Foto: Jaqueline Noceti / Secom

O governador Raimundo Colombo, assinou nesta terça-feira, 25, em Xanxerê, no Oeste, o convênio de R$ 7,2 milhões para a compra de equipamentos e mobiliários para o Hospital Regional São Paulo. Na unidade estão sendo construídos, com recursos do Governo do Estado, oito novos pavimentos. Destes, dois estão concluídos. No andar térreo da unidade vão ser instalados todos os equipamentos para o serviço de diagnóstico por imagem. Já no segundo será implantada uma nova UTI Coronariana e um novo serviço de hemodinâmica.

“Toda obra tem que ter começo, meio e fim. Agora estamos fazendo a última etapa, que é a compra dos equipamentos, para operar simultaneamente quando a obra física dos dois pavimentos estiverem inauguradas. A nova unidade vai ampliar os serviços, com equipamentos modernos, com tecnologia que vão possibilitar uma série de atendimentos e dinamizar todo o setor de saúde, melhorando os serviços prestados para população”, disse o governador.

O Hospital Regional São Paulo é administrado pela Associação Educacional e Caritativa (Assec), e atende os 14 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), com a população de aproximadamente 180 mil habitantes. A unidade também é referência em alta complexidade para uma região de 1,3 milhão de pessoas que residem no Extremo-Oeste ao Meio-Oeste catarinense. Possui 174 leitos, destes 140 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com UTI adulto com 10 leitos, UTI neonatal com 10 leitos. Possui emergência 24h e sobreaviso em 10 especialidades médicas.

>>> Imagens na galeria de fotos

“Este já é o segundo bloco que estamos construindo com o apoio do Governo do Estado, no primeiro construímos uma nova emergência, novas unidades de internação e laboratório de análise clínica. São investimentos significativos, que chegam a R$ 40 milhões. E vão atender a demanda de toda a região. A aquisição dos equipamentos é de fundamental importância para o funcionamento da nova estrutura da unidade. São aparelhos modernos que com certeza trarão muitos benefícios na área da saúde”, destacou o diretor administrativo do hospital, Fabio Lunkes.

Com os recursos serão adquiridos equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada de 64 cortes ou superior, aparelho de raio x digital, ultrassom diagnóstico – cardiologia e exames avançados. Além de cama hospitalar mecânica, cama elétrica para UTI, monitor multiparametrico, ventilador pulmonar, monitor multiparametrico com módulos de pressão invasiva e débito cardíaco e oxímetro de pulso.

Acompanharam a assinatura no auditório da Unoesc, o secretário  executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ademir Gasparini, o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Cesar Bodanese, deputados estaduais, vereadores e comunidade.

Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom