Foto: James Tavares/Secom

A previsão do tempo da Epagri/Ciram aponta para pancadas de chuva com raios e ventos fortes a partir da manhã desta quinta-feira, 19, em todas as regiões de Santa Catarina. Há risco de temporais localizados, principalmente à tarde. A condição se dá devido à passagem de uma frente fria pelo Estado. Não está descartada a possibilidade de queda de granizo. O tempo melhora à noite, exceto no Norte catarinense, onde a chuva deve permanecer.

>>> Mais detalhes da previsão

Entre a tarde de sexta-feira, 20, e sábado, 21, há condição de chuva em todas as regiões de Santa Catarina, com totais mais elevados de precipitação e temporais nesse período, especialmente no Oeste.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio.

Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook


Foto: Mauren Rigo/Secom

A quarta-feira, 18, tem predomínio de sol em SC, com tempo seco na maior parte das regiões. Segundo a Epagri/Ciram, há variação de nebulosidade no Norte do estado, com chance de chuva fraca e isolada no início e final do dia.

A temperatura estará em elevação. O Extremo-Oeste é a região que mais deve registrar calor, com máximas de 35ºC. No Oeste, os termômetros devem marcar 33ºC. Já no Meio-Oeste e no Litoral Sul, a máxima é de 31ºC.

Também estará quente no Vale do Itajaí e no Planalto Norte, onde a temperatura poderá chegar a 30ºC. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26ºC e 27ºC. O vento, de Nordeste a Norte, tem intensidade de fraca a moderada, com rajadas mais fortes no Litoral.

A Epagri/Ciram informa que o tempo muda a partir de quinta-feira, 19, quando devem ser registrados temporais, especialmente no Oeste e Meio-Oeste, e muita chuva com descarga elétrica em SC. 

>>> Mais detalhes da previsão para esta quarta

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook

Mais uma vez, Santa Catarina inova e cria mecanismos para garantir a qualidade dos alimentos produzidos no Estado. O Programa e-Origem surge para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense, além de dados sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos. O governador Raimundo Colombo, o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, e o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, farão o lançamento oficial do Programa nesta quarta-feira, 18, às 16h, na sede da Ceasa, em São José (Rodovia BR 101, km 205, Barreiros).

O e-Origem proporcionará um registro da movimentação dos vegetais ao longo de toda cadeia produtiva, desde o produtor até o comércio. Além disso, irá facilitar o monitoramento do uso de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros e também atender a uma demanda dos consumidores, cada vez mais interessados em saber quem produz seus alimentos.

Para aderir ao programa, os produtores rurais devem se cadastrar no sistema da Cidasc, onde irão inserir as informações sobre cada produto. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem. “Todos poderão aderir ao sistema, fazendo o cadastro on-line e passando a preencher os dados dos seus produtos. Tudo sem custo para os produtores”, destaca Barbieri.

O presidente da Cidasc explica que a adesão não é obrigatória, mas é uma opção essencial para não perder mercado. O sistema estará disponível a partir desta quarta e serão realizadas campanhas junto a entidades e sindicatos rurais, para orientação dos produtores no processo de cadastramento e adaptação ao novo serviço. As obrigações para quem aderir ao e-Origem são: fazer o cadastro do produtor primário no sistema, garantir a rotulagem do produto e realizar a comercialização utilizando a nota fiscal de produtor.

Mais segurança no setor

Também no ato desta quarta, será apresentado o decreto número 1.331, que regulamenta o controle da produção, comércio, uso, consumo, transporte e armazenamento de agrotóxicos, seus componentes e afins, em todo o território catarinense.

E, ainda, será apresentado o projeto de lei de defesa sanitária vegetal, que está sendo preparado pelo Governo do Estado para encaminhamento à Assembleia Legislativa.  “Já temos uma lei de defesa sanitária animal que dá poder de polícia para os técnicos da Cidasc na fiscalização do setor. E agora, buscamos a mesma coisa para garantir um controle ainda maior também de doenças na área vegetal, como na fruticultura, por exemplo”, explica Enori.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417 / (48) 98843-4996

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665-7000
E-mail: ascom@cidasc.sc.gov.br

Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-4350


Foto: James Tavares/Secom

Nesta terça-feira, 17, persiste a condição de tempo seco em Santa Catarina, favorecendo o predomínio de sol. A previsão do tempo da Epagri/Ciram indica variação de nebulosidade somente no Norte do Estado, com chance de chuva fraca e isolada no período da manhã e noite. A temperatura estará em elevação, principalmente no Oeste, onde a máxima pode chegar a 30°C. O vento sopra de nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral.

