Foto: Secom/SC

A estação das flores começa neste sábado, 22, às 22h53. Em Santa Catarina, segundo a Epagri/Ciram, a primavera deverá ser mais quente que o normal, com chuva dentro da média, porém com distribuição irregular ao longo do trimestre. Classificada como estação de transição entre o inverno e o verão, quando as temperaturas começam a aquecer,  a primavera abre o período de temporais. A meteorologista Gilsânia Cruz explica que umidade ou calor são ingredientes básicos para a formação de uma tempestade.

Embora a meteorologia consiga traçar um perfil do comportamento do tempo para os próximos três meses, por enquanto não há como mensurar a quantidade de chuva ou o quanto as temperaturas estarão mais elevadas. “É preciso conferir a previsão diária do tempo que, normalmente, tem informações mais detalhadas e num espaço de tempo menor”, observa Gilsânia. “Ao final da estação é que poderemos fazer as comparações das médias de chuva e calor”, acrescenta.

Primeiro fim de semana da primavera

Segundo a meteorologista, a elevação das temperaturas marcará o primeiro fim de semana da primavera no Estado. A previsão indica a presença de sol com algumas nuvens e temperaturas mais altas em praticamente todas as regiões de Santa Catarina.

No domingo, boa parte das regiões de Santa Catarina deverá registrar temperaturas entre 28 e 30°C. No fim da tarde, a aproximação de outra frente fria faz aumentar a nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul. A chuva retorna ao Estado, na segunda-feira, 24, primeiro pelo Oeste, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde.

Recomendações da Defesa Civil

Para ajudar a população a se proteger ou como proceder em situações climáticas adversas a Defesa Civil de Santa Catarina tem dicas que podem ajudar salvar vidas e evitar prejuízos.

Veja alguns procedimentos que devem ser observados em casos de tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo:

- Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados;

- Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;

- Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio;

- Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br 

 
Foto: James Tavares/Secom

Santa Catarina permanece com chuva fraca no inicio da semana e céu encoberto em todas as regiões. A baixa pressão atmosférica que atinge o Rio Grande do Sul influencia o tempo no Estado. A previsão é de manhãs frias e chuvosas na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul.

O tempo começa a melhorar a partir de quarta-feira (18), quando o sol surge de forma discreta no decorrer do dia. Condições de chuva isolada e fraca, especialmente nas regiões Oeste e Norte. Já a sexta-feira(21), chega com predomínio de sol e temperatura elevada em todas as regiões.

Tendência para primavera

A primavera começa com sol e temperatura mais elevada no Estado. Nos dias 23 e 24/09 uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando variação de nebulosidade e chuva isolada em Santa Catarina. No restante do mês, tempo mais seco com presença de sol na maioria dos dias e temperatura mais elevada à tarde.


Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos no site da Epagri/Ciram.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br 


Foto: James Tavares/Secom 

Tempo continua instável em Santa Catarina. As nuvens de chuva que estão atuando no Sul do Brasil vão influenciar os próximos dias, ocorrendo com mais frequência episódios de chuvas em diversas cidades do Estado.

No sábado, o clima segue instável, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia. Segundo informações da Epagri/Ciram, se forma um sistema de baixa pressão na área oceânica, esse sistema vai deixar o mar muito agitado no litoral de Santa Catarina. Risco para navegação de pequena e média embarcação. Previsão de ondas de três até picos de quatro metros, principalmente na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul.

Sábado e domingo com temperaturas mais amenas devido a condições de chuvas, especialmente na madrugada, manhã e à noite no Litoral Sul. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens no decorrer do domingo. Noites com céu encoberto em todo o Estado.

As temperaturas não devem ultrapassar a margem dos 20 graus. Na Serra o clima permanece frio, não passando dos 16 graus durante o final de semana. Mais detalhes sobre a previsão do tempo e do mar no site da Epagri/Ciram.

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br 

 


Foto arquivo: James Tavares / Secom

O tempo mais nublado, principalmente no Litoral, volta a se repetir nesta terça-feira, 11 de setembro, quando a temperatura fica mais amena e há previsão de chuva fraca na madrugada, no início do dia e novamente no período noturno. Essa condição também prevalece no Vale do Itajaí. Já no Oeste, a temperatura será mais elevada e nas outras regiões predomina o sol com algumas nuvens.

A condição de chuva fraca se mantém na quarta-feira, 12, no Litoral e no Vale do Itajaí, principalmente na manhã, já ao longo do dia o sol volta a aparecer em todas as regiões, com temperaturas em elevação. O Litoral pode ter rajadas de vento de leste a nordeste.

Na quinta-feira, 13, o sol se mantém entre nuvens em todas as regiões, a temperatura em elevação e o vento fraco, mas com possibilidade de rajadas.

Já na sexta-feira, 14, o sol dá lugar ao céu encoberto e a condição é de chuva com trovoadas para todas as regiões. A temperatura é amena, com pequena elevação durante o dia e o vento estará presente, porém fraco.

Tempo continua instável

Para o fim desta semana e durante a semana seguinte, indo até o dia 24, a tendência é de que o tempo permaneça instável no Estado, com possibilidade de chuvas e não existe previsão de frio significativo ou calor excessivo fora de época.

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br 


Foto: James Tavares/Secom

Setembro inicia com dias mais frios, possível formação de geada e temperaturas baixas, porém a previsão é que esse quadro mude, a partir da segunda quinzena de setembro, se mantendo por outubro e novembro com temperaturas acima do esperado.

