Foto: James Tavares/Arquivo Secom

A semana termina ainda mais fria em Santa Catarina. Urupema e Bom Jardim registraram uma nova temperatura mais baixa do ano com -5°C. Mas as temperaturas negativas não ficaram só na Serra catarinense. No Oeste, em Ponte Serrada, os termômetros marcaram -3 e no Meio-Oeste, em Curitibanos, também registraram -3°C. Houve ainda geada em várias regiões do Estado.

Nesta sexta-feira, 28, o tempo continua seco e ensolarado no Estado. A temperatura estará amena durante o dia e baixa à noite. O vento sopra de sudoeste a sudeste, com intensidade fraca. No sábado, o tempo continua seco e ensolarado em SC, com temperatura baixa na madrugada e amanhecer, marcando mínima negativa e geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.

A previsão da Epagri/Ciram indica tempo seco com sol em SC de domingo a terça-feira. No Litoral e Norte do Estado, as nuvens aumentam devido aos ventos úmidos que sopram do mar, mas a chance de chuva é pequena. Nestes dias, a temperatura ficará mais baixa na madrugada e amanhecer de domingo, ainda com chance de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Nos demais dias, temperatura em elevação com o enfraquecimento da massa de ar mais frio.

“O frio continua nos próximos dias, mas ele começa a diminuir gradativamente, pois a massa de ar polar começa a se deslocar para o oceano. Na próxima semana o tempo continua estável e temperaturas amenas”, Gilsânia Cruz.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006


Foto: James Tavares/Arquivo Secom

Os catarinenses que gostam do frio podem comemorar porque a partir da noite desta quarta-feira, 26, as temperaturas devem cair no Estado com a chegada de uma massa de ar frio e seco, de origem polar, conforme a previsão da Epagri/Ciram. Durante o dia desta quarta, a nebulosidade diminui gradativamente, devido ao deslocamento da frente fria para o oceano e o sol volta a predominar com a chegada da massa de ar frio.

De quinta-feira a domingo, a previsão da Epagri/Ciram indica tempo seco e ensolarado, com nevoeiros isolados ao amanhecer. A temperatura estará baixa no período noturno e ao amanhecer em todas as regiões, podendo chegar a 0ºC ou até ser negativa nas áreas mais altas do Estado, com possibilidade de formação de geada. No decorrer do dia, temperatura fica amena.

Mar agitado no litoral de SC

No decorrer desta quarta e durante a quinta-feira, o vento sopra de sudoeste e sul de forma persistente, com rajadas de 60 a 70 km/h no Litoral Sul de SC, deixando o mar muito agitado, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano estendendo-se ao Sul do Brasil. Os picos de onda variam de 2,0 a 2,5 m, podendo chegar a 3,0 m e 3,5 m, especialmente em áreas afastadas da costa, ao Sul da Ilha de Santa Catarina, deixando o mar muito agitado e grosso, sendo desaconselhável o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006


Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo Secom

Nesta terça-feira, 25, o tempo segue instável com chuva em todas as regiões no decorrer do dia. Conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a previsão é de chuva moderada a localmente forte. Há risco de temporal, especialmente no Oeste. O acumulado pontual deve ser de 50 a 80 mm, podendo chegar a 60 a 80 mm no Oeste. A temperatura estará amena devido à cobertura da nebulosidade e o deslocamento de uma frente fria pelo estado.

Já a partir de quarta-feira, 26, os catarinenses devem se preparar para o frio. A temperatura estará em declínio em razão do avanço de uma massa de ar polar. As temperaturas devem ficar negativas nas partes altas do Estado, como na Serra e Palanalto Sul. com possibilidade de geada. O meteorologista da Epagri/Ciram Clóvis Correa informou que a massa de ar frio que chega na quarta-feira, vai se manter na quinta, sexta, sábado e domingo.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006


Foto: James Tavares/Arquivo Secom

A semana começa com sol e algumas nuvens em Santa Catarina. No Oeste e Sul do Estado, há aumento de nebulosidade e chance de chuva isolada à noite. A temperatura estará em elevação durante o dia. A massa de ar seco que atua no Estado se afasta.

Na terça-feira, 25, o tempo fica instável com chuva a partir da madrugada no Oeste e nas demais regiões no decorrer do dia. Há risco de temporal isolado, especialmente no Oeste. Caso as previsões do setor de meteorologia da Epagri/Ciram se confirmem, há riscos de alagamentos, enxurradas, tempestades com descargas elétricas (raios) e vendavais ao longo da terça-feira. O acumulado pontual deve ser de 50 a 80 mm, podendo chegar a 100 mm no Oeste. A temperatura estará amena devido a cobertura da nebulosidade e o deslocamento de uma frente fria pelo estado.

