão do tempo Epagri/Ciram indica tempo instável para os catarinenses. A partir da tarde desta quinta-feira, 11, no Oeste, ocorrerá pancadas de chuvas com raios e risco de temporal isolado. Essa condição estende-se para o Sul do Estado, à noite. A temperatura segue em elevação e uma nova frente fria estará em formação no Sul do Brasil.

No sábado, 13, a previsão é de tempo instável com chuva do Oeste ao Sul, alcançando as demais regiões no decorrer do dia. Há condição de chuva moderada a forte em alguns momentos, acumulando elevados totais. A temperatura diminui no final do dia.

Domingo (14/10)

No Litoral e Norte de Santa Catarina, muitas nuvens com chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. Temperatura estará amena na madrugada. Para a segunda-feira, 15, a previsão indica a volta do sol, primeiro do Oeste ao Sul e nas demais regiões ao longo do dia. A temperatura estará em elevação.

 

 

 

 

 

 

Previsão do tempo
Foto: James Tavares/Secom

A condição de sol com algumas nuvens e calor deverá mudar já a partir da tarde desta terça-feira, 9, segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram. Entre a tarde e a noite poderá ocorrer pancadas isoladas de chuva com raios na maioria das regiões. O risco de temporais será maior nas regiões Oeste e Sul. A temperatura terá rápida elevação nesta terça.

Para a quarta-feira, 10, a previsão Epagri/Ciram indica o predomínio de nuvens em Santa Catarina, com chuva e raios no Oeste e Sul no decorrer do dia e nas demais regiões a partir da tarde.

Quinta-feira (11/10)

Nebulosidade variável em SC. No Litoral e Vale do Itajaí, condição de chuva, alternando com períodos de melhoria, devido à circulação marítima. No Oeste, pancadas isoladas de chuva com raios a partir da tarde. A temperatura estará amena devido a cobertura de nuvens.

Sexta-feira (12/10)

Tempo instável com condição de chuva em SC, devido a formação de um sistema de baixa pressão. Risco de temporais isolados especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Sábado (13/10)

Tempo instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, devido ao sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

Tendência de 14 a 23 de outubro de 2018

No domingo, 14, persiste a condição de chuva para SC, moderada a forte em alguns momentos. Somente a partir do dia 15, a previsão indica tempo mais seco, com maiores períodos de sol. A temperatura estará baixa na madrugada, devido a chegada de uma massa de ar mais seco e frio. No fim do período a chuva deve retornar ao Estado.