Os próximos meses também podem trazer nevoeiros, associados a nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. Atenção: durante a primavera, que inicia no dia 22 de setembro, é comum que, em áreas costeiras, o nevoeiro marítimo estenda-se por mais tempo, começando a noite e indo até parte da tarde do outro dia.

A previsão para as chuvas durante a primavera é na média, com distribuição irregular no trimestre e nas regiões do Estado. As regiões Oeste e Meio-Oeste recebem chuvas mais intensas.

Não esqueça: na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania para Santa Catarina. E até outubro ciclones extratropicais próximos ao litoral sul continuam acontecendo com frequência, trazendo perigo às embarcações, com vento forte, mar agitado e ressaca.

E como fica esta semana?

A segunda-feira começou com chuva e tempo encoberto em todo o território e, principalmente no interior, o termômetro marca temperaturas baixas, especialmente no fim do dia. O sul e o litoral podem ter ventos de fraco a moderados, com rajadas mais intensas.

Para os outros dias o tempo passa a ser encoberto, com aberturas de sol ao longo do dia, exceto na quarta-feira que será firme e ensolarada. As temperaturas tendem a ficar mais baixas, até quinta-feira, 06.

Atenção para as regiões do Litoral e Vale do Itajaí que podem ter chuva fraca na madrugada desta terça, 04.

As regiões do Alto Vale, Florianópolis Serrana, Oeste e Planalto devem se preparar, na quarta-feira, 05, para temperaturas mais baixas na madrugada e no amanhecer de quarta-feira, com boas chances de geada.

Para o feriado, no dia 07, as temperaturas estarão em elevação. Todas as regiões terão o predomínio do sol e a região norte terá mais nuvens. O planalto sul tem chance de geada isolada na madrugada e o Litoral possíveis rajadas de vento.

Tendências climáticas entre os dias 08 e 17/09

Entre 08 e 17 de setembro a maior parte dos dias vai ter tempo seco, sem chuva significativa, com sol e temperaturas mais elevada. No fim deste período as temperaturas voltam a diminuir.

A chuva volta a aparecer, em torno do dia 14, quando uma nova frente fria passa pelo Estado.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.br


Chuva e temperaturas amenas retornam ao Estado neste fim de semana - Foto arquivo: James Tavares / Secom

O mês de setembro começa com chuva e frio em todo o Estado. É o que indica a previsão climatológica da Epagri/Ciram. A condição se dá devido a uma nova frente fria que avança para o Estado entre a noite desta sexta-feira, 31, e a madrugada deste sábado, 1º de setembro.

No sábado e no domingo, o tempo fica encoberto com chuva em Santa Catarina, que será moderada e forte em alguns momentos. As temperaturas estarão em queda. É esperado mais chuva no Oeste e no Sul do Estado. O vento sopra de noroeste com variação sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Tempo São Francisco do Sul
Foto: James Tavares/Secom

Uma frente fria se desloca por Santa Catarina, seguida de massa de ar frio vai baixar as temperaturas nesta terça-feira, 21. Em grande parte das regiões a variação será entre 10°C e 15°C, com vento sudoeste a sudeste de rajadas mais intensas no Litoral. A chuva, que nesta segunda-feira, 20, já atingiu boa parte das regiões, deverá ser mais intensa durante a madrugada e manhã desta terça.

Para a quarta-feira, 22, a previsão do tempo da Epagri/Ciram indica que o tempo começa a melhorar no Oeste ao longo do dia. As demais regiões ainda terão céu encoberto e chuva, mais intensa na madrugada. Já a temperatura máxima estará em ligeira elevação, principalmente no Oeste, com a massa de ar frio afastando-se de Santa Catarina.

No fim da semana, do Oeste ao Sul, chuva e trovoada no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde, devido à passagem de outra frente fria por SC. As temperaturas voltam a entrar em declínio.

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
Telefone:(48) 3665-5006

Nesta sexta-feira, 10, ocorre Consulta Pública para apresentação da proposta de criação da Reserva Biológica Estadual Vale das Nascentes, localizada na região do Vale do Ricardo, em Joinville. Será a partir das 19h, na UDR.SAMA, Joinville, no início da rodovia SC-418

A Reserva tem área de 15.125.000 metros quadrados com cobertura florestal nativa bem conservada, refúgio para a fauna local e corredor ecológico para outras áreas protegidas da região. O local foi doado pelo Banco Central do Brasil para esta finalidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Claudia Xavier
Assessoria de Imprensa - IMA
(48) 3665-4177
(48) 99172 8277
comunicacao@fatma.sc.gov.br






O relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 23 a 27 de julho no Litoral catarinense foi divulgado nesta sexta-feira, 27. Segundo o resultado, 72,6% dos pontos analisados estão próprios para banho.

A neve desta terça-feira, 10, ocorrida em municípios como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, não deve voltar a aparecer nos próximos dias. A combinação necessária para ela ocorrer, de frio e umidade, não volta a se repetir nesta quarta, 11, quando a massa que predomina é de ar frio e seco. As temperaturas continuam baixas, com chance de geada ampla nas áreas altas do Oeste Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte. As informações são da Epagri/Ciram.

Regiões como Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serrana e Litoral Sul podem registrar geada isolada na madrugada e no amanhecer. A condição de temperaturas mais baixas e tempo seco vai até sexta-feira, 13.