Na quarta-feira de madrugada e manhã, a previsão é de chuva em boa parte do Estado, devido a frente fria. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol aparece em SC. A partir de quarta-feira, a temperatura estará em declínio, frio à noite com o avanço de uma massa de ar polar sobre Santa Catarina. 
De acordo com o meteorologista Clóvis Correa, a massa de ar frio que chega na quarta-feira vai se manter na quinta, sexta, sábado e domingo. “As temperaturas devem ficar negativas principalmente nas partes altas de SC, como por exemplo, o Planalto Sul catarinense, há ainda previsão de geada nessas regiões”, informou.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006


Parque Serra do Tabuleiro. Foto: Divulgação / Fatma

Com trilhas ecológicas, muito verde e árvores centenárias, os parques estaduais administrados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) são uma opção de lazer para toda família durante o feriado de Tiradentes. O Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, Serra do Tabuleiro, na Palhoça, Fritz Plaumann, em Concórdia e Araucárias, em São Domingos, vão funcionar normalmente no final de semana prolongado. “Só preserva, quem conhece. Enquanto se divertem em meio a natureza, os visitantes também aprendem, conhecem a história do local e ajudam a preservar o meio ambiente”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

O Parque do Rio Vermelho funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. No local, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre o trabalho de reintrodução de animais silvestres à natureza na trilha ecológica. O lugar também tem um camping, onde os visitantes podem passar o dia. O Parque Serra do Tabuleiro recebe visitas de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h e os visitantes têm a oportunidade de conhecer a casa açoriana e fazer a trilha da Restinga do Maciambu.


Trilha Ecológica do Rio Vermelho, em Florianópolis. Foto: Divulgação / Fatma

O Parque Estadual Fritz Plaumann abre nas quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h. No local e nas imediações do parque, o público tem à disposição, quatro trilhas interpretativas, sala de exposições com maquete da unidade, jogos e painéis.

O Parque Estadual das Araucárias oferece um Centro de Visitantes com a história do local que pertenceu a uma antiga madeireira e duas trilhas ecológicas: a do Mirante das Araucárias e das Cascatas, com aproximadamente 3,5 quilômetros no total. O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Em cada unidade de conservação há diversas atividades disponíveis e todas são guiadas por monitores. Para atividades em grupo, é necessário agendar com antecedência, por telefone ou email.

Horários de visita dos Parques Estaduais

Parque do Rio Vermelho (Florianópolis)

Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h

Trilha Ecológica: (48) 3665.4492/99828.8952/ email: trilha@fatma.sc.gov.br

Camping: (48) 99808.1375/ email: campingriovermelho@fatma.sc.gov.br

Parque Serra do Tabuleiro (Palhoça)

Recebe visitantes de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h

Contato: (48) 3286.2624/ email: centrodevisitanestabuleiro@gmail.com

Parque Fritz Plaumann (Concórdia)

Atende às quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h, sábado das 9h às 17h e domingo das 13h às 18h

Contato: http://parquefritzplaumann.org.br/agendamento

Parque das Araucárias (São Domingos)

Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h

Fone: (49)9132-4969/ email: grimpeiro@gmail.com


Texto: Anne Caroline Anderson

Mais informações para a imprensa:
Claudia de Conto/Anne Caroline Anderson
comunicacao@fatma.sc.gov.br
(
48) 3665.4177/99172.8277
Ascom Fatma

 

Para esta quinta-feira, 20, a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram indica céu encoberto com chuva e trovoada, no Oeste e Meio-Oeste, desde o início do dia. À tarde, a chuva atinge as demais regiões de forma mal distribuída. Há risco de temporais localizados com granizo e chuva moderada a forte em alguns momentos, no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. A temperatura estará mais elevada no Norte de SC. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado com intensas rajadas.

Na sexta-feira, 21, o tempo continua encoberto com chuva e trovoada em SC, devido à passagem da frente fria pelo estado que traz risco de temporais localizados e chuva moderada a forte em alguns momentos. A temperatura estará em declínio no final do dia com o avanço de uma massa de ar mais frio e seco.