Conforme a previsão da Epagri/Ciram, na quarta-feira, 18, aumento de nebulosidade no decorrer do dia nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, devido à aproximação de uma frente fria. Em mais um dia, a temperatura estará alta, passando de 30ºC à tarde.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook

A sede da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) está de mudança para novo endereço. A partir de segunda-feira, os setores da Fatma que ocupam o prédio da Felipe Schmidt, em Florianópolis, atenderão na rua Artista Bitencourt, 30, no Centro da Capital (veja o mapa). Devido a ligação dos telefones e computadores, algumas atividades externas poderão ser suspensas temporariamente. Todas as atividades estarão normalizadas até 26 de outubro. 

Nesta semana, as gerências ligadas às diretorias de Licenciamento e Fiscalização, além da Ouvidoria, estão com dificuldade no atendimento. As gerências de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais, Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental, Gestão de Pessoas e Apoio Operacional já estão com as atividades normais.   

O prédio da Fatma, localizado na Felipe Schmidt, foi construído na década de 1960 e, durante os 30 anos que a Fundação ocupou o local, recebeu apenas reformas pontuais e adaptações. “O prédio não atende as normas de segurança atuais. Com a desocupação, estamos cumprindo uma recomendação do Ministério Público estadual e do Corpo de Bombeiros. Para fazer as adequações de grande porte, mais que necessárias, o imóvel tem que estar desocupado”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates. Apenas a biblioteca e a Associação de Servidores da Fatma permanecerão no térreo do prédio.

Mais informações para a imprensa:
Claudia De Conto
Assessoria de Comunicação
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
E-mail: comunicacao@fatma.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4177 / 99172-8277 / 98845-7087 
www.fatma.sc.gov.br 

 

 

 


Foto: James Tavares/Secom

Os catarinenses terão um início de semana de tempo estável, com sol entre algumas nuvens. A temperatura, nesta segunda-feira, 16, estará em elevação em relação aos dias anteriores, ficando alta à tarde, principalmente no Oeste. O vento predominante é o nordeste, fraco a moderado com rajadas mais fortes no Litoral.

Conforme a previsão da Epagri/Ciram, na terça-feira, 17, persiste a condição de tempo seco em SC, apenas com variação de nebulosidade. A temperatura segue em elevação. Já na quarta-feira, 18, aumento de nebulosidade no decorrer do dia nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, devido à aproximação de uma frente fria. Em mais um dia, a temperatura estará alta, passando de 30ºC à tarde.

Na quinta-feira, 19, a previsão é de chuva a partir da madrugada no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul devido à frente fria. Nas demais regiões aumento de nebulosidade. Já a temperatura sofre queda significativa devido à nebulosidade e a uma massa de ar mais frio.

Tendência de 20 a 29 de outubro

Os indicativos são de que este período inicie com a chuva frequente em Santa Catarina, principalmente na quinta e sexta-feira, 20 e 21, atingindo com maior persistência o Norte do Estado. Nos dias seguintes, indicativos de chuva para os dias 24, 26 e 27. Em relação a temperatura, não há indicativo de extremos, permanecendo dentro da média da época do ano.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

>>> Acompanhe mais detalhes da previsão do tempo

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook

Estes são os últimos dias para os jornalistas se inscreverem na 10ª edição do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. Os conteúdos jornalísticos podem ser veiculados até dia 15 de outubro e as inscrições vão até 20 de outubro. A iniciativa da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), com apoio da Engie Energia,  tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos de valorização do meio ambiente. Mais informações sobre o regulamento podem ser obtidas no site da Fatma.

As inscrições são feitas pelo site e os materiais devem ser entregues nas 16 coordenadorias da Fatma ou na sede da instituição, em Florianópolis. Podem participar jornalistas profissionais autores de reportagens sobre meio ambiente em cinco categorias: mídia impressa (jornal e revistas), radiojornalismo, telejornalismo, internet e fotojornalismo.

