Compartilhe


Foto: Julio Cavalheiro/Secom 

Depois do fim de semana de tempo firme na maioria das regiões de Santa Catarina, a nebulosidade voltou ao Estado trazendo pancadas isoladas de chuva, com risco de raios. A segunda-feira, 24, começou com possibilidade de pancadas isoladas de chuva e raios entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. Nas outras regiões, o dia começou com sol, com aumento de nuvens e a partir da tarde com pancadas de chuva e risco de temporais localizados, além de granizo. As temperaturas seguem elevadas, o vento de fraco a moderado, sentido nordeste a sudeste e possíveis rajadas.

Já para terça, 25, especialmente no Planalto Norte, é prevista a ocorrência de chuva na madrugada. Do Oeste ao Litoral Sul predomina a nebulosidade variável, com aberturas de sol, porém existe condição de pancadas de chuva e risco de temporais localizados com granizo. A temperatura se mantém elevada, com sensação de ar abafado.

A quarta-feira, 26, se mantém com chuvas e temporais localizados, pela madrugada e manhã, porém a tarde chega com aberturas de sol em todo o Estado. As temperaturas são mais amenas, por conta da nebulosidade, mas junto com o sol da tarde voltam a ficar elevadas.

O Oeste e o Meio-Oeste podem ter pancadas de chuva com raios, na quinta-feira, 28, já pela manhã, as demais regiões o dia começa com sol e aumento de nuvens e pela tarde e noite podem ter pancadas de chuva. Existe risco de temporais com granizo para este dia. A temperatura se mantém em elevação.

E a chuva continua na sexta-feira, 29, acompanhada de raios e temperaturas amenas do Oeste ao Litoral Sul. Já as outras regiões permanecem com sol e aumento de nuvens, com temperatura elevada, além de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Ainda persiste o risco de temporais localizados com granizo.

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, os eventos relacionados com chuvas são os chamados sistemas de baixa pressão. “Significa que nesta semana os ventos úmidos estão no local onde há previsão de chuva. Isso quer dizer que quando existe um contraste com os ventos quentes os dois se convertem em um sistema de baixa pressão e sobem para a atmosfera”, explica.

Outubro chega também com chuva

Setembro termina com chuva isolada na Grande Florianópolis e Norte do Estado. Já o mês de outubro chega com condição de pancadas de chuva frequentes em Santa Catarina, por conta das características da primavera, que traz acumulados significativos de chuva associados à temporais.
A temperatura oscila conforme a nebulosidade, ou seja, dias com mais sol serão, consequentemente, mais quentes.

Atenção para as recomendações da Defesa Civil SC 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

 

Informações adicionais para a imprensa:

Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br 
www.sc.gov.br