Para o final de semana, a previsão é de sol com tempo firme em todas as regiões. A temperatura estará em declínio e a mínima na madrugada pode ser próxima de 0°C nas áreas mais altas entre o Oeste e Planalto.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006


Foto: James Tavares/Arquivo Secom

Nesta quarta-feira, 19, o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral e Vale do Itajaí, persiste a condição de chuva pela manhã e à noite, devido aos ventos marítimos. À tarde, pancadas de chuva com trovoadas no Oeste. A temperatura segue amena, com maior elevação à tarde no Oeste. O vento sopra de nordeste do Oeste ao Litoral Sul, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado. Sistema de alta pressão influenciando Santa Catarina.

Para a quinta-feira, 20, a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram alerta para pancadas de chuva, moderada a localmente forte no Oeste e Meio-Oeste. Há risco de temporais localizados com vento acima de 60 km/h e granizo, especialmente no Oeste e previsão de acumulados pontuais de 50 a 80 mm. À tarde, a chuva atinge as demais regiões, de forma mal distribuída. A condição se dá devido à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil.. A temperatura estará em elevação. O vento sopra de nordeste, fraco a moderado.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) analisa 43 pedidos de renovação do Termo de Atribuições de Gestão Florestal com os municípios. Até o momento, oito convênios foram emitidos. Com o documento, as prefeituras têm autorização para licenciar corte, supressão e exploração de vegetação em áreas de baixo impacto ambiental. Independente da data de emissão, o termo será válido até dezembro de 2018. “Estabelecendo a parceria, a Fatma prioriza demandas ambientais de maior impacto”, explica o gerente de Municipalização da Fatma, Leonardo Santhiago.

Para firmar a parceria, a Fatma avalia uma série de requisitos. O município requerente deve possuir uma Fundação ou Secretaria do Meio Ambiente, Conselho Municipal ativo e corpo técnico capacitado. Após verificação dos documentos enviados pelas prefeituras, é feita vistoria na estrutura física e administrativa dos órgãos. Em caso de conformidade, o acordo é firmado e, a cada dois meses, os órgãos devem enviar relatórios contendo cópias das autorizações liberadas e detalhamento das atividades realizadas no período. “É importante que os municípios licenciem, mas que também fiscalizem. Cuidar do meio ambiente é obrigação do poder público”, explica o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Em dezembro do ano passado, época em que os convênios venceram, 107 municípios tinham a autorização. As prefeituras que tiverem interesse em obter o documento podem solicitar através do municipalizacao@fatma.sc.gov.br e dar entrada no processo. No documento que estabelece o acordo de cooperação técnica, estão estabelecidos os limites de área de corte, que variam de acordo com o tipo de atividade que será exercida no local, tipo de vegetação, fiscalização, transporte, aspectos socioeconômicos e prazos.

Municípios que já receberam o convênio

Gaspar

Pomerode

Massaranduba

Ascurra

Rodeio

Criciúma

Porto Belo

Joinville

Texto: Anne Caroline Anderson

Mais informações:
Claudia de Conto/Anne Caroline Anderson
comunicacao@fatma.sc.gov.br
(
48) 3665.4177/99172.8277
Ascom Fatma

Nesta terça-feira, 18, a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram indica presença de nuvens com aberturas de sol no decorrer do dia na maioria das regiões. No Litoral e Vale do Itajaí, condição de chuva, especialmente pela manhã e à noite, devido aos ventos marítimos. A temperatura estará amena, com maior elevação à tarde no Oeste do Estado. O vento sopra de sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste, e de sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado.

Na quarta-feira, 19, o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral e Vale do Itajaí, persiste a condição de chuva pela manhã e à noite, devido aos ventos marítimos. À tarde, pancadas de chuva com trovoadas no Oeste. A temperatura segue amena, com maior elevação à tarde no Oeste.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006


Foto: James Tavares/ Secom

A segunda-feira, 17, será de tempo seco com sol em boa parte do Estado. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, no Litoral, Vale e Planaltos há chance de chuva fraca e isolada no período da noite, devido aos ventos marítimos. As temperaturas estarão amenas em todas as regiões.

Veja a previsão do tempo por região para esta segunda-feira, 17.

Para esta terça-feira, 18, a previsão da Epagri indica nevoeiros pela manhã, com sol entre nuvens no decorrer do dia, na maioria das regiões. No meio da semana é que o tempo estará mais fechado, com chuva e trovoadas no decorrer de toda a quarta-feira, 19, no Oeste. No período da tarde, a chuva atinge também o Meio Oeste e Planalto Sul. 

Mais informações:

Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006