O radiojornalismo e o telejornalismo são novidades da 10ª edição do Prêmio. “Estamos na décima edição e sentimos orgulho em pensar o quanto o Prêmio Fatma cresceu e se consolidou ao longo dos anos. Neste ano, criamos duas novas categorias, a de radiojornalismo e de telejornalismo, que até então competiam entre si”, conta o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates. Os vencedores estaduais em cada categoria ganham R$ 7 mil e o segundo lugar R$ 5 mil.

O diretor administrativo da Engie Energia, patrocinadora do prêmio, ressalta a qualidade dos trabalhos inscritos. “Somos parceiros do Prêmio Fatma desde a primeira edição e é gratificante ver a adesão crescente dos jornalistas e a qualidade dos trabalhos inscritos, que melhoram a cada ano. Estamos ansiosos pelo material de 2017”, afirma Júlio César Lunardi.

O prêmio conta com apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (Adjori), Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, EDP Brasil e Celesc Geração.

Mais informações para a imprensa:
Claudia De Conto
Assessoria de Comunicação
Fundação do Meio Ambiente (Fatma)
E-mail: comunicacao@fatma.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4177 / 99172-8277 / 98845-7087 
www.fatma.sc.gov.br 


Foto: James Tavares/Secom

A véspera de feriado em Santa Catarina terá pancadas de chuva à tarde e noite na maioria das regiões. No Oeste, pancadas de chuva mais isolada com aberturas de sol. No Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, chuva mais persistente. A temperatura estará mais elevada no Oeste e Norte. O vento sopra de Noroeste a Sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Para o feriado desta quinta-feira, 12, a previsão do tempo da Epagri/Ciram indica chuva mais persistente do Oeste ao Sul. Nas demais regiões, pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura estará mais elevada no Norte. O vento soprará de Sudeste a Leste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Na sexta-feira, 13, chuva mais persistente do Oeste ao Sul e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, chuva no decorrer do dia. Temperatura mais elevada no Norte. O vento soprará de Nordeste a Sudeste, fraco a moderado, com rajadas.

No sábado, a chuva estará mais persistente no Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, o tempo melhora no decorrer do dia. A temperatura diminui no final do dia.

Tendência de 15 a 24 de outubro

Mais chances de aberturas de sol no início do período e condições de chuva no final do dia. A partir de quinta-feira, 19, a chuva volta a ser frequente em SC, acumulando elevados volumes.

>>> Acompanhe mais detalhes da previsão do tempo

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook


Foto: James Tavares/Secom

Os catarinenses terão mais um dia de céu encoberto e chuva, especialmente a partir do início da tarde. Do Oeste ao Planalto Norte e no Vale do Itajaí, há condição de chuva em todo o período. A Epagri/Ciram alerta para os altos acumulados de chuva no Sul do Estado, com pontuais que podem superar os 100 mm, entre terça e quinta-feira, 12, especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul. A temperatura segue amena com pouca variação durante o dia, devido à nebulosidade. O vento sopra de noroeste a sudeste, fraco a moderado.

Para o restante da semana, a previsão indica tempo instável e chuvoso em todas as regiões. As temperaturas continuam amenas, com mínimas entre 18ºC a 20°C e máximas entre 24ºC a 27ºC.

>>> Acompanhe mais detalhes da previsão do tempo

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook


Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Em Santa Catarina, a semana começa com tempo instável, com céu parcialmente nublado a encoberto com condição de pancadas de chuva no Oeste e Meio-Oeste em boa parte do dia. Nas outras regiões, a chuva é mais isolada com períodos de melhoria ao longo do dia. A temperatura segue com pouca variação devido a nebulosidade. O vento sopra de nordeste, com intensidade fraca a moderada com rajadas.

Para a semana, a previsão da Epagri/Ciram indica tempo instável e chuvoso em todas as regiões. As temperaturas continuam amenas, mas com sensação de ar abafado. As mínimas devem ficar entre 18ºC a 20°C e as máximas entre 24ºC a 27ºC.

>>> Acompanhe mais detalhes da previsão do tempo

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados no site.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook